Consultoria Previdenciária

Entenda o que é a consultoria previdenciária e como contratar a melhor para o seu negócio

Por |

O contexto atual do ambiente de negócios e do cenário político gera uma tendência clara de aumento da necessidade de uma consultoria previdenciária. Em nenhum outro momento da história recente passamos por tantos questionamentos e um debate tão intenso sobre a previdência.

Embora os assuntos principais envolvam os aspectos pessoais, a intensificação da fiscalização, a cobrança de empresas devedoras e até a tributação de dividendos provocam debates acalorados.

Independentemente do mérito de cada abordagem e argumento, o fato é que não estamos em um período no qual uma empresa brasileira possa sentir-se segura, ao menos sem um diagnóstico preciso sobre sua situação tributária e, especialmente, previdenciária.

Por isso, e uma vez que essa é uma área na qual acumulamos vasta experiência, elaboramos este conteúdo para você. Ele permitirá que entenda em detalhes como funciona uma consultoria previdenciária e de que modo ela pode beneficiar sua empresa. Confira!

Saiba como funciona e quais são os objetivos de uma consultoria previdenciária

O principal objetivo da consultoria trabalhista previdenciária é prevenir a empresa em relação às possíveis fiscalizações, tanto do Ministério do Trabalho quanto do INSS. Por meio de análises sistêmicas, que seguem padrões metodológicos testados e constantemente aprimorados, é possível levantar se o empreendimento tem algum tipo de passivo trabalhista ou previdenciário.

No caso de uma fiscalização do governo, não é possível precisar o valor das multas, pois variam muito, mas elas podem ser altíssimas e gerar punições severas. Uma vez que o não pagamento de descontos feitos nos salários dos colaboradores, por exemplo, é considerado um crime gravíssimo, configura apropriação indébita.

Ao mesmo tempo, esse serviço também identifica créditos passíveis de compensação ou restituição. Ou seja, do mesmo modo que ocorrem falhas que geram débitos, também ocorre o contrário. Por isso, não é raro que um diagnóstico de consultoria identifique pagamentos efetuados além do devido em nome do colaborador ou da empresa.

Até mesmo os eventuais créditos com o FGTS podem ser recuperados, embora a burocracia seja maior nesse caso e, em consequência, o processo seja mais lento.

Posto que não exista um momento ideal para contratar esse tipo de serviço, é importante mencionar que nenhuma ação preventiva tem efeito se for executada após a ocorrência que se deseja evitar — no caso, a fiscalização.

Por isso, não é aconselhável que essa medida seja protelada, especialmente no caso de empresas com mais tempo de atuação e um número mais representativo de colaboradores. Afinal, a tendência é a de que, quanto mais pessoas contratadas durante mais tempo, maior seja o passivo.

Podemos até citar um caso no qual um cliente fez todo o trabalho de revisão de procedimentos e, antes que os problemas fossem corrigidos, a empresa foi fiscalizada e notificada para regularizar alguns procedimentos. Não por acaso, eram os mesmos apontados pela consultoria — nesse caso, contratada tardiamente. Ainda assim, ela foi usada como apoio para resolver as inconformidades rapidamente.

Conheça quatro vantagens de uma consultoria previdenciária para empresas e colaboradores

Vejamos agora algumas das vantagens da consultoria previdenciária com uma abordagem mais direta.

1. Redução de custo

A burocracia é tanta nessa área que, muitas vezes, nem mesmo os funcionários dos órgãos envolvidos sabem responder determinadas questões. Portanto, os erros são comuns e, para empresas, eles são sinônimos de custo.

2. Antecipação e eliminação dos riscos de passivo trabalhista e previdenciário

A consultoria não obriga que a direção tome alguma medida para correção das falhas, pois não tem poder de fiscalização. Todavia, informa à direção da empresa sobre o risco que ela corre e o que é preciso fazer para evitá-lo.

3. Maior seguridade no âmbito trabalhista e previdenciário

Nas relações com o governo, é a empresa que costuma ter de provar que está regular. O próprio fato de contratar uma consultoria já atesta a intenção de garantir a conformidade dos processos. Embora a grande segurança esteja em seguir as regras e usá-las a seu favor, manter todas as comprovações necessárias garantem a tranquilidade da empresa.

4. Identificação de débitos na conta do trabalhador

Em uma consultoria, os débitos no fundo de garantia e no INSS em nome dos colaboradores, por exemplo, são identificados, e a empresa pode fazer o recolhimento de ajuste. Isso evita incômodos e aumenta a tranquilidade e a satisfação dos talentos do time.

Alguns cálculos costumam gerar divergência com frequência, como os necessários para apurar contribuições relativas às horas extras e ao DSR (Descanso Semanal Remunerado), e são facilmente resolvidos em uma consultoria.

Entenda a expertise da TBS na consultoria previdenciária

Nossa experiência nos demonstrou que cada empresa é um caso especial. Embora existam alguns problemas comuns, cada empreendimento tem suas próprias necessidades e cultura. Por isso, não faz sentido ofertar uma consultoria de prateleira, ou seja, com um padrão engessado e inflexível, para aplicar em qualquer empresa, independentemente de seguimento e de particularidades.

Por isso, nosso trabalho é personalizado e humanizado, feito de pessoas para pessoas. Nossa equipe tem know-how construído com o trabalho em grandes empresas, formação especifica na área e de 4 até 30 anos de experiência, dependendo do profissional.

Com base nessa bagagem, elaboramos uma metodologia que começa com um diagnóstico criterioso dos procedimentos trabalhistas e previdenciários da empresa. Os documentos e recibos são analisados e, da admissão à demissão de cada funcionário, identificamos os gargalos e procedimentos com problemas.

Esse trabalho gera um relatório de todas as inconsistências auditadas, que é apresentado ao cliente com apontamentos sobre o que a empresa pode fazer para corrigir seus problemas. A partir desse momento, a própria organização pode fazer as correções, mas não sem acompanhamento, já que é nessa etapa que os problemas são, de fato, resolvidos.

Por isso, a consultoria atua oferecendo todo o suporte para a equipe do cliente que, além de resolver o problema, absorve muito conhecimento e várias dicas que facilitam a rotina e aumentam a segurança do negócio. Além disso, obviamente, favorece a conformidade com as leis trabalhistas e previdenciárias.

Mas também existem serviços executados para atender a necessidades mais especificas, como nos casos nos quais a empresa foi fiscalizada e precisa corrigir os problemas apontados pelo fiscal. Daí, o objetivo principal é resolver essas demandas, independentemente de haver ou não necessidade de um diagnóstico mais abrangente.

Para concluir, é importante deixar claro que, com a consultoria previdenciária, sua empresa se protege e usa as leis a seu favor. Nada pode ser mais prejudicial nesse campo do que a adoção de políticas improvisadas que, muitas vezes, são ilegais. Além disso, esse tipo de trabalho retorna o investimento com rapidez e eficiência.

Você pode fazer uma avaliação mais detalhada sobre o quanto pode ganhar ao contratar uma consultoria previdenciária. Entre em contato e conte com a abordagem colaborativa da nossa equipe.

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar

57 comentários

  1. You actually make it appear really easy with your presentation but I to
    find this topic to be really something which I believe I’d never understand.
    It seems too complex and extremely large for me.
    I’m having a look ahead in your subsequent publish, I will try to get the hold of it!

  2. I truly love your blog.. Excellent colors & theme. Did you make this amazing site yourself?
    Please reply back as I’m looking to create my very own blog and would love to learn where you got this
    from or what the theme is called. Kudos!

  3. Aw, this was an incredibly nice post. Finding the time and actual effort to create a great article… but
    what can I say… I put things off a lot and never seem to get nearly anything done.

  4. Нey there juѕt wantеd to gіve ʏou a quick heads up and let you
    know a few of the images aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking іssue. I’ve trieԀ it in two
    different internet Ьrowseгs and ƅoth show
    the same outcome.

  5. Howdy! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing
    through some of the post I realkized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely glad I
    found it and I’ll be bookmarking and checking bacck often!

  6. I’ve been exploring for a little for any high quality
    articles or blog posts in this kind of space . Exploring in Yahoo I
    finally stumbled upon this web site. Reading this information So i am glad to exhibit that
    I have an incredibly good uncanny feeling I came upon just what I needed.
    I such a lot certainly will make certain to do not forget this site and give it a
    look regularly.

  7. I absolutely love your site.. Great colors & theme. Did you build
    this website yourself? Please reply back as I’m wanting to create my
    very own website and want to know where you got this from
    or what the theme is called. Appreciate it!

  8. Leading Online Pharmacy – Contact us at +1 (917) 259-3352 for unbelievable rates, discount and offers on any medicine. Get it delivered free of cost at your door steps, call us today. Phone : +1 (917) 259-3352

  9. Hi there, I do think your site could be having browser compatibility issues. When I take a look at your web site in Safari, it looks fine however, if opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I just wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, fantastic blog!

  10. Good post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon everyday. It’s always interesting to read through articles from other authors and use a little something from other sites.

  11. I am the owner of JustCBD Store brand (justcbdstore.com) and am planning to broaden my wholesale side of business. I really hope that anybody at targetdomain give me some advice ! I thought that the most ideal way to do this would be to reach out to vape shops and cbd retail stores. I was hoping if someone could suggest a reliable website where I can buy Vape Shop Contact Details I am presently considering creativebeartech.com, theeliquidboutique.co.uk and wowitloveithaveit.com. On the fence which one would be the best choice and would appreciate any guidance on this. Or would it be simpler for me to scrape my own leads? Ideas?

  12. I’m truly enjoying the design and layout of your website. It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme? Great work!|

  13. Howdy, I do think your website may be having browser compatibility issues. Whenever I look at your web site in Safari, it looks fine however, if opening in IE, it has some overlapping issues. I just wanted to provide you with a quick heads up! Besides that, great site!

  14. Hi there just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same outcome.|

  15. Wonderful blog! Do you have any recommendations for aspiring writers? I’m hoping to start my own blog soon but I’m a little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m totally confused .. Any suggestions? Thanks!|

  16. I’m amazed, I must say. Rarely do I come across a blog that’s both educative and interesting, and let me tell you, you’ve hit the nail on the head. The issue is something which not enough men and women are speaking intelligently about. I’m very happy that I found this during my search for something regarding this.

  17. Hello! I’ve been following your web site for a while now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Austin Tx! Just wanted to tell you keep up the fantastic job!|

  18. I like the helpful information you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here frequently. I’m quite certain I’ll learn many new stuff right here! Good luck for the next!|

  19. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this website.
    I am hoping to check out the same high-grade content from you later on as well.
    In truth, your creative writing abilities
    has encouraged me to get my own, personal site now 😉

  20. Howdy would you mind letting me know which webhost you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good internet hosting provider at a fair price? Thanks a lot, I appreciate it!|

  21. Hi there! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when viewing from my iphone. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this problem. If you have any suggestions, please share. Cheers!|

  22. I blog often and I seriously appreciate your information. This article has really peaked my interest. I’m going to take a note of your blog and keep checking for new details about once per week. I subscribed to your RSS feed as well.

  23. It’s appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or tips. Maybe you could write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!|

  24. I absolutely love your blog.. Excellent colors & theme. Did you build this site yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own personal blog and would like to know where you got this from or what the theme is named. Thanks!

  25. The very next time I read a blog, Hopefully it doesn’t fail me as much as this particular one. After all, I know it was my choice to read through, however I truly believed you would probably have something useful to say. All I hear is a bunch of whining about something you can fix if you weren’t too busy looking for attention.

  26. Today, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!|

  27. I’m not sure where you’re getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for wonderful information I was looking for this information for my mission.|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Fale com o Consultor!
Dúvidas sobre questões previdenciárias? Fale com nossos consultores.
Powered by