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Gestão de crise: como diminuir impactos e custos

As crises impactam negativamente as empresas que não estão preparadas com estratégias para o seu enfrentamento. Mas infelizmente alguns empresários só pensam no assunto quando as dificuldades já se iniciaram e os resultados da organização estão comprometidos. Apesar da preocupação tardia, ainda dá tempo para amenizar os problemas por meio da gestão de crise.

Neste post, vamos explicar como fazer uma gestão de crise que seja capaz de minimizar os impactos financeiros, e que ajude a manter a imagem e a reputação da empresa. Aqui você vai obter informações importantes sobre planejamento tributário, enxugamento de custos e comunicação na crise.

Quer conhecer algumas alternativas para reduzir os custos durante a crise causada pelo COVID-19? Prossiga!

Como fazer uma gestão de crise para minimizar os impactos financeiros?

A gestão eficiente da crise em época de pandemia é indispensável para manter a credibilidade da empresa, que precisa se adaptar aos novos cenários de instabilidade do mercado e reorganizar as finanças para se manter ativa no mercado. A princípio, o gestor precisa entender os impactos do novo coronavírus na contabilidade da empresa. Veja a seguir alguns pontos que merecem destaque!

Comunicação na crise

A transparência na comunicação durante a crise é extremamente relevante para manter as equipes de trabalho engajadas e motivadas. Os colaboradores precisam saber qual será o posicionamento da empresa enquanto perdurarem as dificuldades para que consigam manter o foco nas suas atividades. O gestor tem a função de transmitir aos grupos as informações necessárias para que todos se envolvam na busca de resultados.

Planejamento tributário

Uma consultoria contábil pode auxiliar os empresários no período de crise avaliando a realidade financeira e a eficiência dos processos relacionados aos tributos. Os profissionais especializados fazem o mapeamento e elaboram um planejamento tributário que seja adequado ao momento atual. Eles ficam atentos às mudanças legislativas e podem aproveitar benefícios fiscais oferecidos pelo governo, além de verificar qual é o regime tributário mais vantajoso para o seu negócio.

Processo de enxugamento de custos

Os especialistas em contabilidade também podem auxiliar elaborando um plano para a redução dos custos, por meio da identificação de riscos e revisão de perdas, proporcionando a criação de estratégias para aumentar o faturamento. Por outro lado, é possível fazer uma avaliação conjunta sobre produtos cujos preços podem ser renegociados para eliminar uma parte dos gastos da empresa.

Quais são as alternativas para reduzir custos durante a crise?

Você também pode contar com serviços outsourcing. Vários deles podem ser terceirizados para reduzir as despesas e aumentar a competitividade do empreendimento. Com isso, são eliminados encargos trabalhistas e previdenciários, que ficam por conta da empresa contratada. O outsourcing pode reduzir em até 30% os custos das empresas com folha de pagamento e contabilidade. Os serviços que normalmente são realizados pelas terceirizadas são os de limpeza, manutenção, recepção e portaria. 

Enfim, agora você já sabe como a gestão de crise ajuda a diminuir os impactos e custos nas empresas! Coloque em prática as nossas dicas para minimizar as perdas financeiras e avalie as alternativas de outsourcing. E acredite: superar os entraves causados pela pandemia pode fortalecer a sua empresa permitindo a localização de gargalos que antes podiam ser imperceptíveis.

Que tal conhecer o nosso próximo artigo “Como a consultoria contábil pode ajudar sua empresa no período de crise“? Aproveite todas as informações disponíveis!

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