Entenda o que é a consultoria previdenciária e como contratar a melhor para o seu negócio

Por |

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

 

O contexto atual do ambiente de negócios e do cenário político gera uma tendência clara de aumento da necessidade de uma consultoria previdenciária. Em nenhum outro momento da história recente passamos por tantos questionamentos e um debate tão intenso sobre a previdência.

Embora os assuntos principais envolvam os aspectos pessoais, a intensificação da fiscalização, a cobrança de empresas devedoras e até a tributação de dividendos provocam debates acalorados.

Independentemente do mérito de cada abordagem e argumento, o fato é que não estamos em um período no qual uma empresa brasileira possa sentir-se segura, ao menos sem um diagnóstico preciso sobre sua situação tributária e, especialmente, previdenciária.

Por isso, e uma vez que essa é uma área na qual acumulamos vasta experiência, elaboramos este conteúdo para você. Ele permitirá que entenda em detalhes como funciona uma consultoria previdenciária e de que modo ela pode beneficiar sua empresa. Confira!

Saiba como funciona e quais são os objetivos de uma consultoria previdenciária

O principal objetivo da consultoria trabalhista previdenciária é prevenir a empresa em relação às possíveis fiscalizações, tanto do Ministério do Trabalho quanto do INSS. Por meio de análises sistêmicas, que seguem padrões metodológicos testados e constantemente aprimorados, é possível levantar se o empreendimento tem algum tipo de passivo trabalhista ou previdenciário.

No caso de uma fiscalização do governo, não é possível precisar o valor das multas, pois variam muito, mas elas podem ser altíssimas e gerar punições severas. Uma vez que o não pagamento de descontos feitos nos salários dos colaboradores, por exemplo, é considerado um crime gravíssimo, configura apropriação indébita.

Ao mesmo tempo, esse serviço também identifica créditos passíveis de compensação ou restituição. Ou seja, do mesmo modo que ocorrem falhas que geram débitos, também ocorre o contrário. Por isso, não é raro que um diagnóstico de consultoria identifique pagamentos efetuados além do devido em nome do colaborador ou da empresa.

Até mesmo os eventuais créditos com o FGTS podem ser recuperados, embora a burocracia seja maior nesse caso e, em consequência, o processo seja mais lento.

Posto que não exista um momento ideal para contratar esse tipo de serviço, é importante mencionar que nenhuma ação preventiva tem efeito se for executada após a ocorrência que se deseja evitar — no caso, a fiscalização.

Por isso, não é aconselhável que essa medida seja protelada, especialmente no caso de empresas com mais tempo de atuação e um número mais representativo de colaboradores. Afinal, a tendência é a de que, quanto mais pessoas contratadas durante mais tempo, maior seja o passivo.

Podemos até citar um caso no qual um cliente fez todo o trabalho de revisão de procedimentos e, antes que os problemas fossem corrigidos, a empresa foi fiscalizada e notificada para regularizar alguns procedimentos. Não por acaso, eram os mesmos apontados pela consultoria — nesse caso, contratada tardiamente. Ainda assim, ela foi usada como apoio para resolver as inconformidades rapidamente.

Powered by Rock Convert

Conheça quatro vantagens de uma consultoria previdenciária para empresas e colaboradores

Vejamos agora algumas das vantagens da consultoria previdenciária com uma abordagem mais direta.

1. Redução de custo

A burocracia é tanta nessa área que, muitas vezes, nem mesmo os funcionários dos órgãos envolvidos sabem responder determinadas questões. Portanto, os erros são comuns e, para empresas, eles são sinônimos de custo.

2. Antecipação e eliminação dos riscos de passivo trabalhista e previdenciário

A consultoria não obriga que a direção tome alguma medida para correção das falhas, pois não tem poder de fiscalização. Todavia, informa à direção da empresa sobre o risco que ela corre e o que é preciso fazer para evitá-lo.

3. Maior seguridade no âmbito trabalhista e previdenciário

Nas relações com o governo, é a empresa que costuma ter de provar que está regular. O próprio fato de contratar uma consultoria já atesta a intenção de garantir a conformidade dos processos. Embora a grande segurança esteja em seguir as regras e usá-las a seu favor, manter todas as comprovações necessárias garantem a tranquilidade da empresa.

4. Identificação de débitos na conta do trabalhador

Em uma consultoria, os débitos no fundo de garantia e no INSS em nome dos colaboradores, por exemplo, são identificados, e a empresa pode fazer o recolhimento de ajuste. Isso evita incômodos e aumenta a tranquilidade e a satisfação dos talentos do time.

Alguns cálculos costumam gerar divergência com frequência, como os necessários para apurar contribuições relativas às horas extras e ao DSR (Descanso Semanal Remunerado), e são facilmente resolvidos em uma consultoria.

Entenda a expertise da TBS Consultoria em consultorias previdenciárias

Nossa experiência nos demonstrou que cada empresa é um caso especial. Embora existam alguns problemas comuns, cada empreendimento tem suas próprias necessidades e cultura. Por isso, não faz sentido ofertar uma consultoria de prateleira, ou seja, com um padrão engessado e inflexível, para aplicar em qualquer empresa, independentemente de seguimento e de particularidades.

Por isso, nosso trabalho é personalizado e humanizado, feito de pessoas para pessoas. Nossa equipe tem know-how construído com o trabalho em grandes empresas, formação especifica na área e de 4 até 30 anos de experiência, dependendo do profissional.

Com base nessa bagagem, elaboramos uma metodologia que começa com um diagnóstico criterioso dos procedimentos trabalhistas e previdenciários da empresa. Os documentos e recibos são analisados e, da admissão à demissão de cada funcionário, identificamos os gargalos e procedimentos com problemas.

Esse trabalho gera um relatório de todas as inconsistências auditadas, que é apresentado ao cliente com apontamentos sobre o que a empresa pode fazer para corrigir seus problemas. A partir desse momento, a própria organização pode fazer as correções, mas não sem acompanhamento, já que é nessa etapa que os problemas são, de fato, resolvidos.

Por isso, a consultoria atua oferecendo todo o suporte para a equipe do cliente que, além de resolver o problema, absorve muito conhecimento e várias dicas que facilitam a rotina e aumentam a segurança do negócio. Além disso, obviamente, favorece a conformidade com as leis trabalhistas e previdenciárias.

Mas também existem serviços executados para atender a necessidades mais especificas, como nos casos nos quais a empresa foi fiscalizada e precisa corrigir os problemas apontados pelo fiscal. Daí, o objetivo principal é resolver essas demandas, independentemente de haver ou não necessidade de um diagnóstico mais abrangente.

Para concluir, é importante deixar claro que, com a consultoria previdenciária, sua empresa se protege e usa as leis a seu favor. Nada pode ser mais prejudicial nesse campo do que a adoção de políticas improvisadas que, muitas vezes, são ilegais. Além disso, esse tipo de trabalho retorna o investimento com rapidez e eficiência.

Você pode fazer uma avaliação mais detalhada sobre o quanto pode ganhar ao contratar uma consultoria previdenciária. Entre em contato e conte com a abordagem colaborativa da nossa equipe.

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_sidebar admin_label=”Barra Lateral” orientation=”left” area=”ca-sidebar-4564″ background_layout=”light” remove_border=”off”] [/et_pb_sidebar][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos conteúdos.