Por que a sua empresa deveria adotar a contabilidade estratégica

por José Roberto Cezar

A contabilidade é uma área imprescindível dentro do contexto de qualquer organização empresária. Com o decorrer dos anos e a crescente competitividade do mercado, surgiu a necessidade de adaptação desse conhecimento. Foi em razão desses desafios que foi criada a contabilidade estratégica: uma ramificação da área voltada para a gestão e o planejamento do negócio.

A contabilidade estratégica é um ramo de conhecimento que ultrapassa os aspectos básicos das informações econômico-financeiras da empresa, e busca avaliar dados gerados pela própria organização sob uma perspectiva mais estratégica, avaliando a vantagem competitiva, as possibilidades financeiras dentro do mercado e a viabilidade técnica no processo de tomada de decisões.

Com essa nova área, o contador passou a ocupar um papel muito importante no processo de formulação das estratégias da organização empresária, desenvolvendo ações que visam auxiliar o gestor no atingimento de metas.

Neste artigo, você vai entender por que a contabilidade estratégica é tão importante e urgente na gestão de uma empresa. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

Permite uma visão mais ampla do negócio

A contabilidade estratégica utiliza uma abordagem técnica das informações fiscais e contábeis do negócio para realizar a análise estratégica dos dados financeiros de forma mais precisa e voltada para o estabelecimento e atingimento de metas.

Dessa forma, todas as atividades são desenvolvidas de uma forma objetiva e baseada em informações reais sobre a própria empresa, o que permite uma visão muito mais ampla do negócio.

Essas informações são fundamentais para que a empresa atinja os seus objetivos a médio e longo prazo, já que permitem a projeção de ações e mudanças antes que qualquer prejuízo financeiro ocorra efetivamente.

Além disso, mesmo as empresas menores possuem dados contábeis e essas transações, gravadas em seus registros financeiros, são um material valioso quando utilizado de forma inteligente, pois permitem não só a compreensão acerca dos dados contábeis, como também a visão do próprio negócio. 

Garante maior competitividade no mercado

Fundamentada na questão do acesso e da aplicação inteligente das informações contábeis, a contabilidade estratégica utiliza todos os dados coletados e registrados pelo setor contábil para a realização de análises de informações patrimoniais e financeiras. Essas informações oferecem uma visão ampla das operações e podem ser utilizadas para o planejamento estratégico e crescimento da empresa.

Assim, a definição de metas e objetivos baseados em informações concretas, a adoção de um plano de ações e o direcionamento de recursos para a execução dessas metas fazem parte da manutenção e da competitividade da empresa no mercado.

A contabilidade estratégica traz benefícios que garantem muito mais competitividade para as suas empresas, oferecendo soluções que muitos concorrentes desconhecem ou ainda não aplicam em seus negócios.

Garante a otimização dos processos

Ainda, contabilidade estratégica oferece aos gestores a possibilidade de otimizar os processos e, consequentemente, os resultados do seu negócio.

Na prática de uma gestão contábil estratégica, o profissional se torna  um administrador, já que, detendo o conhecimento técnico, ele traz a possibilidade de realizar uma consultoria de informações de alto nível acerca de questões como fluxo de caixa, gastos operacionais, custos fixos e variáveis, entre outros.

Ou seja, o desenvolvimento das estratégias com base nas informações contábeis otimiza a elaboração de estrutura de custos, estratégias de preços e de produtos e a definição de questões importantes relacionadas à participação no mercado dos concorrentes, entre outros.

Contar com uma assessoria contábil aliada a um conhecimento de viés estratégico permite ao empresário otimizar seus processos, trazendo eficiência para o negócio e agregando qualidade ao trabalho desenvolvido.

Auxilia no processo de tomada de decisões

Outra vantagem da contabilidade estratégica é que ela auxilia no processo de tomada de decisões.

Como você já pôde ver ao longo das dicas anteriores, essa área de gestão traz informações concretas e técnicas sobre o negócio, oferecendo muito mais segurança para o gestor na tomada de decisões do negócio.

Nesse sentido, é extremamente interessante e válido se apoiar nesse tipo de gestão para aperfeiçoar a garantir maior eficiência para a empresa.

Facilita a comunicação interna

Como a contabilidade passa a assumir uma postura mais estratégica através da apresentação de informações e relatórios que oferecem dados relevantes sobre o ambiente interno e externo, ela também acaba permitindo o controle das atividades da empresa.

Além disso, adequa o uso de recursos, consegue medir e avaliar o desempenho e melhora a comunicação, tanto interna quanto externa.

Nesse sentido, passa a participar diretamente do processo estratégico, comunicando soluções para toda a empresa de forma muito mais simples e objetiva, desenvolvendo e colocando em prática ações que visem a implementação dessas estratégias.

De forma mais geral, é possível afirmar que a compreensão dos números e das informações geradas pela própria empresa facilita a implementação da contabilidade estratégica e oferece um conhecimento altamente eficaz na gestão do negócio.

O grande desafio das empresas, nos dias de hoje, é o uso inteligente das suas informações. Nesse sentido, a contabilidade é um dos setores que mais pode contribuir com informações relevantes sobre o desempenho e a realidade fática da organização.

O uso da tecnologia e a modernização do processo de gestão de dados trouxe um diferencial extremamente vantajoso para a contabilidade, já que os profissionais têm a possibilidade de oferecer informações e relatórios importantes em poucos minutos.

E é justamente em razão dessa realidade, trazida pela tecnologia e pela importância e relevância do uso da informação, que a contabilidade passou a ocupar um papel muito mais relevante na gestão do negócio, já que traz informações que são capazes de atender a diferentes objetivos de uma empresa.

É justamente em razão de tudo que apresentamos ao longo deste artigo que a contabilidade deve começar a ser vista como uma área de conhecimento que ultrapassa o viés burocrático e que, atualmente, ocupa uma relevância muito grande na gestão estratégica de uma empresa. 

Valorizar e saber aplicar esse tipo de conhecimento na gestão do seu negócio pode ser um diferencial competitivo, que vai garantir o crescimento salutar da sua empresa.

Quer saber mais sobre contabilidade estratégica? Então, confira este post especial com indicadores contábeis que devem ser analisados pela sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *