fbpx

Descubra como aumentar o lucro da sua empresa

Por |

A dedicação em aumentar o lucro da empresa precisa ser uma preocupação constante, pois isso influencia a competitividade e a viabilidade do negócio. Empresas lucrativas têm mais condições para superar crises do mercado e de fazer promoções para driblar a concorrência, por exemplo.

No entanto, essa pode ser uma tarefa difícil se a empresa sofrer grande pressão por preços mais baixos, não estiver estruturada tecnologicamente ou conviver com problemas de ordem tributária.

Por isso, ainda que não haja uma única regra que resolva o problema da lucratividade de todas as empresas, podemos relacionar soluções pontuais de aumento de lucro. Confira!

Invista em inovação

A inovação é uma ótima maneira de diminuir a pressão por preços e descontos. Quando você tem um produto ou serviço diferenciado, consegue que ele seja mais valorizado e, portanto, pode cobrar um pouco mais sobre ele.

Isso não significa que você precise fazer uma revolução, grandes mudanças ou investir em tecnologias altamente sofisticadas e modernas. Muitas vezes a inovação está em um novo modo de comercializar o produto, de fazer marketing ou na forma de cobrança.

O importante é se concentrar na busca de um novo e mais eficiente modo de entregar um valor superior para o cliente.

Faça a lição de casa

Contudo, de nada adianta se esforçar em atividades de promoção da inovação se a empresa não for capaz de trabalhar constantemente para reduzir custos e aumentar o ticket médio, por exemplo.

Embora essas sejam ações elementares, que toda a empresa costuma se preocupar, sempre existe espaço para melhora e, principalmente, é comum que depois de algum tempo executando uma tarefa ela passe a ser feita com menos atenção, o que pode aumentar os custos. Por isso, precisa de revisões periódicas.

Esteja alerta à conformidade tributária

Algumas das grandes contribuições para o aumento de custos são: pagar impostos que não são devidos, ser obrigado a arcar com multas devido à falta de documentos , erros de procedimentos, perda de prazo de envio de relatórios e de vencimento de tributos, por exemplo.

O sistema tributário brasileiro é complexo e cria grandes dificuldades, além de sofrer constantes alterações. Aliás, atualmente, há um grande debate sobre como simplificá-lo. Apesar dessa tendência apontar para uma diminuição do problema, mesmo que ela aconteça rapidamente, vai gerar a necessidade de adaptação, o que aumenta a dificuldade de manter a conformidade.

Por isso, essa é uma das áreas que mais merecem atenção quando o objetivo é diminuir custos. Além de evitar os problemas que citamos, esse cuidado costuma ajudar a identificar alternativas legais para diminuir impostos. Muitas vezes até mesmo uma mudança de CNAE pode ajudar com isso.

Conte com especialistas

Apesar de parecer uma medida simples, a revisão tributária costuma sofrer grande entrave devido à rotina de trabalho. No dia a dia, a preocupação costuma ser a de resolver os problemas mais urgentes e falta tempo para analisar o que pode melhorar com algumas mudanças.

Por isso, quem olha para o problema de fora e é contratado para resolvê-lo faz tanta diferença. Além disso, consultores trabalham com um método que tem o objetivo de identificar e resolver problemas na sua origem — não os seus efeitos.

Isso sem mencionar o conhecimento que pode ser agregado e a experiência de outros casos parecidos com o seu.

Por fim, essas foram as nossas dicas sobre como aumentar o lucro do seu negócio. Podemos dizer que elas estão concentradas na importância do compliance tributário, na inovação, no planejamento e na busca constante pela excelência.

Sendo assim, confira nossa postagem sobre o compliance tributário e saiba como ele pode ajudar sua empresa.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Outsorcing ContábilPowered by Rock Convert

Últimos conteúdos.