4 Benefícios de um software de Gestão Financeira na Contabilidade

4 Benefícios de um software de Gestão Financeira na Contabilidade

Por |

A era das planilhas e dos papéis está ficando para trás! Se você ainda é um admirador desse sistema de controle, te convido a conhecer um pouco mais sobre o software de gestão financeira e como ele pode modificar totalmente as rotinas de uma empresa.

Imagine ter a integração dos dados de forma automática, permitindo o acesso rápido a gráficos e relatórios pertinentes às decisões dos gestores, além de transmitir segurança nas informações apresentadas, tudo isso é possível com a utilização da tecnologia.

Para que você conheça um pouco mais sobre software de gestão financeira, neste post falaremos sobre os 4 principais benefícios dessa ferramenta. Leia atentamente e confira!

1. Maior controle financeiro

Conhecer o ciclo financeiro de uma empresa é imprescindível para a saúde financeira, gestão e tomada de decisões. Em um ramo com grandes movimentações de receitas e despesas, saber controlar isso é fundamental.

Entretanto, realizar todo esse monitoramento de forma manual é algo que aumenta consideravelmente os riscos de erros. Com isso, um dado errado fará com que a contabilidade apresente um cenário equivocado dos resultados do empreendimento.

Ao pensarmos que as grandes decisões são tomadas com base nas demonstrações contábeis, um erro pode ocasionar problemas graves no futuro, ao analisar os balanços e os relatórios com as informações destorcidas.

Com a utilização de um software de gestão financeira, as informações são integradas de forma automática, reduzindo consideravelmente o risco de erro. Além disso, esse modelo de software permite uma otimização do fluxo de caixa.

2. Aumento da produtividade

Não é de hoje que se percebe a relevância da contabilidade nas organizações. Cada vez mais, ela está sendo usada de forma estratégica na tomada de decisão. Contudo, para isso ser possível, é necessário ter em mãos os dados em tempo real.

Aquela velha máxima de só analisar o Balanço Patrimonial no exercício seguinte ficou para trás. Atualmente, as empresas que querem ser competitivas no mercado precisam estar a par de toda a real situação dos negócios. Logo, a contabilidade só consegue prestar tais relatos quando há uma gestão financeira eficiente.

Essa ferramenta aumenta imensamente a produtividade das equipes, pois a escrituração, que antigamente era realizada de forma manual, passa a ser integrada entre os sistemas financeiro e contábil.

Logo, relatórios que emitem o cenário atual podem ser gerados instantaneamente. Outro viés importante quando se opta por um sistema de gestão é a forma como serão inseridos os dados, podendo ser modelados quanto às particularidades de cada empreendimento.

A partir disso, a contabilidade pode gerar relatórios específicos quanto aos centros de custos, tipo de despesas, períodos, entre outras opções, auxiliando de forma gerencial a empresa. Imagine ter que criar todos esses campos em planilhas manuais cada vez que fosse solicitado um novo demonstrativo? Seria inviável. Com a utilização do software de gestão financeira, a produtividade aumenta imediatamente, pois o tempo para produzir é reduzido.

3. Otimização dos processos

A eficiência é a chave para obter os resultados esperados. Qualquer processo que seja demasiadamente operacional acaba burocratizando todas as rotinas da empresa e prejudicando os processos mais estratégicos.

Com a utilização de um software de gestão financeira, todos os processos são otimizados. Consequentemente, a contabilidade se beneficia desse fator, pois os demais colaboradores conseguirão dar maior atenção à parte estratégica das decisões.

4. Redução dos custos e despesas

Por fim, mas não menos importante, podemos até dizer que, para muitos empresários, esse é o principal benefício. A redução dos custos e despesas é latente quando os empreendimentos optam pela aquisição de um software de gestão financeira.

Ao decorrer deste post, podemos perceber que todos os benefícios são um conjunto de ações que beneficiam a empresa como um todo, reduzindo a quantidade de erros. Com isso, a contabilidade apresenta indicadores fidedignos, podendo localizar gargalos que, quando tratados, são corrigidos. Em consequência, reduzem-se os custos e as despesas.

Como se pode perceber, a utilização dessa ferramenta é um grande marco dentro de uma empresa, aprimorando os controles e possibilitando um planejamento mais adequado à realidade do empreendimento.

Agora que você sabe os 4 principais benefícios da utilização de um software de gestão financeira na contabilidade, que tal assinar nossa newsletter?

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!