contabilidade estratégica

Entenda como a contabilidade estratégica pode ajudar no planejamento da sua empresa!

Por |

A contabilidade é uma área essencial para organizar uma empresa e aumentar a sua lucratividade para que ela se desenvolva de forma saudável. Mas a contabilidade estratégica gera muitos benefícios para os empreendedores que decidem aplicá-la. Os administradores estão se tornando profissionais mais voltados à criação de estratégias e delegando o setor contábil para que fique aos cuidados de especialistas.

As tecnologias também estão modificando os cenários de modo que diversas atividades burocráticas já são realizadas por meio de softwares. Novas técnicas contábeis advindas do uso das inovações podem impactar positivamente as finanças. Neste artigo, vamos explicar o que é contabilidade estratégica e as suas características. Por outro lado, vamos mostrar como ela pode ajudar no planejamento estratégico da empresa.

Deseja obter maiores informações sobre contabilidade estratégica? Continue a leitura!

O que é a contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica é uma evolução do conceito tradicional da contabilidade que já está bastante conhecido no mercado. Ela adiciona conceitos de gestão empresarial aos conhecimentos contábeis para proporcionar um crescimento maior às organizações. Com ela, tornou-se possível criar e monitorar estratégias inovadoras e aprimorar os controles.

Dessa forma, a contabilidade estratégica influencia o planejamento estratégico e auxilia os líderes empresariais em suas tomadas de decisões. Alguns objetivos dos profissionais que trabalham nesse ramo é fazer a estruturação de planos econômicos, comunicar estratégias novas, possibilitar a implementação de ideias e o alcance das metas, bem como controlar e monitorar as etapas.

Como uma contabilidade estratégica pode ajudar?

O conceito pode ajudar aperfeiçoando a comunicação entre as equipes, com os fornecedores e clientes, assim como aprimorando e otimizando as tomadas de decisões. Ela eleva a eficiência dos recursos investidos e ajuda a definir os preços dos serviços e das mercadorias, estrutura os custos, mede o desempenho da empresa após as mudanças etc.

Elevação da rentabilidade

Diversos outros benefícios advêm da aplicação da contabilidade estratégica. Por exemplo, os dados financeiros são obtidos e informados de modo real e preciso, as atividades seguem uma lógica e a companhia consegue atingir os seus objetivos em longo prazo. Muitos prejuízos podem ser evitados, e inúmeras vantagens obtidas pelo aumento da eficiência e da lucratividade.

Enfrentamento das dificuldades

Os profissionais da contabilidade estudam a concorrência para desenvolver métodos eficazes de alavancagem dos negócios. Eles investigam e descobrem por que os empreendimentos não obtêm sucesso ou passam por dificuldades financeiras. Fazem comparações, evitam que erros sejam cometidos por terceiros, apontam as posições mais favoráveis e aplicam práticas que geram resultados.

Inteligência competitiva

A empresa consegue se destacar no mercado e adquire sustentabilidade, já que a contabilidade estratégica intervém nos investimentos, finanças, custos e atividades organizacionais. Ela também prepara os colaboradores para aplicar metodologias nas mais variadas operações, aumenta as chances de êxito e minimiza os riscos.

Entendeu como a contabilidade estratégica pode ajudar no planejamento da sua empresa? Uma empresa especializada pode auxiliar muito com diversas questões empresariais. Saiba que a TBS Consultoria oferece consultorias e dá suporte para médias e grandes empresas, faz planejamentos tributários, fiscais, contábeis, trabalhistas e previdenciários.

Quer saber mais sobre contabilidade estratégica e outros temas relacionados? Fale com os nossos consultores!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!