tbs consultoria escritorio de contabilidade.j

5 dicas para escolher um escritório de contabilidade para pequenas empresas!

Por |

Contar com um suporte na tomada de decisão é algo essencial para a alavancagem dos negócios, por isso, cada vez mais o escritório de contabilidade é fundamental para as pequenas empresas.

Não é de hoje que esses profissionais se tornaram o braço direito dos gestores, proporcionando seguridade, redução de riscos e projeções mais eficazes no direcionamento de investimentos.

Para auxiliar você na escolha de um escritório de contabilidade para pequenas empresas, neste post traremos 5 dicas essenciais para não errar. Continue a leitura confira!

Qual é o papel do escritório de contabilidade para pequenas empresas?

Muitos empreendedores se sentem perdidos ao entrar no mundo dos negócios, principalmente nas pequenas empresas, pois apenas a vontade de empreender não é o suficiente ao se deparar com tamanha burocracia exigida pelos órgãos fiscalizadores.

Contar com uma consultoria que esteja alinhada ao propósito dos gestores e que acompanhe todo o desenvolvimento da trajetória da empresa é fundamental para a consolidação de uma marca sólida.

O primeiro passo junto ao contador é estabelecer as diretrizes que seu negócio seguirá, ou seja, explicar ao profissional exatamente quais serão as atividades, a partir daí, ele buscará todos os trâmites legais exigidos por lei.

Nesse primeiro momento é visualizado qual a melhor Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), após é estruturado um plano de negócio, nessa etapa serão elencadas todas as necessidades para o desenvolvimento das atividades, assim como sua manutenção.

Já se pode perceber que o escritório de contabilidade superou aquela imagem estritamente fiscal, em que sua função era apenas calcular os impostos, atualmente ele traça estratégias desde o nascimento das empresas, tornando suas atividades quanto escritório de contabilidade mais gerenciais. Apresentando aos pequenos empresários os diversos riscos que eles correm e disponibilizando maneiras de evitá-los.

Isso significa que, além de buscar por todas as exigências legais nas três esferas governamentais — União, Estados e Municípios, ela busca orientar a tomada de decisão.

Como escolher o melhor escritório de contabilidade?

Certamente não há como identificar o melhor escritório de contabilidade para pequenas empresas, pois todo empreendimento desse ramo tem suas particularidades. Alguns direcionam seus serviços para determinados ramos de atuação, outros abrangem todos os tipos de empresa etêm profissionais especializados para todas as áreas, por esse motivo, é importante avaliar o que sua empresa está procurando.

Acompanhe a partir de agora as principais dicas para escolher o escritório de contabilidade que melhor se alinha ao seu empreendimento.

1. Avalie as necessidades da empresa

É fato que a concorrência está cada vez mais acirrada, logo ter trunfos que tornem a empresa competitiva sem fragilizar a saúde financeira ou a qualidade dos serviços é essencial para o bom desenvolvimento de um empreendimento.

Como já mencionamos, o escritório de contabilidade é determinante em diversos fundamentos, então você como gestor precisa avaliar que tipo de necessidades sua empresa requer.

Essa terceirização precisa ser especialista em tributos, reduzindo consideravelmente o impacto dos tributos; seu contador precisa dominar indicadores de gestão para assim assessorar nas avaliações dos resultados.

Digamos que sua empresa seja uma startup, com um projeto inovador, logo se requer um contador atualizado que esteja atento às novas modalidades empresariais e como elas se caracterizam perante a legislação.

2. Verifique a situação do escritório de contabilidade

Para exercer a atividade contábil, é imprescindível estar em dia com os órgãos reguladores, nesse sentido, verifique se a empresa que você está avaliando está com todos os certificados regulamentados.

O contador precisa ter o registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade, assim como ser devidamente registrado e conter os alvarás exigidos no município. Vale lembrar que exercer a profissão e se responsabilizar pelas informações contábeis são atividades que quando não realizadas em conformidade com a lei, os responsáveis podem ser autuados, embasados no Art. 1.177 do Código Civil e Art. 342 do Código Penal.

3. Analise os relatórios disponibilizados

Em via de regra, existem determinadas demonstrações contábeis que são obrigatórias por lei, um exemplo é o Balanço Patrimonial, no entanto, para fins gerenciais contar com relatórios que serão emitidos apenas uma vez ao ano pode prejudicar a gestão dos negócios.

Por esse motivo, é essencial procurar por um escritório de contabilidade que disponha de uma gama de relatórios que embasem as decisões dos gestores. Além disso, é indispensável que a periodicidade desses relatórios esteja alinhada com a necessidade da empresa.

4. Atente-se aos canais de comunicação

Ter acesso ao escritório contratado é fundamental para um bom relacionamento, no mundo dos negócios a quantidade de informação está a cada dia mais rápida, com isso as pendências e questionamentos precisam ser solucionados de forma agilizada.

Por essa razão, o seu prestador dos serviços contábeis precisa estar preparado para essa comunicação, permitindo um acesso imediato e disponibilizando respostas rápidas, priorizando o bom atendimento.

Para que isso seja possível, é importante que os escritórios contábeis capacitem seus colaboradores para que eles integrem todos os clientes nessa forma ágil de comunicação.

5. Procure por indicações de escritórios que atende pequenas empresas

Quem já ouviu o ditado “a propaganda do cliente é a melhor propaganda”? Obviamente, ter indicações de pessoas que já são clientes de uma empresa demonstra que os serviços ofertados estão agradando.

Encontrar boas referências é fundamental no processo de escolha de um escritório de contabilidade, por esse motivo, peça a empresa analisada uma lista de seus clientes, é importante avaliar as questões técnicas e não apenas o bom relacionamento da empresa versus clientes.

Outra dica que ajuda a avaliar a imagem do escritório no mercado é pesquisar o prestador de serviço na internet. Coloque o nome do estabelecimento e verifique quais são os comentários sobre esse empreendimento.

Além disso, é essencial comparar o que cada empresa do ramo contábil disponibilizará para o seu empreendimento, avaliando todos os itens que já foram mencionados, além de relacionar os custos dessa contratação com os benefícios que o terceirizado trará para o negócio.

Como se pode perceber, o escritório de contabilidade é um importante aliado de qualquer empresa, independentemente do porte do empreendimento, não apenas por ter acesso a informações e dados confidenciais dos negócios, mas por conter e projetar estatísticas que quando bem averiguadas podem alterar e potencializar os resultados empresariais. Por esse motivo, analise todas as questões antes de fazer sua escolha.

Agora que você sabe as 5 principais dicas de como escolher um escritório de contabilidade para pequenas empresas, entre em contato conosco. Somos uma equipe especializada em assuntos contábeis e estamos abertos a auxiliar!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!