Blog TBS

Notícias, Artigos e Informações do Mercado

Blog TBS

Quando recorrer a uma consultoria tributária?

por Fernando Esteves de Sant’anna

Fernando Esteves de Sant’anna
Consultoria Tributária

 

No Brasil, a legislação tributária é um assunto extremamente complexo e que causa muita dor de cabeça nos empresários. Nesse sentido, é muito comum que a rotina dos gestores esteja fadada a ocorrência de erros na gestão destes tributos, ocasionando problemas como cálculos incorretos e pagamentos indevidos. E é nesse cenário de dificuldade que surgiu a chamada consultoria tributária.

Essa ferramenta foi criada com o objetivo de simplificar a gestão e reduzir custos, oferecendo aos empresários soluções eficientes, que visam a segurança jurídica e a assertividade nas operações fiscais, contábeis, trabalhistas e previdenciárias. Juntas, elas formam a base de sustentação de uma consultoria tributária.

Desenvolvemos este artigo com o objetivo de informar a respeito do papel e da importância que esse tipo de consultoria oferece para as empresas, já que o planejamento estratégico e a gestão de impostos são pilares fundamentais para a sustentação de qualquer empreendimento. Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra!

Para que serve uma consultoria tributária?

A consultoria tributária é um serviço de assessoria desenvolvida com o objetivo de auxiliar as empresas na gestão das suas obrigações tributárias.

O seu principal objetivo é auxiliar as organizações para que elas realizem suas operações em consonância com a legislação contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, recolhendo os tributos de acordo com a lei e com as particularidades do seu negócio.

Nesse sentido, o seu papel é de orientar e direcionar os gestores para que eles atendam suas obrigações de forma adequada, além de auxiliar a empresa na definição de suas estratégias futuras.

Quais sinais indicam a sua necessidade?

Qualquer empresa, em qualquer momento, pode buscar uma consultoria tributária, já que as suas atividades têm o objetivo de auxiliar na gestão e apresentar soluções para problemas específicos. Assim, é válido destacar que até mesmo as pequenas empresas que desejam revisar suas operações podem buscar o apoio de uma consultoria especializada.

Todavia, algumas situações mais específicas podem determinar a necessidade mais urgente desse tipo de consultoria, e entre elas podemos destacar:

  • a empresa está com dúvidas sobre os impostos que devem ser recolhidos;
  • o gestor identifica o recolhimento de algum tributo de forma incorreta;
  • o gestor desconhece os regimes de tributação e qual deles melhor se adapta ao seu negócio.

Caso o gestor tenha dúvidas ou esteja percebendo incongruências na gestão tributária da empresa, a contratação de uma consultoria é uma solução urgente e eficiente para identificar esses problemas, criando uma estratégia para solucioná-los e evitando impactos negativos para o negócio.

Um exemplo de sucesso na escolha desse serviço está quando a organização empresária precisa fazer uma migração do regime de lucro presumido para o real. O gestor terá segurança e saberá o que precisa ser adaptado na sua rotina com auxílio de uma consultoria tributária.

Quais são as vantagens trazidas por uma consultoria tributária?

A consultoria tributária traz muitos benefícios para o negócio, tanto sob a perspectiva de redução de riscos quanto pelo viés estratégico que possui.

A primeira destas vantagens e que merece destaque pela segurança que agrega ao negócio, é a garantia de maior assertividade na apresentação das informações reportadas ao fisco. Essa característica reduz o risco de autuações e multas pelo envio de informações incorretas aos órgãos de fiscalização.

Além disso, a consultoria tributária beneficia a empresa, pois permite que ela trabalhe com uma carga tributária menor. Vale dizer que essa redução na carga tributária está apoiada na legislação e que não gera riscos para a empresa.

O terceiro benefício está vinculado ao planejamento de novos produtos, já que a consultoria permite auxiliar a empresa no planejamento de alterações na operação ou no planejamento de lançamento de novos produtos. Além disso, auxilia na tomada de decisão no momento em que a organização decide fazer uma expansão do negócio, por exemplo.

Sem dúvida, a principal das vantagens e que está relacionada a todas citadas anteriormente é a segurança tributária e jurídica, já que uma consultoria como essa permite que a empresa tenha proteção, reduzindo o risco de sofrer uma autuação fiscal, sem que isso seja previamente mapeado ou sinalizado pelos consultores.

Será que realmente vale a pena contratar uma consultoria?

Você ainda está em dúvida sobre a relevância da consultoria tributária na gestão estratégica do seu negócio? Além de todos os benefícios citados anteriormente, é possível destacar outros aspectos que apontam para a vantagem desse tipo de assessoria para o seu negócio, confira:

  • a consultoria tributária está vinculada a redução de custos, já que além de evitar o pagamento de multas por ocasião de erros no envio de informações ao fisco, ela apresenta maneiras de reduzir o pagamento de tributos, o que representa uma melhora no fluxo de caixa, aumento do retorno do capital investido, viabilidade do negócio e aumento da competitividade no mercado.

 

  • oferece ferramentas que auxiliam na prevenção de crises financeiras ou no seu gerenciamento, caso elas estejam ocorrendo.
  • auxilia em processos de cisão, aquisição, fusão, incorporação, entre outros.
  • melhora na gestão da empresa e na segurança quanto a qualidade do gerenciamento no que diz respeito ao cumprimento das obrigações legais perante os órgãos de fiscalização e recolhimento de tributos.
  • traz conhecimento acerca das alterações constantes realizadas na legislação tributária e agrega dados relevantes para a realidade do negócio.
  • permite a realização de uma revisão constante e da avaliação daquela que é a melhor opção tributária para a empresa.
  • auxilia na elaboração de um planejamento estratégico, que oferece elementos que viabilizam e sustentam a continuidade do negócio.

Como você pode ver, a consultoria tributária é, em todos os aspectos, uma ferramenta extremamente importante para a melhora no desempenho de uma empresa. Além de oferecer proteção e atuar sob a perspectiva preventiva, ela oferece mecanismos de redução de impactos causados por problemas na gestão destas informações.

Empresas que estão passando por dificuldades podem encontrar na consultoria tributária uma oportunidade de potencializar o negócio, por meio da utilização de ferramentas e mecanismos legais que só podem ser obtidos com um bom serviço de consultoria.

O descumprimento das obrigações tributárias pode causar problemas sérios para uma empresa. Hoje, os mecanismos de fiscalização realizado por meio das informações transmitidas via SPED Fiscal, ECF e e-social  podem gerar autuações automáticas.

Tudo isso torna ainda mais urgente e relevante a necessidade de pautar as decisões no que determina a legislação, evitando o envio de informações incorretas e contando com um suporte especializado, que oferece dados relevantes para a realização deste trabalho.

Deseja investir em uma consultoria tributária, agregando segurança jurídica e investindo no desenvolvimento do seu negócio? Então entre em contato com a TBS Consultoria e conheça as nossas soluções e serviços de assessoria tributária.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *