tbs consultoria recuperação de impostos

Entenda o que é recuperação de impostos e como ela é feita!

Por |

Não é segredo para ninguém que o Brasil é um dos países que apresentam uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Por esse motivo, os tributos são um motivo de preocupação por parte de empresas de diversos segmentos e portes. Nesse contexto, o conhecimento das questões relacionadas à recuperação de impostos é fundamental.

As organizações que conhecem como funcionam esse procedimento, conseguirão recuperar os créditos tributários devidos. Desse modo, poderão contar com mais recursos financeiros e eles poderão ser utilizados para diversas finalidades. Entre elas estão o pagamento de despesas operacionais, fazer novos investimentos, constituir uma reserva de contingências etc.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente o que é a recuperação de impostos, informaremos quais são os tributos que podem ser recuperados e descreveremos como uma empresa especializada pode ajudar na recuperação tributária. Boa leitura!

O que é a recuperação de impostos?

Esse processo faz referência à recuperação de créditos tributários referentes a impostos, contribuições ou taxas pagos indevidamente pela empresa ao governo. Vale ressaltar que esse resgate do valor devido pode acontecer por meio de créditos tributários que serão utilizados no futuro ou em dinheiro.

Quais os benefícios da recuperação de impostos?

A recuperação tributária apresenta diversos benefícios para os negócios. Primeiramente, ela contribui para a diminuição da carga tributária, ou seja, a empresa tende a pagar menos tributos e de forma lícita. Desse modo, sobrarão mais recursos e eles poderão ser aplicados em investimentos que favoreçam a expansão e o crescimento da companhia no mercado.

Além disso, como há a apuração detalhada de cada imposto, esse procedimento auxilia na identificação de erros na área fiscal. Dessa forma, diminui-se as chances de autuação da sua empresa.

Quais os tributos que podem ser recuperados?

Existem diversos tributos que podem ser recuperados pelas empresas. A maior parte deles é de competência federal. A exceção fica por conta do ICMS que é um tributo estadual. Entre as espécies tributárias que podem ser recuperadas estão:

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): como o nome diz, esse tributo incide sobre o lucro líquido das empresas;
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): esse tributo é de competência federal e ele incide sobre itens industrializados;
  • Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): trata-se de um tributo estadual e incide sobre a circulação de mercadorias e serviços;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Programas de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). 

Qual é a importância de contar com uma empresa especializada no assunto?

A recuperação tributária é um procedimento burocrático, pois é necessário saber como fazer e quais os impostos que estão sujeitos a essa regra. Por esses motivos, é fundamental contar com uma empresa especialista no tema, pois ela conta com profissionais experientes e preparados que saberão orientá-lo em relação ao assunto. 

A recuperação de impostos é um processo fundamental para as empresas, pois ajuda a melhorar a saúde financeira dos negócios. Por isso, é muito importante conhecer as questões relacionadas ao tema para que você recupere os tributos seguindo as normas vigentes. Desse modo, a sua empresa conseguirá desfrutar dos benefícios dessa prática e, ao mesmo tempo, cumprir com as obrigações legais.

Você está com alguma dúvida sobre como funciona e como é feita a recuperação de impostos? Entre já em contato com a gente! Será um grande prazer ajudá-lo a esclarecer os seus questionamentos em relação ao tema.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!