O eSocial vai desnudar a Saúde e Segurança do Trabalho

por José Roberto Cezar

O eSocial vai desnudar a Saúde e Segurança do Trabalho

Uma novidade que irá impactar toda área de Saúde e Segurança do Trabalho é a implementação, a partir deste ano, do eSocial. Turbulências políticas à parte, o que vem por aí na chamada escrituração eletrônica poderá provocar repercussões muito importantes para o papel dos profissionais que atuam nas empresas em prol da qualidade de vida dos trabalhadores. Acontece que o eSocial irá desnudar muito do trabalho desenvolvido nas empresas (ou não desenvolvido, revelando o que foi feito e, principalmente, o que não foi feito.

O tempo do PPRA de gaveta pode estar com os dias contados, pois este importante programa servirá como base de muitas informações a serem retratadas no eSocial. Empresas que produziam o PPRA apenas para fazer de conta poderão vivenciar problemas muito sérios, pois estarão preenchendo as informações baseadas na realidade retratada pelo PPRA. Se o PPRA é ruim, as informações serão ruins ou falsas.

Eu costumo comparar o eSocial a uma declaração de Imposto de Renda. Não é à toa que a Receita está envolvida dos pés à cabeça na estruturação deste novo sistema. Assim como a malha fina pega distorções ou declarações fora do padrão no IR, o sistema do eSocial poderá apontar contradições muito grandes dos dados divulgados. Apenas como exemplo: Um PPRA “de gaveta” não fala que a empresa tem qualquer risco elétrico. Como será que o eSocial vai interpretar esta informação caso um trabalhador receba um choque durante uma manutenção e venha a ter sérias consequências, gerando benefício previdenciário? Se o trabalhador falecer eu não tenho dúvida de que uma ação regressiva estará a caminho.

A notícia boa é que ainda dá tempo para rever as coisas erradas. A SST entra pra valer no eSocial em 2017, mas a má notícia é que tem tanto trabalho pela frente para a maioria das empresas que é preciso correr para não ser atropelado pelo furacão chamado eSocial. Para os bons profissionais o eSocial será uma ótima oportunidade de trabalho, pois mais e mais empresas precisarão fazer uma lição de casa que não andam fazendo.

Fonte: Jornal Securito

Estamos à disposição para assessorá-los nas questões relacionadas a esse tema. Para mais informações, entre em contato com joseroberto@tbsconsultoria.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *