Contabilidade 4.0: quais as tendências e novidades do mercado?

Por |

A tecnologia evoluiu e, junto dela, as profissões e os setores vêm se desenvolvendo de acordo com as mudanças de comportamento e consumo. O termo “4.0” vem sendo atrelado a atuações cada vez mais estratégicas, ágeis e eficazes. Não é diferente com a contabilidade 4.0.

Diversas ferramentas são empregadas a fim de atribuir qualidade e segurança para os processos contábeis. No entanto, para aderir a essa tendência é preciso mudar o mindset tradicional de contabilidade, e isso só pode ser feito com mais conhecimento sobre o universo “4.0”.

Fique conosco e entenda melhor a contabilidade 4.0, suas novidades e soluções para o mercado. Boa leitura!

O que é contabilidade 4.0?

O primeiro setor a receber essa denominação foi a indústria 4.0. Isso remete à quarta Revolução Industrial, que é um movimento importante de mudança nos meios de produção e que vem se estendendo para o cenário empresarial. Essa transformação é marcada principalmente pela automação de tarefas, reduzindo significativamente os processos manuais e burocráticos.

Foi nesse cenário e frente aos novos desafios que passou a ser questionado o futuro do profissional contábil. Se, por um lado, a inteligência artificial e a programação com algoritmos conseguem assumir uma vasta gama de atividades contábeis, por outro, a atividade do contador se sobressai na estratégia das empresas.

Logo, a contabilidade 4.0 trata justamente da adoção da automação contábil para aquelas atividades mecânicas e repetitivas, da adaptação dos meios digitais em vez dos documentos impressos e da utilização de dados para decisões mais estratégicas. Isso atribui velocidade e precisão às atividades contábeis.

Quais são suas principais tendências?

A contabilidade 4.0 instituiu diversas mudanças no setor, fazendo com que ele evoluísse ao longo do tempo. Já foi a época em que a contabilidade era representada por livros contábeis e calculadoras. Para sobreviver nessa área é preciso ir muito além.

Ter domínio sobre as informações técnicas é primordial, mas não é mais suficiente. É preciso também estar atento aos recursos tecnológicos que podem facilitar o dia a dia e otimizar os resultados. Aqui vão alguns exemplos:

  • cloud computing — solução de armazenamento na nuvem que facilita o acesso às informações por qualquer usuário;
  • autenticações eletrônicas — armazenamento e autenticação de Balanços, Notas Fiscais, Danfe, Livros Diários e outras obrigações em meios digitais;
  • aplicativos — podem ser de qualquer natureza, tanto para facilitar a comunicação com o cliente quanto para registrar dados da empresa;
  • sistemas de gestão — softwares que integra os dados da empresa e emitem relatórios inteligentes que facilitam o processo decisório.

Esses são apenas alguns exemplos. Quem sabe o que mais pode ser feito com a adoção de tecnologia nos processos contábeis?

Qual é a importância de aderir à contabilidade 4.0?

É importante as empresas estarem atualizadas quanto ao trabalho, além disso, essa nova forma de contabilidade nos escritórios e organizações impacta direta ou indiretamente todos os negócios. Mesmo que você opte por não aderir à contabilidade 4.0, a concorrência e o mercado gerarão pressão por mudanças.

Hoje em dia, não é mais preciso se deslocar até alguns lugares para conseguir realizar certas atividades. Basta acessar alguns endereços eletrônicos e fornecer alguns dados. Isso agiliza o dia a dia de muitas empresas, além de aumentar significativamente a segurança dos processos e diminuir os custos gerais.

A contabilidade 4.0 não é mais uma tendência, mas uma nova realidade de mercado e agora você conhece esse assunto de perto. Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todos os nossos posts!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 5 / 5. Avaliações: 1

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!

Últimos conteúdos.

[newsletter_form form="1"]