tbsconsultoria_tbsconsultoria_planejamento tributário.j

Entenda o que é planejamento tributário e qual sua importância!

Por |

Vários fatores interferem na boa gestão de uma empresa, principalmente o planejamento tributário. No Brasil, a carga tributária pode ser bastante elevada caso o empresário opte por um regime tributário qualquer. Por outro lado, o sistema de cobrança de tributos também gera dúvidas para os contribuintes.

O pagamento de impostos, taxas e contribuições impacta diretamente no faturamento das empresas.

Neste post, vamos falar sobre o conceito de planejamento tributário e explicar por que você deve fazê-lo. Aqui, você vai descobrir o que é e para que serve, além de compreender a importância de contar com essa estratégia para o crescimento do seu negócio. Além disso, vamos mostrar como fazer para obter excelentes resultados e escolher o tipo de regime adequado para a sua empresa.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Saiba o que é e para que serve o planejamento tributário

Planejamento tributário é uma ferramenta contábil utilizada por profissionais para a otimização da carga de tributos e o pagamento destes conforme as exigências legais. Todas as empresas pagam impostos, não importa qual seja a sua área de atuação. Por isso, planejar essa área do negócio aumenta as chances de alcançar o sucesso almejado em relação às questões fiscais.

ECF e ECD

Descubra por que é importante fazer o planejamento tributário

É relevante fazer o planejamento tributário para evitar o pagamento indevido de impostos. Os estados e municípios podem criar as suas próprias regras de tributação por que não existe um padrão nacional definido por meio de normas. O empreendedor precisa conhecer cada detalhe das legislações municipais e estaduais para conseguir aproveitar as chances de reduzir custos.

Com um bom planejamento tributário, é possível impedir que os fatos geradores se concretizem e aproveitar a isenção dos impostos. Consequentemente, haverá uma redução nos montantes retidos pela fiscalização. Alguns pagamentos podem ser adiados e a movimentação financeira retardada para melhorar o fluxo de caixa. A legalidade do negócio fomenta o seu crescimento no mercado.

Confira como saber qual o regime tributário é ideal para a empresa

Existem vários regimes tributários, por exemplo, Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Microempreendedor Individual (MEI). Essas modalidades determinam como serão calculados os valores a serem pagos a título de impostos e as suas alíquotas. Cada sistema tem características próprias que apresenta limitações e obrigações diferenciadas e aponta quem recebe os tributos.

Para escolher a opção mais vantajosa para a sua empresa, é importante fazer o levantamento dos dados do empreendimento e estudar as formas de aprimoramento da gestão financeira. Faça uma análise dos departamentos e procure entender as leis tributárias vigentes. Depois, realize uma previsão do faturamento anual para conseguir definir as alternativas possíveis.

Agora você já sabe o que é planejamento tributário e qual sua importância. Ele traz inúmeros benefícios para as organizações que decidem contratar um profissional especializado no ramo. Um consultor vai indicar qual é o regime mais lucrativo para cada caso e ainda auxiliar com outras informações valiosas, indicar novas possibilidades de investimentos e fornecer dicas para o desenvolvimento organizacional.

Ainda tem dúvidas sobre o tema ou gostaria de solicitar uma explicação mais detalhada? Entre em contato conosco agora mesmo!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!

Open chat