Quais são as vantagens de terceirizar a folha de pagamento? Veja aqui!

por Ana Carolina Januário Mascareli

Ana Carolina Januário Mascareli

Em um mundo cada vez mais globalizado, a competitividade entre as empresas alcança níveis surpreendentes. Nesse cenário, como lidar com toda a complexidade inerente a vários processos? Uma solução tem sido a terceirização de alguns setores nas organizações. No caso, tudo o que pode atravancar o crescimento do negócio passa para as mãos de profissionais especializados. Nesse contexto, surgiu uma importante tendência: o ato de terceirizar a folha de pagamento.

Por sinal, a gestão dessa folha é uma das rotinas mais burocráticas de um negócio. Os lançamentos não admitem erros, que podem levar a empresa a enfrentar processos trabalhistas e a acumular perdas — perdas essas que extrapolam o campo financeiro. Afinal, a própria reputação da organização tende a ser arranhada.

Devido a esse cuidado minucioso, as dúvidas durante o processamento da folha de pagamento são comuns. Com a terceirização do processo, a sua empresa só tem a ganhar. Quer saber como? Continue a leitura deste artigo!

Vantagens de terceirizar a folha de pagamento

Redução de custos

Ao terceirizar a folha de pagamento, a empresa passa a usufruir de uma economia significativa. Geralmente a organização tem um departamento encarregado de cuidar de todos os procedimentos relacionados aos pagamentos dos colaboradores.

Nesse modelo estrutural, a empresa precisa ter um espaço interno para que as atividades sejam desenvolvidas. Há, aqui, despesas vinculadas à compra e à manutenção de equipamentos, como microcomputadores e impressoras. Além disso, ainda é necessário se responsabilizar pelo pagamento dos vencimentos das pessoas contratadas para processar a folha de pagamento.

Em média, a terceirização desse processo promove uma redução de até 30% dos gastos habituais da empresa contratante. Como é de se esperar, todo esse dinheiro economizado pode ser aproveitado de outra forma — uma das direções mais frequentes são os investimentos.

Aprimoramento dos processos

Outra grande vantagem dessa terceirização é a segurança das informações contidas na folha. Esse aperfeiçoamento se deve a algo muito simples: a execução efetuada por especialistas do setor — que são profissionais que se dedicam especificamente àquelas atividades.

As falhas desses lançamentos decorrem da falta de tempo hábil para dar atenção a algo tão detalhista. Preocupado, o gestor precisa constantemente desviar o foco das suas atividades principais. Com isso, a qualidade de todos os procedimentos fica comprometida, já que é necessário se dividir na gestão do negócio.

Ao terceirizar, a empresa passa a ter o suporte de uma equipe de peritos atualizados. Caberá a esse time a tarefa de organizar todos os pormenores relacionados à folha de pagamento. Logo, os gestores do negócio podem ficar inteiramente despreocupados nesse sentido. Com isso, a empresa terá uma área a menos para ser gerenciada. Ao mesmo tempo, os demais setores poderão ser mais bem desenvolvidos.

Diminuição de riscos

Uma das características das atuais obrigações acessórias emitidas pela esfera governamental é o patamar de complexidade gerado por elas. Nessa conjuntura, as informações contidas na folha de pagamento se tornaram autodeclaratórias. É como se você, por meio daqueles dados, confirmasse ao Fisco quais são as medidas adotadas pela sua empresa.

Se houver falhas nessas informações, a organização fica sujeita à aplicação de multas e autuações. Com a terceirização, você consegue se precaver contra esse possível prejuízo. Em muitos casos, tal déficit é preponderante para sufocar os investimentos que seriam destinados ao negócio. Por sua vez, essa falta de aporte financeiro tende a colocar em risco a própria manutenção da empresa no mercado.

Aumento da produtividade

Um dos objetivos de uma gestão empresarial consiste em assegurar a satisfação dos funcionários. Folhas de pagamento frequentemente erradas geram desgaste e perda da produtividade. Então, uma folha impecável é essencial para que os colaboradores desempenhem suas funções com tranquilidade. 

Além disso, o aumento da produtividade também é reflexo de uma gestão mais equilibrada. Os complexos cálculos da folha de pagamento são atribuídos a uma organização de outsourcing da área. Desse modo, a empresa contratante pode aprimorar o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico. Esse ponto é crucial para que a produtividade cresça com qualidade e os objetivos finais sejam realmente alcançados.

Ganho de assessoria jurídica e fiscal

As dificuldades em lidar com uma folha de pagamento não se resumem aos cálculos. A empresa também precisa lidar com os aspectos jurídicos atrelados às mudanças da legislação. Por isso, já existem organizações que não se limitam a efetuar os procedimentos técnicos em questão. Em vez disso, elas também oferecem assessoria jurídica e fiscal.

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas diz respeito ao E-Social — trata-se de uma forma do governo para monitorá-las mais de perto. A partir dessa obrigação acessória, a folha de pagamento é analisada pelo Fisco em tempo real. Entre outras consequências, isso significa que as autuações devidas seguirão o mesmo ritmo desse caráter online.

Para evitar problemas, a folha de pagamento da empresa deve estar perfeitamente alinhada às regras da reforma trabalhista e à legislação fiscal vigente. Daí a importância do grande benefício de contar com uma terceirização dotada de ações mais abrangentes.

Na prática, a sua empresa recebe o apoio especializado:

  • na terceirização da folha;

  • no acompanhamento das leis;

  • nos processos de fiscalização do Fisco.

Empresas que podem terceirizar a folha de pagamento

Essa terceirização já se transformou em realidade para muitas empresas, independentemente do porte. Na hora de contratar o serviço, todavia, é necessário observar alguns detalhes.

O ideal é que a terceirização seja conduzida por uma organização com know-how nas esferas fiscal, contábil e jurídica. Essas áreas apresentam uma ligação muito tênue entre si. Se uma empresa de outsourcing está apta a lidar com todas elas, isso significa que ela pode apresentar soluções rápidas e seguras.

Como você pôde ver, terceirizar a folha de pagamento é algo mais comum do que se imagina. As vantagens propiciadas pela contratação do serviço garantem benefícios além da eficácia quanto aos lançamentos da folha. Com isso, a empresa contratante consegue se reorganizar sob diferentes formas. As atividades lucrativas passam a ser o foco principal, e não as rotinas do departamento pessoal. Lembre-se que a dedicação ao core business é vital para a expansão de qualquer negócio.

Agora que você conhece as vantagens da terceirização da folha de pagamento, curta a nossa página no Facebook! Lá você encontrará outras informações igualmente úteis para o crescimento do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *