dashboard contábil

Entenda o que é um Dashboard contábil e por que utilizá-lo!

Por |

Os relatórios contábeis são ferramentas de gestão primordiais para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou até mesmo de grande porte. As informações contidas neles são extremamente relevantes e estas devem ser avaliadas periodicamente por profissionais capacitados. Como a quantidade de números nos relatórios contábeis é grande, o dashboard contábil facilita a compreensão dos dados.

Neste post, vamos apresentar o que é dashboard contábil, informar quais informações devem estar contidas nele e para que serve esse conceito. Aqui você vai entender como funciona o dashboard contábil e conhecer detalhes sobre os índices financeiros, comparativos, e como pode ser realizado o acompanhamento da saúde financeira da empresa.

Com a visualização facilitada por meio dessa ferramenta, é possível entender claramente dados técnicos, financeiros e contábeis do negócio. Sendo assim, com acesso ao dashboard, empresários e gestores podem tomar decisões acertadas. Descubra, ainda neste conteúdo, os principais motivos para uma empresa adotar o dashboard contábil, inclusive as vantagens que ele proporciona aos usuários e alguns diferenciais que merecem destaque.

Deseja saber mais sobre o dashboard contábil? Continue a sua leitura e fique por dentro do assunto!

O que é um dashboard contábil e para que ele serve?

O dashboard contábil nada mais é do que um conjunto de indicadores de desempenho das empresas. A ferramenta utilizada para a realização de análises mostra em tempo real, dados sobre o andamento das atividades da área contábil e do setor financeiro da empresa. Todos os dados aparecem em um único local para que possa ser feito um acompanhamento detalhado dos indicadores de resultado mais importantes. Esses indicadores podem ser disponibilizados e visualizados pelos interessados por meio de gráficos interativos que são apresentados usualmente em locais de destaque nas empresas, proporcionando maior clareza e acessibilidade às informações relevantes da empresa em tempo real.

Visualizando esses dados por meio das representações gráficas, a análise das demonstrações contábeis se torna bem mais simples. Entre as informações a serem vistas com o uso de dashboards de contabilidade estão:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • Indicadores de liquidez e prazos médios de giro de caixa;
  • NCG, endividamento e alavancagem da operação;
  • Ebitda e margens operacionais.

Esses dados que são analisados por meio dessa ferramenta de gestão são fundamentais para resolver diversos problemas internos e externos das empresas, direcionando as tomadas de decisão da Administração. Internamente, eles servem para avaliar o desempenho da empresa, e externamente, apresentam ao mercado e interessados informações consistentes e padronizadas.

Como funciona um dashboard contábil?

Na maioria das vezes os relatórios são difíceis de entender e não são todos os empresários que conseguem decifrar os dados neles registrados. Por essa razão, o setor contábil transforma todas essas informações em gráficos ilustrativos e facilitam a rotina dos gestores. Dessa forma, os indicadores das finanças mostram de maneira simplificada quais são os resultados do negócio com informações precisas.

Existe a possibilidade de criar modelos de dashboard personalizados nos quais os dados da contabilidade e as informações financeiras podem ser unidas e extraídas para tirar as dúvidas dos gestores e empreendedores. Para desenvolver a visualização facilitada desses relatórios é interessante utilizar o dashboard de KPIs. Veja abaixo quais as informações que esse relatório deve ter!

Índices financeiros

Os índices financeiros apontam a realidade financeira das empresas. Eles são divididos e os mais populares incluem índices de rentabilidade e de liquidez, para a avaliação da possibilidade de pagamento das obrigações da empresa dentro dos prazos. Esse é um ponto muito importante, já que é por meio dele que os gestores podem investigar as causas de vários problemas e encontrar as soluções estratégicas para inúmeras situações.

Os índices devem ser atualizados frequentemente, pois são eles que evidenciam como está a situação patrimonial da empresa, com dados contábeis que são retirados do Balanço Patrimonial.

Powered by Rock Convert

Acompanhamento da saúde financeira da empresa

Por meio do dashboard contábil é possível ter uma noção ampla das finanças da empresa. Todas as questões econômicas da organização podem ser vistas facilmente e indicadores variados podem ser extraídos com agilidade. Veja abaixo os principais indicadores utilizados pelos profissionais especializados:

  • comparação de resultados obtidos;
  • resultados pretendidos;
  • resultados obtidos;
  • recursos utilizados;
  • lucratividade;
  • produtividade;
  • valores recebidos pelos serviços prestados;
  • custos com investimentos.

Com esses dados ao seu alcance, os empreendedores têm uma garantia para o sucesso dos seus negócios.

Comparativos

Essas informações podem ser comparadas com os valores dos orçamentos, fato que vai ajudar a controlar as despesas.

Pontos que merecem mais atenção por influenciar os resultados da empresa são identificados com muita facilidade, e uma dica interessante é manter os números abertos para que possa ser feita uma melhor investigação das variantes de cada dado analisado.

Quais são os principais motivos para uma empresa adotar esse tipo de análise?

Um dos principais motivos das empresas adotarem esse tipo de relatório é pelo fato de que não somente os profissionais de contabilidade e da controladoria obtém conhecimento das informações. Com essa ferramenta, a diretoria, os funcionários e os demais interessados conseguem ter uma ideia precisa de todas as informações importantes da organização.

Tomar as decisões certas é fundamental para assegurar o bom andamento dos negócios.

Uma das maneiras mais eficientes para diminuir erros é realizar a contratação de especialistas que podem auxiliar os líderes empresariais em todos os momentos, inclusive na hora de contratar um software de gestão que ofereça um dashboard confiável.

Enfim, toda empresa pode se beneficiar com o uso de um dashboard contábil, seja ele tático, operacional, estratégico ou analítico. Os benefícios adquiridos por meio da ferramenta são claros e o mais importante de tudo é que o status da empresa é visível por todos, o que é muito bom para a transparência operacional.

A equipe TBS trabalha incessantemente para o crescimento dos negócios em nosso país. Com o auxílio desses profissionais qualificados que estão sempre se atualizando em relação às novas tecnologias, é possível ter acesso a informações sistemáticas e alcançar vantagem competitiva. Na TBS você encontra consultoria contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária e tributária, sem contar que a empresa oferece auditorias independentes. Outros pontos interessantes da contratação dessa empresa especializada é que ela faz outsourcing da gestão, operação contábil e do departamento pessoal (DP e folha de pagamento).

Gostou do nosso post sobre o que é e como utilizar o dashboard contábil? Entre em contato conosco e saiba quais serviços são oferecidos nessa área!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by