Classificação mensal de mercadorias: sua empresa está fazendo a classificação correta? Confira este artigo especial sobre o tema e descubra!

Por que a classificação mensal de mercadorias é importante?

Por |

A classificação mensal de mercadorias é uma etapa fundamental na gestão de informações e no controle fiscal e tributário da empresa. Muitos empresários não se dão conta de que essa classificação reflete diretamente na tributação que será recolhida, e de que informações incorretas podem representar problemas graves com o fisco, inclusive com a imposição de multas pesadas para a empresa.

Neste artigo, você vai descobrir como funciona a NCM, por que ela é importante e como fazer a classificação, evitando possíveis erros e garantindo a segurança jurídica e fiscal do seu negócio. Quer entender melhor o assunto e garantir mais segurança para a sua empresa? Então, acompanhe a leitura e confira!

O que é classificação de mercadorias? 

A classificação de mercadorias é o processo pelo qual a empresa classifica itens de acordo com as características de seus produtos que são baseadas em nomenclaturas, criadas conforme a Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias (SH).

Dentro da convenção, há dois grupos de classificação: o chamado Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Nomenclatura Aduaneira da Associação Latino-Americana (NALADI).

A classificação é importante pois é ela que determina quais serão os tributos envolvidos nas operações, tanto de entrada e de saída de mercadorias quanto para fins de controle e determinação da gestão administrativa necessária para cada item.

Ela estabelece classificações que vão desde a matéria-prima até produtos acabados, sendo que os oito dígitos são capítulos que vão identificando as mercadorias de acordo com a sua especificação, composição e descrição técnica. Assim, os produtos se encaixam nesses números de acordo com o seu material, aplicabilidade, composição e outros detalhes.

Sob o âmbito tributário, cada classificação tem uma tributação específica, podendo ser uma tributação simples, mas também podendo variar de acordo com a classificação recebida.

Por que é importante? 

Muitas empresas não tomam o devido cuidado com a classificação atribuída às suas mercadorias. Isso é observado principalmente quando utilizam o código do fornecedor, sem verificar a composição do produto, ou, ainda, aplicam a NCM do concorrente ou outra classificação que represente uma carga menor de impostos.

Existem várias razões para as empresas adotarem esse tipo de prática, mas o que muitos desses gestores não sabem é que o recolhimento incorreto de tributos pode causar prejuízos sérios para a companhia, tal como a imposição de multa, juros e a autuação do fisco.

Além disso, nos casos em que a empresa simplesmente reproduz o número informado pelo fornecedor, ela pode assumir o pagamento de tributos mais altos do que o necessário.

Nesse sentido, a classificação correta também pode evitar revisões no desembaraço aduaneiro, o que permite reduzir o tempo de chegada de encomendas. Outra questão é que a classificação pode incluir mercadorias que tenham um tratamento vantajoso, como isenção tributária e fiscal.

Uma classificação equivocada acarreta riscos sérios para a operação, por isso, essa etapa deve ser realizada de forma adequada, preferencialmente com o auxílio de profissionais qualificados.

Como fazer a classificação de mercadorias? 

A NCM é uma classificação que não muda com frequência. Dessa maneira, ao definir quais serão os produtos vendidos, a empresa vai fazer a classificação e deverá acompanhar a necessidade de alterações nos faturamentos seguintes.

Entretanto, é importante estar atento, pois existem algumas NCMs com período de vigência. Nesse sentido, o fisco pode instituir que, a partir de uma data determinada, aquela NCM deixe de existir. Em casos como esse, o gestor precisa realocar o produto em uma nova classificação.

Powered by Rock Convert

De forma geral, a atualização das classificações decorre da abertura de novas NCMs, novos produtos e novas classificações desenvolvidas.

Como evitar erros na classificação de mercadorias? 

A melhor forma de evitar erros na classificação das suas mercadorias é buscando informações a respeito das regras de agrupamento. A análise dos grupos e das tabelas do NCM oferece todo o embasamento necessário para a realização de uma classificação segura e eficaz.

