fbpx
Expandir Sua Empresa

Conheça 7 maneiras de como expandir uma empresa!

Por |

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto”]

Aos poucos, a crise financeira que assolou o país nos últimos anos começa a dar indícios de que vai chegar ao fim. Portanto, esse é um momento propício para investir nos negócios! Se você também quer saber como expandir uma empresa, fique atento a este post!

O crescimento de uma organização — qualquer uma — deve estar explícito em seu planejamento estratégico. São justamente as metas e objetivos que darão o norte para que você possa saber qual caminho tomar para buscar tal crescimento.

Afinal de contas, quais investimentos serão necessários? Qual é o prazo desejado para a expansão? Está sendo considerada a possibilidade ou, até, necessidade de crescimento estrutural? Essas perguntas precisam estar claramente respondidas na cabeça dos responsáveis pela organização, para que o crescimento não leve a um gasto desordenado e aos consequentes problemas financeiros no futuro.

Veja, abaixo, 7 maneiras saudáveis de se expandir uma empresa, de acordo com os objetivos do seu planejamento estratégico!

1. Invista em novas unidades

Quando se fala em expandir o negócio, o primeiro modelo que vem à cabeça é a abertura de novas unidades. De fato, atuando em um maior número de localidades, você aumenta a sua chance de realizar vendas. Mas, não esqueça que, acompanhando esse aumento no número de filiais, você também verá as despesas crescerem.

Será preciso contratar funcionários, arcar com um maior número de contas de consumo e demais gastos extras. Por isso, antes de pensar na expansão territorial, é preciso fazer um cuidadoso estudo, que lhe dará suporte para saber em quanto tempo cada unidade se pagará.

2. Conheça o modelo de franquias

Como dissemos no tópico anterior, a expansão pelo aumento do número de unidades pode trazer bons resultados, mas também acarreta mais despesas, o que pode afetar a lucratividade. Mas, se assim mesmo você deseja ter mais unidades do seu negócio, o modelo de franquias pode ser a solução.

Uma franquia consiste na adoção do seu modelo de negócio em filiais que serão administradas por um franqueado correspondente. Cada uma dessas lojas destinará parte do resultado obtido a você, como criador do negócio.

A grande vantagem desse modelo é que toda a operacionalização do negócio fica por conta do franqueado, que apenas segue as diretrizes da marca. Por outro lado, é preciso manter a vigilância para que os serviços não saiam do padrão com o qual seus clientes já estão acostumados.

3. Aumente o seu mix de produtos

Diversificar o seu mix de produtos também é uma boa forma de expandir a empresa, já que aumenta as suas possibilidades de ganho. Dependendo do seu ramo de atuação, lançar novos produtos é também uma maneira de manter o seu negócio em evidência, sempre antenado com as principais tendências de mercado.

O lançamento de novos produtos exige muita pesquisa de mercado, já que você precisará identificar se existe, entre o grande público, a demanda pelo que você está pensando em lançar. Também é preciso pensar na infraestrutura de fabricação e distribuição, de acordo com o seu modelo de negócio. Trata-se de uma forma de expansão mais lenta e gradual, que pode ser muito positiva.

4. Crie novos canais de venda

Os pontos físicos de venda são muito eficazes em qualquer modelo de negócio e você não deve abrir mão deles. Mas a tecnologia também trouxe novas possibilidades, que devem ser exploradas no seu plano de expansão da empresa. Afinal de contas, se você quer expandir, precisa buscar novas maneiras de realizar negócios, não é mesmo?

Uma boa saída é a montagem de uma loja virtual, sistema que vem sendo cada vez mais utilizado. A partir dela, você pode fomentar o negócio por meio das redes sociais, investindo em publicidade e posts pagos em blogs especializados.

Lembre-se de que a loja virtual exige um esquema de logística muito bem arquitetado, já que você precisará se responsabilizar pela entrega dos produtos. Portanto, além da segurança, é preciso se preocupar com integridade das embalagens e o cumprimento dos prazos.

5. Busque fusões lucrativas

Se você já tem uma empresa consolidada, com um bom mix de produtos, pontos de venda bem distribuídos e boas condições gerais, a solução para expandir pode estar na busca de parcerias. Fundir-se com empresas que possam contribuir com a geração de lucros é caminho interessante para aumentar sua participação no mercado.

Mas como escolher uma boa empresa para fundir com você? Primeiramente, é preciso certificar-se da situação financeira da empresa. Se ela tem dívidas, você precisará calcular o valor final com tudo já pago, para ver se a parceria vale a pena. Também é bom conferir a credibilidade da marca que está sendo adquirida junto aos clientes, uma vez que a expansão depende diretamente do número de consumidores que você conseguir reverter para você.

Por fim, estude também o quadro de pessoal da empresa a ser comprada. Naturalmente, cortes na folha de pagamento poderão ser realizados. Mas essa também pode ser a oportunidade de você identificar talentos para somar aos seus recursos humanos.

6. Ofereça licenças de fabricação de seus produtos

O licenciamento de produtos é uma prática comum no mercado e pode ajudá-lo a expandir a empresa rapidamente. Trata-se de uma forma simples e barata de você aumentar a possibilidade de oferta de seus produtos, sem necessariamente mexer na sua estrutura, já que outras empresas farão esse trabalho por você.

Para não ter problemas ao licenciar seus produtos, procure um bom advogado e cuide bem dos registros e patentes, para não ter problemas no futuro.

7. Participe de licitações governamentais

Embora envolvam muita burocracia, as licitações governamentais são uma ótima maneira de expandir os negócios. Licitação é forma como o poder público realiza compras de produtos ou serviços e trata-se de uma concorrência entre empresas, para ver quem oferece o menor preço.

A grande vantagem é que não há tantos interessados e, com uma proposta competitiva, você pode sair vencedor. Além do negócio em si, a sua empresa ganha uma publicidade positiva e pode angariar novos clientes.

Se você quer entender mais sobre como expandir uma empresa e ganhar muito mais dinheiro, venha conversar conosco! A TBS Consultoria tem as melhores soluções para o seu negócio, de acordo com o seu planejamento estratégico. Não perca tempo!

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_sidebar admin_label=”Barra Lateral” orientation=”left” area=”sidebar1″ background_layout=”light” remove_border=”off” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.