Saque do fundo PIS/Pasep é liberado a todas as idades; veja se tem direito

por TBS Consultoria

Pasep PIS; Saque

O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira (13) a lei que estende o saque das cotas do Fundo PIS/Pasep para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. A medida é válida apenas até 28 de setembro.

Até a sanção da lei, a idade mínima para sacar o dinheiro era de 70 anos, mas já estava em vigor uma medida provisória que reduz esse limite para 60 anos. O texto sancionado pelo presidente já havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Agora, a idade deixa temporariamente de ser um dos critérios para sacar as cotas. Com isso, até 28 de setembro, cerca de 16 milhões de pessoas com menos de 60 anos que têm um total de R$ 16 bilhões no fundo também poderão sacar esses valores.

Depois dessa data, só poderá sacar quem tiver 60 anos ou mais.

Quando sacar?

O saque das cotas para quem tem menos de 60 anos começa na próxima segunda-feira (18) e vai até 28 de setembro.

Quem puder esperar e deixar para tirar o dinheiro depois de 8 de agosto, em vez de sacar nesta segunda, pode ganhar até 10% a mais, porque ainda será feito cálculo do rendimento anual do PIS/Pasep, conforme explicou o ministro do Planejamento, Esteves Colnago. Isso atualiza e aumenta o valor a ser recebido.

Veja abaixo todas as datas para saques:

· 18 de junho: pode sacar quem tem 57 anos ou mais (se não sacar nesse dia e esperar até agosto, pode ganhar até 10% a mais).

· 30 de junho a 7 de agosto: saque interrompido para cálculo dos rendimentos anuais das cotas.

· 8 de agosto: liberação de saque para cotistas de todas as idades que possuem contas na Caixa (PIS) e no Banco do Brasil (Pasep). Cotistas a partir de 57 anos continuam podendo sacar (e podem ganhar até 10% a mais, por causa do reajuste anual).

· 14 de agosto: saque liberado para cotistas de qualquer idade que tenham conta em outros bancos.

· 28 de setembro: último dia para saque. A partir do dia seguinte, pagamento volta a ser feito apenas aos cotistas que atendem aos critérios habituais de saque (leia mais abaixo).

Como consultar o valor

Para o PIS (trabalhadores de empresas privadas)

É possível fazer a consulta usando o seu número de CPF pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800-726-0207. O banco também o aplicativo Caixa Trabalhador como opção.

Para o Pasep (servidores públicos).

É possível consultar se há ou não saldo pelo site do Banco do Brasil ou nos caixas eletrônicos, informando o número de inscrição do Pasep ou o CPF e a data de nascimento. Para saber o valor disponível, é preciso ir a uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento oficial de identificação, como RG ou carteira de motorista (CNH).

Fonte: Uol economia 
Data: 13 de junho de 2018
Acesso: 15 de junho de 2018

Dúvidas? Te auxiliamos em todas as etapas!

Fale com um consultor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *