Blog TBS

Notícias, Artigos e Informações do Mercado

Blog TBS

Saiba as vantagens e quando contratar uma consultoria trabalhista!

por Antonio Carlos

Antonio Carlos
Compartilhe informação!!

A consultoria trabalhista é uma atividade na qual a empresa contrata um serviço de “pré-fiscalização” do seu negócio. Dessa maneira, são inseridos na rotina da companhia consultores especializados, que vão realizar um levantamento completo dos procedimentos e atividades vinculados aos contratos de trabalho e demais aspectos trabalhistas da organização.

Após a realização desse levantamento, é emitido um diagnóstico completo da empresa em que se apresentam possíveis erros e questões que devem ser reavaliados pelos gestores. Nesse sentido, a consultoria trabalhista permite que a empresa identifique erros e tome medidas para ajustar suas condutas de acordo com as exigências legais.

Desenvolvemos este artigo com o objetivo de apresentar informações relevantes sobre o tema, incluindo as vantagens, o impacto financeiro que ela causa na empresa, bem como situações práticas que podem demonstrar que a sua organização está precisando de uma consultoria. Acompanhe!

 

Importância da consultoria trabalhista

A maioria dos empresários desconhece o impacto de uma assessoria preventiva dentro de suas organizações. Com isso, esses gestores deixam passar a oportunidade de reduzir custos para o seu negócio, melhorando o desempenho corporativo como um todo.

A consultoria trabalhista se mostra uma solução eficiente, pois traz a possibilidade de diminuir ou, até mesmo, de limitar a criação de passivos trabalhistas, reduzindo, dessa maneira, o risco de reclamatórias trabalhistas movidas por colaboradores, bem como de problemas administrativos vinculados a órgãos de fiscalização.

Esse apoio técnico especializado traz inúmeras vantagens para as empresas. A seguir, destacamos algumas delas.

Prevenção de perdas financeiras

Demandas trabalhistas ou multas trabalhistas oriundas de órgãos fiscalizadores podem representar um impacto significativo para o negócio. A consultoria age na prevenção desse tipo de situação, identificando erros antecipadamente e trazendo soluções para eliminar ou minimizar problemas.

Isso reduz o risco do impacto financeiro no orçamento da organização em situações que envolvam passivos trabalhistas.

Segurança contratual

O contrato de trabalho é o documento no qual são inseridas todas as regras da relação de trabalho entre o empregador e o empregado.

Esse documento precisa ser elaborado em consonância com a legislação, a fim de minimizar riscos ou ilegalidades, tanto por parte da empresa quanto por parte do empregador.

A consultoria oferece esse tipo de atendimento, por meio da análise e da elaboração desse tipo de documento.

Relacionamento entre empregador e empregado

O início da relação entre uma empresa e o seu funcionário se dá por meio do contrato de trabalho. Com isso, a consultoria oferece todo o suporte para que as relações trabalhistas sejam construídas de forma adequada.

Aperfeiçoamento da estrutura

Por fim, outro benefício que merece destaque é o aperfeiçoamento da estrutura organizacional.

É comum que os profissionais que atuam no departamento pessoal das empresas não tenham a qualificação necessária para conhecer toda a legislação e o rol completo de boas práticas para desenvolver as atividades sem risco.

Assim, a consultoria oferece uma solução que visa a reorganizar a estrutura trabalhista da empresa, trazendo a legislação como base para a organização e o planejamento, tanto do setor de recursos humanos e departamento de pessoal quanto do restante da empresa.

 

Diferença entre consultoria preventiva e consultoria reativa

A consultoria preventiva atua para que a empresa mantenha suas atividades rotineiras em conformidade com a legislação trabalhista e com as demais regras vinculadas às relações de trabalho.

A sua função é de organizar a estrutura da empresa e as ações dos setores de recursos humanos e departamento pessoal, garantindo o atendimento à legislação e evitando problemas futuros.

A consultoria reativa, por sua vez, é aplicada nos casos em que ocorrem problemas no departamento pessoal. Dessa maneira, ela é contratada para resolver problemas mais pontuais, como recorrer a uma multa aplicada pelo Ministério do Trabalho.

De forma geral, a contratação de uma consultoria reativa não é tão indicada, já que ela não pode atuar preventivamente, uma vez que o problema já está instalado na empresa.

 

Impacto financeiro da estratégia 

A consultoria dá suporte à gestão da empresa, o que reflete principalmente no setor financeiro da organização. Isso porque a atividade reduz os riscos laborais, ocasionando uma economia real para a empresa.

Alguns exemplos de práticas que podem impactar nas finanças são a introdução de uma escala de trabalho inteligente, a instituição de banco de horas, a eliminação de horas extras e a concessão de benefícios isentos de tributação ou que podem ser deduzidos do Imposto de Renda.

Inúmeras práticas podem ser estabelecidas a fim de otimizar os processos, trazer segurança jurídica e impactar nas finanças da organização.

 

Sinais que indicam a necessidade de uma consultoria

Algumas situações corriqueiras podem identificar a necessidade de contratação desse tipo de serviço. A primeira delas é a demanda de reclamatórias trabalhistas, já que o recebimento de um único processo desse tipo é motivo para o empresário ligar um sinal de alerta.

O recebimento de autuações de órgãos do Ministério do Trabalho ou problemas envolvendo sindicatos também são fatores relevantes para a contratação de um consultor especializado.

O alto turnover, o excesso de gastos com horas extras e a dificuldade no gerenciamento do setor de recursos humanos e do e-Social também são indícios de que a empresa precisa buscar uma ajuda.

 

Reforma trabalhista e consultoria especializada

A reforma trabalhista alterou diversas regras da legislação, além de mudar procedimentos e apresentar novas oportunidades para os empresários.

Essas mudanças foram muito significativas e permitiram aos gestores ter acesso a novas oportunidades de aperfeiçoamento na gestão trabalhista dos seus negócios. Por isso, elas se apresentaram como uma ótima oportunidade para quem quer investir no aperfeiçoamento das relações trabalhistas.

Um exemplo de mudança diz respeito ao banco de horas. Antes da reforma, ele precisava ser homologado junto ao sindicato de classe. Desde 2017, isso pode ser feito diretamente com o trabalhador.

A consultoria trabalhista ajuda a identificar essas situações e verificar se as possíveis mudanças estão previstas na legislação.

Como você pode ver, o serviço de consultoria oferece um diagnóstico da empresa, garantindo que ela mantenha suas atividades em consonância com a legislação. Hoje, com o e-Social, em que o próprio empregador realiza as declarações, os autos de infração serão entregues online e em tempo real.

Isso enseja a necessidade de cumprir a legislação, garantindo a segurança jurídica e financeira do empregador e da sua organização.

Agora que você já sabe a importância da consultoria trabalhista, o que acha de aprofundar os seus conhecimentos? Então, confira nosso artigo sobre a reforma trabalhista e o que mudou com as novas regras.


Informativo

Download


Compartilhe informação!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *