Blog TBS

Notícias, Artigos e Informações do Mercado

Blog TBS

Como garantir a segurança da informação na controladoria e finanças?

por Pedro Henrique Furtado Menin

Pedro Henrique Furtado Menin
Compartilhe informação!!

Com a difusão do uso de recursos digitais, as empresas ficaram mais suscetíveis aos riscos de vazamento de informações. Assim, a segurança da informação, principalmente na área de controladoria e finanças, é um fator que precisa ser avaliado pelo gestor, a fim de garantir a proteção dos dados e da organização.

Neste artigo, vamos aprofundar os seus conhecimentos sobre segurança da informação, apresentando a sua importância para as empresas, os riscos que ela cobre e como implementá-la, assim como outras informações relevantes sobre o tema. Acompanhe!

O que é a segurança da informação nas empresas e por que ela é importante?

A segurança da informação diz respeito à proteção dos sistemas de dados de uma empresa. O nível de proteção é proporcional ao valor das informações e ao potencial de risco e prejuízos — muitas vezes de ordem financeira, operacional ou até mesmo de imagem no mercado — caso elas sejam utilizadas indevidamente.

A chamada Política de Segurança da Informação de uma empresa é uma norma que está prevista na ABNT e na chamada Lei do Software, que regulamenta essas práticas. Praticá-la significa implementar soluções e ferramentas que se baseiem na confidencialidade, integridade, autenticidade, conformidade, disponibilidade e irretratabilidade das informações.

É importante destacar que as informações e dados de uma empresa são um ativo corporativo dos negócios, uma vez que podem ser utilizados no processo de tomada de decisões. Assim, uma política específica sobre o tema objetiva firmar um compromisso conjunto para a proteção de dados que são, ou estão, sob a responsabilidade e propriedade da empresa.

Por isso, implementar estratégias como essa é um compromisso que deve se estender entre os funcionários, executivos e consultores, assim como parceiros e colaboradores externos que venham a utilizar os dados protegidos — ou seja, todos os envolvidos que tiverem acesso às informações.

A divulgação de dados pode comprometer a continuidade das estratégias e, muitas vezes, do próprio negócio. Nesse sentido, qualquer falha nos cuidados e na preservação de informações de interesse estritamente interno pode afetar a manutenção das organizações.

Como exemplo, podemos destacar notícias veiculadas na imprensa envolvendo a Apple. Foram vazadas para o público informações de que a projeção de vendas da empresa seria menor em 2019 do que 2018. Esse vazamento representou uma perda de US$ 34 bilhões do seu valor de mercado.

Quais são os procedimentos adotados para garantir a segurança da informação?

A Política de Segurança da Informação oferece todo o embasamento para a adoção de práticas voltadas à proteção de dados. Sua elaboração está atrelada à análise de uma série de documentos, além do diagnóstico do contexto e das particularidades de cada negócio.

Nesse sentido, são considerados desde aspectos práticos até questões mais específicas, voltadas para a área de sistemas e tecnologia da informação.

Os procedimentos vão variar de acordo com as características de cada empresa e do objetivo a ser atingido. De forma geral, o foco é mantido na manutenção da confidencialidade dos dados gerados ou ainda daqueles coletados pela organização.

As políticas são desenvolvidas e detalhadas em consonância com as normas da NBR e da ABNT. Tais textos técnicos e orientações são voltados para a adoção de boas práticas, objetivando a qualidade das informações e a discrição em sua utilização.

Os setores de controladoria e finanças concentram as informações mais importantes da empresa, principalmente quando se trata do processo de tomada de decisões. Dessa maneira, acabam usufruindo em maior grau desse tipo de política.

Quais são os riscos gerados pela falta de segurança da informação?

Entre os principais riscos da falta de segurança da informação, podemos citar a possibilidade de vazamento de dados confidenciais sobre o negócio, que pode implicar no comprometimento do futuro da empresa.

Muitos dados manipulados pelos colaboradores e gestores das organizações tratam de questões envolvendo estratégias, desenvolvimento de novos produtos, pesquisas sobre o mercado e tendências, e até mesmo informações sobre a concorrência.

O vazamento dessas informações, em muitos casos, pode comprometer uma estratégia de venda ou ainda a própria credibilidade da empresa no mercado. Isso leva a outro problema: a perda de confiança.

A perda de confiança é outro fator de risco relevante relacionado à falta de segurança. Se, por exemplo, a concorrência se apropria de dados internos de clientes, pode ocorrer um descontentamento e afetar seriamente a relação entre fornecedores e consumidores.

Imagine, por exemplo, que um concorrente entra em contato com um cliente que está em processo de negociação com a sua empresa, oferecendo condições de pagamento e preço inferiores. Além disso, ele ainda menciona que a sua empresa está passando por algum problema financeiro.

Como esse concorrente ficou sabendo dessa informação? Qual será a reação do seu cliente em relação a isso? Como fica a relação de confiança entre a sua empresa e esse cliente?

Outro fator de risco são as ações judiciais, tendo em vista a obrigação legal da empresa de manter o sigilo de algumas informações — como, por exemplo, os documentos pessoais dos colaboradores. O vazamento desses dados pode representar sérios problemas para o seu negócio.

Como a TBS Consultoria pode ajudar a sua empresa?

A TBS Consultoria é uma empresa especializada na assessoria para aperfeiçoamento dos processos de gestão empresarial. Com o apoio técnico de profissionais de controladoria e finanças, oferece todo o atendimento para a execução de uma Política em consonância com os requisitos das normas em vigor.

Dessa maneira, o trabalho desenvolvido pela TBS no setor de controladoria assegura que todos os procedimentos e leis sejam implementados dentro do contexto empresarial, definindo o nível de segurança necessário para garantir a preservação de todos os dados e informações sobre o negócio.

Atuando dentro das empresas, as soluções são voltadas para a proteção das áreas contábeis, financeira e de planejamento. Com esses setores devidamente assistidos, o negócio tem elementos para desenvolver suas políticas de forma mais eficiente junto ao departamento de tecnologia da informação.

Como vimos, o vazamento de informações confidenciais é um risco cada vez maior para as empresas. Por isso, contar com o auxílio de uma consultoria especializada nos setores de controladoria e finanças é imprescindível para manter um bom relacionamento entre a organização, seus clientes e fornecedores.

Gostou deste texto? Quer garantir a segurança da informação na sua empresa? Então, entre em contato conosco e descubra como nossa equipe de profissionais poderá ajudar no desenvolvimento do seu negócio!

Cadastra-se e recebe notícias e conteúdos exclusivos!


Compartilhe informação!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *