eSocial – CAIXA – Qualificação Cadastral – Nova Alternativa

por TBS Consultoria

Senhores Empregadores/Contadores,

1. Comunicamos que foi disponibilizada no www.caixa.gov.br (Benefícios Sociais/Cadastros do governo/eSocial) informações relativas ao projeto eSocial.

2. Esta página tem por objetivo consolidar informações de interesse do empregador sobre projeto de governo onde a CAIXA compõe o Comitê Gestor, representando o Conselho Curador do FGTS.

3. Com o lançamento da página está também sendo disponibilizado um novo leiaute de arquivo, a ser transmitido por meio do Conectividade Social, que auxilia o empregador na qualificação cadastral do NIS administrado pela CAIXA (PIS, SUS, MTE, CADUNICO) desonerando o trabalhador do comparecimento às agências da CAIXA.

4. Acesse http://www.caixa.gov.br/Downloads/cadastro-nis/Guia_de_Qualificacao…

4.1 O conteúdo deste novo arquivo é similar ao arquivo já utilizado pelos empregadores para cadastramento dos trabalhadores com relevantes diferenças a serem observadas na sua geração e tratamento:

O campo 902 para a qualificação cadastral é P e não I (inclusão);

O campo 913 deverá ser sempre “0014” (Consulta – uso interno);

Não é possível enviar arquivo de qualificação de mais de uma empresa no mesmo arquivo;

Origem deve sempre ser utilizado o código: “000000549755813888”, quando o cadastramento é “000000000000000001”

Redução da quantidade de campos necessários.

4.2 Com simplificação e aplicação de regras que garantem a segurança do processo foi possível a utilização de diferentes regras de tratamento, como por exemplo, a regra impeditiva referente a vínculos com mais de 01 ano da admissão, situação não permitida na opção de inclusão/cadastramento e que é permitida no arquivo de qualificação.

4.3 Para garantir a integridade das informações e ainda visando melhoria na qualificação do cadastro da CAIXA, é recomendável que o empregador apresente o máximo de informações, mesmo que o campo não seja obrigatório, o que implica em maior probabilidade de apropriação/correção que se pretende para o eSocial, sendo imprescindíveis os campos NOME, DATA DE NASCIMENTO, NOME DA MÃE, TÍTULO DE ELEITOR que serão confrontados com os dado do CPF.

Atenciosamente,

Célula de Relacionamento Empregador

GIFUG/BH – GI Fundo de Garantia Belo Horizonte/MG

Fonte: Sped Brasil
Data: 23 de agosto de 2016
Acesso: 26 de agosto de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *