contabilidade consultiva

Contabilidade consultiva: o que é e quais seus benefícios? Veja!

Por |

Nos últimos anos, um dos temas mais falados é o futuro do mercado contábil, devido ao fato de estarmos em um cenário de muitas mudanças no qual diversas questões são colocadas em pauta, especialmente o modo como as empresas têm procurado inovar para assegurar resultados positivos para os negócios. E, obviamente, é preciso estar preparado para esse futuro.

As empresas de hoje estão cada vez mais procurando firmas de contabilidade para serviços que vão além da auditoria e conformidade. Elas querem um verdadeiro consultor — alguém para auxiliar na orientação do futuro financeiro e analisar todos os diferentes tipos de transações. É aí que entra a contabilidade consultiva.

Mas você sabe o que é e como funciona esse tipo de contabilidade? Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

O que é a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva refere-se a um modelo de negócio em que o contador trabalha mais próximo de seus clientes, interagindo de modo estratégico com o intuito de assegurar os melhores resultados possíveis e tomar decisões mais racionais, de forma planejada.

Isso traz muito mais confiança e otimiza o relacionamento com seus clientes a um nível de real parceria. O cliente passa a enxergar o contador como um colaborador, e não mais como uma obrigação dentro da empresa.

Nesse tipo de contabilidade, o contador começa a utilizar os seus conhecimentos de um modo bem mais efetivo, auxiliando o seu cliente a compreender de fato o seu negócio e seus números, ajudando com planejamentos mais otimizados e contribuindo para uma melhor jornada pelo crescimento.

Isso fez com que se criassem oportunidades para os contadores de hoje em dia, que alguns considerarão atraentes e também lucrativas. Porém, para a maioria, apresenta uma questão bem desafiadora: deve-se manter a carreira em um caminho tradicional de contabilidade ou auditoria, ou é preciso mudar para um trabalho com uma função mais de consultoria?

Como consultor, o profissional vai ajudar a melhorar as operações de seus clientes, aprimorar seus relatórios financeiros e implementar novos sistemas. Isso exigirá que ele desenvolva uma série de novas habilidades, mas também o deixará em contato com funções de negócios e estratégias de gerenciamento mais amplas que serão extremamente benéficas para a empresa.

Quais são os principais benefícios da contabilidade consultiva?

São muito os benefícios da contabilidade consultiva. Conheça alguns deles!

Redução de custos

A contabilidade consultiva ajuda os proprietários de negócios a criar e controlar os orçamentos da empresa. Quando você sabe como seu dinheiro está entrando e saindo, está mais bem preparado para monitorar os orçamentos da organização. Os gestores que prestam atenção na contabilidade são informados e têm mais condições de prever as receitas de sua empresa.

Se você não pode prever as receitas de sua companhia, não saberá se é seguro fazer despesas relacionadas aos negócios e pode desperdiçar verbas. Logo, com a contabilidade consultiva, é possível reduzir custos, evitando desperdícios.

Inovação

Os gestores, a partir de dados mais precisos sobre seu negócio, passam a conhecer melhor suas organizações e podem criar estratégias inovadoras para atuar no mercado, tendo um relacionamento cada dia melhor com os clientes.

É muito importante ressaltar também que a contabilidade consultiva utiliza muito a tecnologia para realizar a leitura e a análise das informações. Isso assegura mais agilidade ao processo e melhor embasamento ao gestor, além de padronizar procedimentos.

A utilização da contabilidade consultiva unida com a contabilidade digital viabiliza ainda a agilidade dos processos burocráticos, com o fim das grandes quantidades de papéis, que serão substituídos pela tecnologia, assegurando que toda a troca de dados entre escritório de contabilidade e organização aconteça no meio digital.

Retenção de clientes

Em um trabalho de consultoria, o profissional trabalhará diretamente com os clientes para otimizar sua tomada de decisões e ajudá-los a crescer. Será possível ver os resultados desse trabalho todos os dias, enquanto observa os clientes realizando transações mais inteligentes, entrando em novos mercados, adicionando funcionários e superando seus concorrentes. Tudo isso fará com que você garanta a retenção de seus clientes.

Planejamento estratégico

A contabilidade consultiva também viabiliza o aperfeiçoamento de ações direcionadas ao crescimento espontâneo da empresa, quando são utilizados dados contábeis para otimizar a gestão estratégica do negócio. Com dados mais aprofundados da organização, o gestor começa a criar planejamentos estratégicos muito mais assertivos, obviamente um cenário presenciado pela empresa e que possibilita a criação de metas mais ousadas.

Mais qualidade dos processos

Além de aproximar o gestor do contador, a contabilidade consultiva também aproxima o gestor dos seus respectivos clientes. Esse cenário auxilia na otimização dos processos, devido ao fato de que as ações da empresa serão direcionadas para o seu desenvolvimento espontâneo. Além disso, destaca-se que, quando os erros são minimizados, é otimizada a entrega dos profissionais aos clientes, garantindo a satisfação deles e melhorando a saúde financeira da empresa.

Redução de falhas

Esse tipo de contabilidade aprofunda vários processos de contadores que anteriormente focavam somente no cumprimento de normas contábeis e no pagamento de tributos. Assim, começou a ocorrer uma atuação mais amplificada, fundamentada em uma fiscalização mais eficaz das movimentações da empresa.

A redução considerável nas falhas que poderiam existir no processo é o resultado mais significativo desse cenário, além de esse fator possibilitar uma análise mais minuciosa da situação tributária da instituição. A partir disso, é possível detectar gastos extras com impostos mais rapidamente, evitando seu pagamento e melhorando todo o planejamento tributário.

Agora você já sabe o que é a contabilidade consultiva e quais são os seus principais benefícios. Lembrando que é muito importante contratar uma empresa de consultoria que tenha credibilidade no mercado, como é o caso da TBS Consultoria. Nós prestamos serviços de consultoria fiscal, tributária, trabalhista, contábil e previdenciária, além de outsourcing fiscal contábil e auditoria independente.

Nosso objetivo é agregar valor a todas as atividades dos nossos clientes. Além disso, temos um time que conta com diversos consultores altamente qualificados, prontos para atendê-lo.

Então, ficou interessado no serviço de consultoria para sua empresa? Entre já em contato conosco e melhore agora mesmo os seus processos contábeis!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!

Últimos conteúdos.

[newsletter_form form="1"]