Blog TBS

Notícias, Artigos e Informações do Mercado

Blog TBS

Descubra o poder do outsourcing para a sua empresa

por José Roberto Cezar

 

O outsourcing é uma ferramenta de extrema importância para as empresas que buscam alcançar um diferencial competitivo no mercado. Muito embora ele seja altamente relevante, inúmeros gestores desconhecem o seu conceito e a sua aplicabilidade prática.

Pensando na necessidade de debater o assunto e transmitir para as empresas conhecimento a respeito do mesmo, desenvolvemos este artigo exclusivo. Neste conteúdo, você vai entender as principais definições sobre o outsourcing e suas  estratégias voltadas para a melhora no desempenho das organizações empresárias.

Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra!

O que é outsourcing? 

O outsourcing é uma palavra de origem inglesa, traduzida livremente como “fora da fonte”. Ou seja, ele está relacionado à utilização de mão de obra externa em uma empresa. Desta maneira, o outsourcing tem o mesmo conceito de terceirização, termo mais utilizado no Brasil.

Neste sentido, trata-se de uma ação do gestor voltada para a obtenção mão de obra externa a ser direcionada para as atividades internas da empresa.

Mas é bom lembrar que o outsourcing não se limita a isso. Ele também está relacionado à ideia de parceiras de negócios, situações nas quais uma empresa contrata outra para auxiliá-la em alguns dos seus processos, atuando como uma aliada no seu processo gestão e/ou produção.

A prática proporciona a adequação das operações da empresa e favorece a apresentação dos resultados para que os administradores tomem decisões no momento adequado e com base em informações confiáveis e qualificadas.

Tendo tais informações em vista, o outsourcing é uma área de suporte que tem o poder de transformar uma empresa. Assim, contribui-se para o seu crescimento a partir do desenvolvimento de um trabalho com expertise e qualidade.

Quais são os tipos que existem? 

O outsourcing pode ser aplicado em diversos segmentos da empresa, desde a área de tecnologia da informação até o setor de contabilidade e finanças. Entenda um pouco mais sobre cada um deles e sua utilidade dentro do contexto e da realidade empresarial.

Contabilidade e finanças

Esta é uma das áreas de conhecimento que vem sendo mais terceirizadas pelas empresas. Isto porque os consultores especializados neste tipo de serviço costumam oferecer um diferencial que auxilia as organizações a colocarem suas empresas em ordem.

No âmbito contábil, o outsourcing oferece a possibilidade de terceirizar tarefas como a realização de relatórios de demonstrativos de resultado do exercício, cálculo e coleta de impostos e balanço patrimonial.

Com isso, a empresa fica em dia com suas obrigações perante os órgãos de regulação, mantendo sua conformidade legal.

No âmbito financeiro, serviços como contas a pagar, faturamento, análise, planejamento e relatórios financeiros são funções comuns realizadas pelas empresas terceirizadas.

No caso de folha de pagamento, a empresa de outsourcing ajuda a empresa a economizar horas de trabalho dos seus colaboradores que atuam nesta atividade, reduzindo significativamente os seus custos.

Tecnologia da Informação

É extremamente caro para as empresas manter um departamento de TI atualizado com profissionais especialistas. Desta maneira, a menos que a empresa preste serviços de TI, a melhor alternativa ainda é terceirizar este setor, buscando fornecedores que entreguem um trabalho de qualidade por um custo mais baixo.

Com isso, a empresa mantém uma estrutura sempre atualizada e competitiva sem a necessidade de aportar grandes investimentos financeiros em pessoal.

Recursos Humanos

Todo o processo de recrutamento, seleção e contratação de colaboradores, bem como outras funções relacionadas ao setor de recursos humanos podem ser facilmente executadas por uma agência especializada.

Este tipo de empresa tem experiência no mercado e sabe como atrair os melhores candidatos para as suas vagas. Além disso, a empresa contratante economiza custos e despesas a fim de manter um departamento que precisa de uma estrutura significativa para funcionar de forma eficiente.

Quais são as vantagens? 

Você já deve ter percebido que o outsourcing é muito dinâmico e pode ser adaptado às diversas situações e necessidades das empresas. Mas, na prática, você sabe quais são as vantagens de investir neste tipo de estratégia?

Entre as vantagens, destacamos aspectos financeiros, estratégicos e estruturais do negócio. Entenda.

Redução de custos

O outsourcing reduz significativamente os custos da empresa, já que ela não precisa contratar de maneira direta profissionais especialistas para trabalhar dentro de sua empresa. Por meio da terceirização, os custos são muito mais baixos, e o retorno em termos de conhecimento é muito mais relevante.

Redução de riscos

Uma vez que você estará optando por profissionais com expertise em suas áreas de atuação, sua empresa vai ser atendida por pessoas com capacidade de potencializar a área em que atuam. Com uma equipe com know how, as chances de algo dar errado reduzem significativamente.

Aumento da produtividade

O aumento de produtividade está relacionado ao fato de que os profissionais que trabalham em suas áreas de conhecimento aumentam a produtividade da equipe como um todo. Com uma empresa de outsourcing em contabilidade e finanças, por exemplo, você não precisará se preocupar com a produtividade, já que esta função é do responsável pela empresa. Neste caso, o gestor só precisará monitorar o cumprimento dos prazos e das metas pela empresa contratada.

Aumento da competitividade

Outsourcing é sinônimo de alto desempenho, e este está diretamente vinculado à competitividade. Assim, com os setores desempenhando os seus papéis muito bem, a empresa ganha força competitiva perante o mercado e a concorrência.​​​

Quando é ideal para a minha empresa? 

O momento de optar pelo outsourcing depende do nível de maturidade da empresa. Neste sentido, é importante que o gestor compreenda a estrutura e forma de atendimento que o outsourcing oferece, assim como a pró-atividade, evitando optar por terceirizados que façam apenas o processamento das informações recebidas.

A TBS Consultoria é uma empresa pró-ativa que vive o dia a dia dos seus clientes. Levamos sugestões de melhoria, antecipamos riscos e soluções e contribuímos para o planejamento da empresa. São questões como estas que precisam ser consideradas em um processo de contratação via outsourcing.

Como escolher empresa de outsourcing? 

Depois de avaliar as necessidades da sua empresa, é preciso analisar se os fornecedores possuem experiência no mercado e suporte técnico de qualidade.

Além disso, observar as ferramentas utilizadas pela empresa terceirizada também é importante. Desta maneira é possível compreender se ela tem condições de atender aos prazos e demandas que a sua empresa precisa, além de identificar se ela possui requisitos básicos para operacionalizar a área técnica que será destinada a ela.

Também é importante identificar se o outsourcing oferece um suporte consultivo no dia a dia, na rotina da empresa, já que este tipo de assessoria é imprescindível para garantir o pleno funcionamento e o alinhamento entre a empresa terceirizada e a contratante.

Além destes aspectos, é importante buscar informações sobre o relacionamento da empresa com os seus clientes atuais, a saúde financeira, a gestão de metas, serviços e inovação.

O outsourcing é essencial para qualquer tipo de empresa, mas, para que ele seja realmente efetivo, é importante apostar em fornecedores alinhados com o seu negócio e que ofereçam serviços de qualidade e baseados em metas.

Quer investir no outsourcing na sua empresa? Entre em contato com a TBS Consultoria e descubra como podemos contribuir para a redução de custos e melhora do desempenho do seu negócio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *