Auditoria contínua: entenda o que é e quais suas vantagens!

Por |

Manter os negócios transparentes diante da sociedade e do mercado é uma das grandes preocupações do gestor nos tempos em que vivemos. Para evitar escândalos que possam colocar a reputação da empresa em jogo e, ainda, garantir credibilidade ao seu nome, muitas organizações têm adotado práticas de governança corporativa e compliance, como a auditoria contínua.

Por isso, preparamos este post para que você entenda o que é auditoria contínua, para que serve esse conjunto de estratégias e quais as suas principais vantagens. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste conteúdo!

O que é auditoria contínua?

Uma auditoria abrange uma série de processos de análise, inspeção e mapeamento das atividades realizadas por uma empresa. Assim, é possível elaborar um plano de ação que contribua para que a empresa alcance seus objetivos e, ainda, contorne possíveis desafios.

Dito isso, uma auditoria contínua nada mais é do que manter a organização sob o constante processo de acompanhamento de suas atividades, garantindo, assim, mais transparência ao negócio. Isso ocorre devido ao fato de que as informações importantes da operação são mantidas sempre em evidência para todos os envolvidos.

Para que serve uma auditoria contínua?

A partir da adoção de uma estratégia disciplinada e sistêmica, isto é, uma auditoria contínua, os gestores têm o que precisam para gerar eficiência máxima aos processos, assim com reduzir riscos e, ainda, melhorar a produtividade.

Por isso, a auditoria contínua tem a finalidade de ser um indispensável elemento de controle, cujas possibilidades de avaliação e monitoramento são infinitas. Além do mais, se realizada com o auxílio da tecnologia, a auditoria contínua contribui para uma tomada de decisões mais assertiva e, também, para que a organização se mantenha em conformidade com as legislações.

Quais são as vantagens da auditoria contínua?

Agora que você já sabe o que é auditoria contínua e para que ela serve, veja quais são os seus principais benefícios!

Ajuda a identificar riscos

Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, é possível mensurar possibilidades de risco nas mais diversas áreas da empresa — tais como financeiro, ciclo de compras, contabilidade, controle de estoque etc. —, e identificá-las.

Criação de planos de contingência

Ao identificar os problemas e gargalos operacionais, mensurando seus possíveis impactos na organização, os gestores têm as informações de que precisam para criar planos de ação, contingência e até de mitigação de riscos.

Melhoria no processo de tomada de decisões

A estruturação de estratégias e ações mais assertivas, assim como o alinhamento dos processos com a cultura organizacional do negócio, são aspectos que impactam diretamente em um processo decisivo mais inteligente, já que a auditoria contínua permite aos gestores o embasamento de informações concisas sobre sobre o mercado, o comportamento de clientes e concorrentes e, é claro, da própria empresa

Como você pôde ver, auditoria contínua é um conceito que abrange práticas de compliance e governança corporativa, tendo como finalidade principal garantir a transparência dos processos e informações para que a empresa se mantenha em conformidade com a legislação. Dessa forma, não apenas sua reputação é preservada, como também sua credibilidade é melhorada diante da sociedade.

Você tem alguma experiência interessante sobre auditoria contínua que gostaria de compartilhar com a gente? Tem alguma opinião diferente do que foi abordado no conteúdo? Então deixe o seu comentário aqui no post!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!