É importante que o gestor esteja atento às características dos seus produtos, tendo condições de avaliar como é o enquadramento das suas mercadorias dentro das opções disponíveis na classificação.

Por isso, conhecer detalhadamente o produto é muito importante para oferecer especificações técnicas mais detalhadas do item. Outro fator importante é conhecer as regras gerais de interpretação da classificação fiscal.

Além disso, quando há dúvidas sobre a classificação de uma mercadoria, é recomendada a realização de uma consulta formal sobre a classificação fiscal de mercadorias junto à Receita Federal.

Ademais, a busca de uma consultoria especializada também pode ajudar, já que os profissionais com know-how podem elaborar uma análise das principais NCMs da empresa, indicando as melhores e mais adequadas, sempre considerando o atendimento à legislação e às demais normas em vigor.

Ainda, a consultoria desenvolve pequenos ajustes que contribuem para a empresa ter uma estrutura tributária mais adequada, com o objetivo de chegar à menor carga tributária possível.

É relevante que a empresa tenha ciência da importância de contar com o apoio de um facilitador que faça a tradução do que existe hoje sobre o produto que a companhia comercializa, facilitando no entendimento do contribuinte e identificando o código em que o item pode ser colocado. A Receita Federal e consultores especializados podem ajudar nesse processo.

Quais são as penalidades previstas? 

A organização empresária deve estar ciente da importância de seguir as regras impostas pela legislação, garantindo a correta classificação das suas mercadorias. Nesse sentido, em hipótese alguma, cabe a interpretação pessoal e também não é prudente acreditar que a classificação proposta pelo seu fornecedor é a correta.

Uma empresa que utiliza a classificação incorreta dos itens pode estar sujeita a penalidades severas.

No território nacional, as multas variam de acordo com cada caso, mas representam igualmente valores significativos e que afetam consideravelmente o financeiro das empresas.

Muitas companhias são autuadas diariamente em razão de erros na classificação de suas mercadorias, o que representa milhões de reais para os cofres públicos em autuações e multas.

Dessa maneira, a classificação inadequada pode representar um prejuízo significativo para o contribuinte, sendo uma situação que pode ser facilmente evitada com o auxílio de profissionais especializados, que podem oferecer soluções para a correta classificação e gestão de informações da empresa.

Como você tem feito a classificação mensal de mercadorias da sua empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos com dicas para uma gestão tributária, fiscal e contábil mais eficiente e organizada.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar

14 comentários

  1. Hello There. I found your weblog the usage of msn. That
    is a very smartly written article. I will be sure to bookmark it and return to
    read extra of your helpful information. Thanks for the post.
    I will certainly comeback.

  2. Hey There. I discovered your weblog the use of msn. That is a
    really well written article. I’ll be sure to bookmark it
    and return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll definitely comeback.

  3. Magnificent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too great.
    I really like what you’ve acquired here, certainly like what you’re saying and the way in which you
    say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it wise.

    I can’t wait to read much more from you. This is really a wonderful web site.

  4. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added
    I get several e-mails with the same comment. Is there any way
    you can remove me from that service? Thanks!

  5. Hello just wanted to give you a quick heads up. The
    text in your article seem to be running off the screen in Ie.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do
    with browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The layout look great though! Hope you get the problem resolved soon. Many thanks

  6. After checking out a number of the articles on your blog, I truly appreciate your technique of
    writing a blog. I saved it to my bookmark website list and will be checking
    back in the near future. Please visit my web site too and tell me what
    you think.

  7. I was wondering if you ever considered changing the page layout of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say.

    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two images.

    Maybe you could space it out better?

  8. You could definitely see your skills within the work you write.
    The world hopes for more passionate writers such as you
    who aren’t afraid to say how they believe. Always go after your heart.

  9. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good.

    I do not know who you are but certainly you’re going
    to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!
    cheap flights 31muvXS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Fale com o Consultor!
Olá, como podemos ajudar?
Powered by