apuração de impostos

4 erros a serem evitados na apuração de impostos

Por |

A apuração correta dos tributos é muito importante para as empresas, não importa qual seja o seu porte ou ramo de atuação. Os cálculos incorretos acarretam o descumprimento às normas vigentes, bem como a aplicação de penalidades. Além disso, as operações são relevantes para que a organização continue ativa no mercado e em situação regular perante o Fisco.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona a apuração de impostos. Por outro lado, vamos apresentar 4 erros que devem ser evitados pela empresa e fornecer detalhes sobre a desconsideração das obrigações acessórias, escolha de regime tributário incorreto, cálculo da alíquota de forma equivocada, não acompanhamento das mudanças na legislação, entre outros.

Achou interessante entender mais sobre os erros que podem ser evitados? Siga em frente com a leitura deste post!

Entenda o que é a apuração de impostos

A apuração de impostos é uma atividade geralmente realizada por profissionais do setor contábil. Ela é indispensável para o desenvolvimento das organizações, já que os registros contábeis são obrigatórios e o pagamento de tributos é uma obrigação legal imposta pela Constituição Federal, pelo Código Tributário Nacional e outras legislações específicas.

Saiba como funciona a apuração de impostos

No cenário empresarial, a apuração de impostos ocorre quando há a incidência do fato gerador. Normalmente as empresas contam com profissionais especializados para fazer os cálculos, visto que diversos fatores devem ser considerados para que os montantes estejam corretos. É preciso averiguar qual é o regime tributário no qual a pessoa jurídica foi enquadrada, se há isenções, incentivos fiscais etc.

Conheça os 4 erros que devem ser evitados

Todos os impostos devem ser calculados de acordo com as operações da empresa, com preenchimento das notas fiscais e com o uso das alíquotas corretas. Alguns tributos exigem o cruzamento de dados para que o cálculo esteja correto. Veja a seguir os principais erros que você precisa evitar na sua organização!

Powered by Rock Convert

1. Desconsiderar obrigações acessórias

Para estar em dia com a fiscalização, é necessário cumprir as obrigações principais fazendo o pagamento dos tributos dentro do prazo estabelecido. Além do mais, é preciso entregar as obrigações acessórias, que são os dados relacionados às movimentações e transações da empresa. Elas comprovam que os impostos foram apurados corretamente, portanto, deixar de enviá-las ou enviá-las com informações incorretas ou incompletas gera problemas.

2. Escolher regime tributário incorreto

A escolha correta do regime tributário é muito importante para o sucesso das organizações. Esse é um aspecto primordial para a saúde financeira de todas as empresas, visto que a opção por uma modalidade inadequada leva o empreendedor a pagar alíquotas que são condizentes com a realidade da empresa, inviabilizando assim a operação.

3. Calcular a alíquota de forma equivocada

O cálculo incorreto da alíquota pode acarretar consequências negativas, como sanções pecuniárias se a empresa cair na malha fina ou o pagamento de valores acima do que realmente é devido de impostos. Além disso, o empreendedor pode ser responsabilizado penalmente e passar meses de angústia aguardando o retorno da Receita Federal.

4. Não acompanhar as mudanças na legislação

A legislação tributária brasileira sofre alterações frequentes. Diante disso, alguns profissionais não conseguem manter as equipes internas atualizadas. Consequentemente, as empresas sofrem penalidades e multas, já que equívocos acabam acontecendo involuntariamente. A atualização constante sobre as questões legais é imprescindível para a apuração dos impostos.

Esses são os 4 erros a serem evitados na apuração de impostos. Saiba que a ajuda especializada pode ser um excelente passo para evitar que esses erros sejam cometidos. Existem empresas especialistas nessa área que prestam excelentes serviços de assessoria e consultoria, dando suporte aos clientes e auxiliando com questões estratégicas!

Gostaria de tirar alguma dúvida ou contribuir com a sua opinião? Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by