tbs consultoria contabilidade consultiva

A importância dos serviços de contabilidade consultiva na crise

Por |

A crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 afetou diretamente o mercado empresarial. Empresas estão enfrentando grandes mudanças, e têm buscado meios para atenuar os efeitos econômicos e sociais da crise. No contexto atual, como a pandemia que estamos passando, muitos empresários se sentem inseguros com o futuro da empresa, no que diz respeito a tomada de decisões.

Do ponto de vista dos negócios, foi possível observar a forma como muitos empresários precisaram se adaptar e até mesmo se reinventar. Em meio a este cenário, ganham destaque os serviços dos escritórios de contabilidade, para ajudar a salvar os negócios ameaçados pelas incertezas na economia. É o caso da contabilidade consultiva que pode ajudar os empresários a superar os desafios atuais.

Veja a seguir como a contabilidade consultiva pode ser um instrumento para auxiliar os empresários no processo de gestão, planejamento e controle do negócio. Confira!

Entenda o que é a contabilidade consultiva

Na contabilidade consultiva, o contador fica mais próximo do empresário e se torna um aliado estratégico do negócio. Essa interação de modo estratégica tem o intuito de assegurar os melhores resultados possíveis e tomar decisões mais racionais, de forma planejada.

O ponto principal da contabilidade consultiva é estar próximo ao cliente para melhorar a saúde financeira da empresa. Desse modo, é de extrema importância que o contador saiba guiar o seu cliente diante de um cenário de crise. O profissional consultor precisa conhecer e entender sobre as leis trabalhistas, contribuindo assim, com um serviço eficiente e de qualidade.

Leia também o nosso artigo referente ao tema: Contabilidade consultiva: o que é e quais seus benefícios? Veja!

Porque implementar uma contabilidade consultiva

Com uma consultoria consultiva, uma empresa poderá ter uma visão muito mais estratégica e assertiva a respeito do que precisa ser feito e quais serão os próximos passos para atuar tanto para otimizar os resultados, quanto para reduzir possíveis danos à organização.

O contador, quando assume um papel de consultor, se torna uma peça indispensável em empresas que desejam sobreviver em um período de crise.

Em um primeiro momento, um diagnóstico da situação da empresa é imprescindível. O primeiro passo é fazer uma análise do cenário econômico atual, e avaliar o mercado de cada cliente, com as perspectivas de crescimento ou queda diante da crise.

Confira também o nosso conteúdo sobre Gestão e análise estratégica de dados: entenda qual a importância!

Aplicando contabilidade consultiva na tomada de decisão num cenário de crise

Para uma empresa ter sucesso e ter crescimento de forma segura, a orientação de um profissional de contabilidade é indispensável. Por isso, a contabilidade consultiva vem ganhando cada vez mais espaço.

Em um cenário de crise, ao prestar um serviço consultivo, o contador deve se enxergar como agente de transformação e gerenciamento de crise. Por meio de uma análise criteriosa sobre os possíveis fatores, o consultor analisa, processa e estuda todo o cenário. Depois disso pode-se traçar medidas preventivas, desenvolver um plano de gerenciamento de crise com ações rápidas e organizadas no intuito de manter o máximo da integridade da empresa.

Além disso, é preciso entender os parâmetros pré-pandemia e as perspectivas do negócio através dos dados financeiros e contábeis, que ajudam na avaliação dos impactos presentes e futuros.

A seguir apresentamos alguns pontos relevantes que a contabilidade consultiva pode fazer pela sua empresa:

  • Avaliar se é o momento de reabrir o negócio;
  • Proteger o caixa de uma empresa;
  • Fazer investimentos;
  • Aproveitar de medidas do governo;

Contrate uma contabilidade consultiva

Como você comprovou neste artigo contar com a contabilidade consultiva é muito importante para os empresários que querem superar a crise e fazer crescer seu negócio. Você pode contar com uma empresa de consultoria que tenha credibilidade no mercado, como é o caso da TBS Consultoria.

A TBS, através de seus profissionais, está à disposição para melhor explanar sobre a implementação de uma contabilidade consultiva em sua empresa. Nós prestamos serviços de consultoria fiscal, tributária, trabalhista, contábil e previdenciária, além de outsourcing fiscal contábil e auditoria independente.

Então, ficou interessado no serviço de consultoria para sua empresa? Entre já em contato conosco e melhore agora mesmo os seus processos contábeis!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!