captação de recursos

Aprenda como fazer captação de recursos para investimento

Por |

No processo de crescimento, uma empresa passará por diversas situações que testarão não só a sua gestão, mas também a capacidade de desenvolver estratégias para melhorar. Nesse processo, a captação de recursos será um desses momentos em que será necessário a administração de ações para obter resultados desejados.

Porém, o que ocorre é que, nos casos de pequenas e médias empresas, pode ser difícil saber qual é a melhor forma de agir. Por isso, neste texto, vamos mostrar para você como é possível conseguir recursos para investir no seu negócio. Continue!

O que é captação de recursos?

Podemos dizer que a captação de recursos é uma junção de estratégias feitas pela empresa. Elas têm o objetivo de fazer com que a companhia consiga a quantia suficiente para realizar seus projetos, expandir seus serviços etc.

Como captar os recursos para investimento?

Separamos aqui, algumas dicas de como conseguir obter recursos para o seu negócio. Entenda!

Determine a quantia

Para que a captação de recursos dê certo, é necessário que a empresa tenha um plano de ação muito bem estruturado. Um dos dados fundamentais para essa etapa, é definitivamente a quantia. É importante saber o número exato, principalmente, analisar se esse valor será o suficiente para atingir o objetivo.

Procure pelos investidores ideais

Como segundo passo, aconselhamos que a empresa procure por investidores adequados para o seu negócio. Isto é, pessoas que não só possam disponibilizar os recursos necessários para o seu projeto, mas que estejam interessadas no seu ramo. Além disso, é importante que eles tenham um grau de conhecimento sobre o setor da sua companhia.

Tenha uma apresentação adequada

Para conseguir convencer o investidor certo, o seu negócio precisa mostrar resultados. Afinal, o maior objetivo de quem investe é que a sua aplicação traga resultados futuros, ou seja, lucro. Por isso, a sua empresa deve ser um projeto rentável e seguro.

A melhor maneira de fazer isso é estruturando uma apresentação sobre as qualidades da sua companhia e quais foram os resultados nos últimos anos. Utilize todos os dados possíveis para comprovar o desempenho, desde números de balanço a pesquisas e relatórios de resultado. Além disso, aproveite para mostrar de que forma pretende usar os recursos recebidos.

Conte com a ajuda de consultores

Consultores podem ser uma ótima oportunidade de conseguir impressionar da maneira certa os seus possíveis investidores. Isto porque, uma consultoria especializada vai ajudar você a agrupar as informações e relatórios necessários para que sua apresentação seja impecável.

Powered by Rock Convert

A empresa ainda terá dados confiáveis e poderá ter mais segurança na hora de apresentar as informações aos possíveis investidores.

Seja profissional

É importante estar atento não só com a apresentação dos dados de sua empresa, mas também, com a postura dos responsáveis pelo negócio. Em um primeiro momento, é claro que os investidores estão interessados nas informações, mas eles também analisam quem é que se apresentará.

Afinal, ele será um representante da empresa, é fundamental que seja alguém preparado e com uma postura de liderança.

Quais são as formas mais comuns para captar recursos?

Neste tópico, vamos apresentar duas maneiras mais comuns para captar recursos. Confira!

Crédito próprio

Aqui, são recursos que a empresa juntou ao longo do tempo, uma espécie de reserva gerada a partir dos lucros. A sua vantagem é que não há a necessidade de pedir autorização para nenhuma instituição. Entretanto, é necessário ter um plano bem estabelecido de como esse dinheiro será utilizado.

Empréstimo

A origem desse recurso costuma ser de instituições financeiras como bancos e financiadoras. A vantagem é que elas podem garantir um alto valor rapidamente. No entanto, exigem uma série de comprovações, como nome limpo, garantias de pagamento etc. Além disso, há a cobrança de juros por aquilo que foi emprestado.

Ao longo deste texto, você viu algumas dicas de como captar os recursos para o seu negócio. Quer continuar entendendo como você pode melhorar a sua empresa? Então, acesse agora o nosso texto sobre outsourcing contábil!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by