fbpx

Descubra porque investir em consultoria fiscal? Confira aqui!

Por |

A consultoria fiscal é indispensável para as empresas brasileiras, especialmente as que estão em crescimento, expansão para outros estados, com novas linhas de produto e outras inovações. Cada novo modelo de trabalho pode alterar bruscamente as regras de tributação e obrigações às quais o empreendimento está submetido.

Abrir mão de uma consultoria na área tributária em um cenário tão complexo como o brasileiro é como pular de paraquedas sem instrutor nem acompanhamento. Compreenda os detalhes que precisa saber sobre o tema.

Entenda o que é uma consultoria fiscal

A consultoria fiscal é a aplicação de um método para encontrar e corrigir inconformidades e eliminar riscos na gestão tributária de uma empresa. Ela pode ser executada em uma modalidade contínua, na qual a consultoria acompanha as rotinas fiscais e a entrega das obrigações assessórias da empresa e instrui a equipe interna, inclusive sobre eventuais mudanças tributárias.

A entrega das obrigações acessórias exige o cumprimento de prazos, informações exatas e corretamente apresentadas. Isso envolve qualidade e estrutura da informação. O papel da consultoria fiscal ou consultoria tributária é justamente garantir que essas entregas de obrigações estejam cumprindo esses três papéis: uniformizar a informação correta, apresentada de forma adequada e no prazo exato.

A consultoria também pode assumir a forma de uma auditoria, na qual todos os procedimentos tributários da empresa são conferidos para levantar deficiências, enganos e riscos. Em ambos os processos, a consultoria atua para diminuir a carga tributária, pois muitas empresas pagam mais do que precisam por motivos diversos, como falta de informação ou falha nos processos internos.  

Conheça 5 vantagens da consultoria fiscal para o seu negócio

Um dos papéis da consultoria é dar suporte à direção da empresa na tomada de decisões, elaborando cenários, definindo riscos, analisando oportunidades, revisando procedimentos e, desse modo, garantindo que as tomadas de decisões sejam cada vez mais acertadas no âmbito fiscal e tributário.

Suporte confiável para desenvolver a empresa

Por isso, uma grande vantagem da consultoria é justamente a de ter um suporte confiável de um parceiro que se envolva, comprometa-se e colabore para o desenvolvimento da empresa. Bons exemplos de pontos de apoio que uma consultoria tributária fornece são:

  • os momentos de tomada de decisão;
  • a elaboração e a revisão do planejamento tributário;
  • a definição de novas linhas de produto;
  • nas decisões sobre investimentos;
  • definições de parcelamentos.

Uma boa consultoria apoia a empresa na tomada de decisão, pois garante informações mais seguras e confiáveis, entregues em um formato capaz de indicar o rumo do negócio e, ao simular cenários futuros, os efeitos de determinada decisão.

Redução de risco

Como consequência de decisões melhor embasadas, os riscos naturais do empreendimento diminuem, bem como os causados por erros e inconformidades na gestão tributária, como a possibilidade de cobrança de multas e punições.

Diminuição da carga tributária

Muitas empresas pagam impostos desnecessários, mas não pense que isso seja algum demérito delas, pois o sistema tributário brasileiro é complexo. Existem milhares de normas e regulações específicas, o que inviabiliza que uma empresa consiga dar conta de sua atividade principal e, ao mesmo tempo, se dedique a observar cada detalhe, mesmo que tenha um departamento de contabilidade bem-estruturado.

A consultoria vive sua rotina envolvida com essas regras. Por isso, domina o conhecimento sobre tais normas, prazos e demais detalhes. Além disso, conhece a forma de trabalho de auditores e fiscais, o que a torna capaz de encontrar as mesmas inconsistências que eles encontrariam e, antes disso, orientar sobre como corrigir esses problemas.

Valorização do negócio

Outro aspecto que muitos desconsideram ao pesar a contratação de uma consultoria tributária é a valorização do negócio. Para entender como isso é importante, imagine uma situação na qual você estuda a compra de uma empresa. Um trabalho prévio de uma consultoria independente é uma segurança de que a gestão tributária da empresa não tem problemas nem riscos ocultos na operação.

De outro lado, uma empresa desorganizada e sem esse tipo de garantia é uma “caixinha de surpresas”. Os riscos de no futuro ser surpreendida por cobranças, processos trabalhistas e multas são maiores, o que desvaloriza o negócio. Conformidade com obrigações legais também vale dinheiro.

Retorno sobre investimento

Mas o retorno sobre o investimento em uma consultoria não está limitado a essa provável valorização da empresa. A eliminação de gastos desnecessários, do risco de pagamento de multas altíssimas e a contribuição para a tomada de decisões, melhor embasadas, mais seguras e lucrativas, são outros ganhos concretos de uma consultoria.

Com base nessa informação, a não contratação da consultoria é, no final, um prejuízo contínuo, pois nem todas as despesas pagas indevidamente poderão ser recuperadas no futuro.

Entenda por que contar com uma consultoria fiscal como parceira do seu negócio

A consultoria tributária é bastante importante em alguns momentos da empresa, como na troca do sistema de gestão. Essa é uma oportunidade de revisar se o sistema está configurado de acordo com os parâmetros certos, o que é possível por meio de testes e da implementação e acompanhamento de novas rotinas.

A consultoria ainda pode apoiar a equipe tirando dúvidas, fazendo questionamentos, levantando informações, avaliando riscos e mapeando a situação da empresa. Além disso, as empresas em crescimento são continuamente sujeitadas a novas obrigações que desconhecem, mas das quais a consultoria tem plena ciência.

Por exemplo, uma empresa que começou em São Paulo e passou a vender para Minas Gerais estará sujeita a uma tributação diferente. Nesses casos, a consultoria tributária acompanha, instrui e treina a equipe interna, a fim de evitar erros. Além disso, a consultoria também oferece suporte a fiscalizações e questionamentos sobre tributos. Nessas situações, ela pode apresentar laudos e defender a empresa, por exemplo.

Saiba como contratar uma consultoria fiscal

A melhor consultoria é aquela que é capaz de resolver os problemas e incômodos específicos de cada negócio. No lugar de um pacote padrão e abrangente, funciona muito melhor um serviço objetivo, capaz de focar nas prioridades do momento.

O diferencial de uma boa consultoria é buscar soluções de forma objetiva e inovadora, envolvendo processos, treinando as equipes internas e dividindo conhecimento. Tudo isso, com respeito à cultura interna do seu negócio e à sua trajetória.

O fato é que, principalmente em um sistema tributário complexo, como é o brasileiro, ninguém é o dono da verdade nem de toda informação. Consultores com a consciência disso são os melhores profissionais, pois se posicionam como especialistas e se dedicam continuamente a essa especialização, seja por meio da experiência de prestar o serviço em várias empresas, seja pela formação técnica e constante atualização.

Por isso, o melhor que você tem a fazer para avaliar uma consultoria fiscal é estabelecer as suas prioridades, analisar a competência e qualificação do time de consultores e ouvir o que outros clientes têm a dizer sobre os resultados que obtiveram com o trabalho. No entanto, você não precisará de muito esforço nessa análise, se puder contar com um time preparado para ajudar em todas as suas decisões, inclusive na contratação.

Entre em contato para conhecer a nossa consultoria fiscal e permita demonstrarmos isso para você.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert

Últimos conteúdos.