balanço patrimonial de uma empresa

Como fazer o balanço patrimonial de uma empresa? Veja aqui!

Por |

Entre todos os aspectos relativos à gestão de um negócio e suas ferramentas, devemos ressaltar a importância do balanço patrimonial de uma empresa. Além de ser obrigatório, ele apresenta informações detalhadas sobre a situação do empreendimento.

O balanço patrimonial é estruturado considerando ativo, passivo e patrimônio líquido de uma organização. A partir dele é possível averiguar os dados financeiros e as questões contábeis de uma empresa. Assim, ele apresenta embasamentos seguros para a tomada de decisão.

Neste post, apresentaremos as principais informações sobre o assunto e mostraremos como estruturar o balanço patrimonial de uma empresa. Por isso, leia atentamente e acompanhe!

O que é balanço patrimonial?

Esse é um dos principais demonstrativos contábeis exigidos por lei, basicamente todas as empresas são obrigadas a apresentar esse relatório com as informações do exercício, salvo o Microempreendedor Individual (MEI) que não é obrigado a ter contabilidade.

Mesmo contendo itens de suma importância, muitos gestores não entendem a relevância das informações e acabam negligenciando os dados contidos nesse demonstrativo, muitas vezes por não saberem o que consta nele.

Como mencionado, o balanço patrimonial de uma empresa é separado por três grandes grupos subdivididos entre si. Conheça cada um deles.

Ativo

Esse grupo é obrigatoriamente alocado do lado esquerdo na estrutura do demonstrativo e nele são descritos todos os bens e direitos. Sejam corpóreos — conhecido como tangível — e os incorpóreos — também chamados de intangível.

O ativo pode ser separado entre circulante e não circulante. E, para um melhor entendimento, é preciso compreender o tempo em curto e longo prazo. Dessa forma, o fato gerador que perdurar durante o ano vigente será classificado como circulante (curto prazo).

Por outro lado, se o fato gerador ultrapassar o ano-calendário, será considerado como não circulante (longo prazo). É importante ressaltar que esse mesmo conceito se aplica ao passivo que veremos a seguir.

Passivo

Da mesma forma que o ativo, o passivo tem seu lugar obrigatório no relatório contábil. Ele deverá estar do lado direito, pois apresenta as dívidas e obrigações com terceiros, podendo ser com fornecedores ou com o governo.

Para compreender como o passivo circulante ou não circulante funciona, suponha que uma empresa comprou dois equipamentos, ambos em janeiro. Um deles será pago até maio, porém o outro se estenderá até fevereiro do próximo ano. A dívida do primeiro será lançada na conta contábil dentro do grupo do passivo circulante, já o segundo será registrado como dívida no grupo do passivo não circulante.

Powered by Rock Convert

Patrimônio líquido

O terceiro grupo é composto por valores depositados pelos sócios na constituição da empresa, ou seja, o dinheiro que financiará o início das atividades. Nele ainda constarão contas como: reserva de lucros, ações de tesouraria, reserva de capital, entre outras.

Como fazer o balanço patrimonial de uma empresa?

Toda atividade desenvolvida por um empreendimento ocasiona em um fato gerador, que é registrado nas contas contábeis. Todos esses elementos precisam ser somados para elaborar o balanço.

As contas chamadas de contas de resultados (receitas e despesas) são encerradas para apuração do resultado. Nesse caso, sendo lucro ou prejuízo, esse montante será lançado no grupo de patrimônio líquido da empresa.

Após realizar essa rotina, todos os elementos do ativo são somando, assim como os itens do passivo e do patrimônio líquido. Vale ressaltar que a soma dos lados deve ser igual, pois, na contabilidade, é utilizado o método das partidas dobradas, isso é, todo crédito possui um débito.

Por que ter uma consultoria é importante?

Mesmo compreendendo todos os elementos de um balanço patrimonial, tomar decisões pode ser um grande desafio para os gestores. Por esse motivo, poder contar com uma empresa especializada no assunto é fundamental para uma elaboração correta dos fatos.

Além de reduzir os erros, ela apresentará indicadores e provisões que alavancaram os resultados, apontando possíveis gargalos que limitam a obtenção da lucratividade, além de orientar os gestores em como lidar com as crises. A TBS Consultoria conta com um time de profissionais especializados na área contábil dando suporte para o crescimento do negócio.

Agora que você sabe a importância do balanço patrimonial de uma empresa, entre em contato conosco. Somos especializas no assunto!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Fale com nossos consultores.
Powered by