Confira os 6 maiores benefícios da gestão estratégica de tributos

Por |

A matéria que envolve a carga tributária no Brasil é complexa e pode gerar dúvidas aos empreendedores. Os administradores de empresas de pequeno e médio porte costumam estar cercados de incertezas quando o assunto é a gestão estratégica dos tributos. No entanto, uma consultoria especializada pode ajudar na compreensão de diversas questões.

A gestão tributária deve ser feita com estratégia e qualidade para que os negócios se mantenham ativos no mercado. Por isso, é indispensável obter alguns conhecimentos e aprender a gerenciar os tributos para eliminar custos desnecessários, prevenir multas e evitar outras penalidades administrativas que são prejudiciais aos empreendimentos.

Gostaria de saber o que é a gestão estratégica de tributos e quais os benefícios de realizá-la? Acompanhe a leitura deste artigo!

Saiba o que é a gestão estratégica de tributos

Gestão estratégica de tributos é uma prática que se iguala, em termos de importância, a outras da empresa. A metodologia ajuda a fazer a administração adequada de todos os processos que envolvem taxas, impostos e contribuições de uma organização, bem como o planejamento estratégico do empreendimento. Portanto, ela vai além da escolha do regime tributário.

A gestão estratégica de tributos envolve a precificação correta dos produtos ou serviços, o conhecimento dos benefícios fiscais das soluções vendidas, a compreensão da tributação dos fornecedores e muito mais. Existem muitos detalhes que requerem o auxílio de consultores especializados na área para que a empresa tenha um desenvolvimento saudável.

Os tributos também devem compor os preços das mercadorias ou serviços prestados para ganhar competitividade e reconhecimento da marca. A gestão estratégica de tributos reduz os riscos de envio de informações incorretas para os órgãos de fiscalização e aumenta a segurança na quitação das obrigações principais, assim como na entrega das declarações acessórias.

Compreenda os benefícios da gestão estratégica de tributos

Os gestores das empresas costumam definir as metas e os objetivos a serem alcançados em determinado período. A gestão estratégica de tributos ajuda a atingir essas determinações por meio de diversas ações que os líderes passam a conhecer e a realizar. Veja a seguir as principais vantagens desse gerenciamento tributário baseado em estratégias efetivas!

1. Redução de erros

O gerenciamento correto dos tributos reduz os erros no pagamento e os custos do empreendimento. O planejamento tributário delimita um plano de acordo com as leis vigentes para que as falhas sejam evitadas e os preços dos tributos reduzidos. A prática permite a análise do histórico financeiro, das despesas, da margem de lucro e da expectativa de faturamento.

Consequentemente, a gestão estratégica diminui a incidência dos tributos, melhora o fluxo de caixa e define as atividades que poderão ser realizadas pela empresa. Os impostos são calculados com base na atividade econômica, de forma correta e precisa para aumentar a economia dos recursos. Os profissionais qualificados evitam os prejuízos desnecessários.

2. Cumprimento da legislação

A gestão estratégica tributária é importante para o cumprimento da legislação e evita a ocorrência de autuações efetuadas pelo Fisco. Ela gera um detalhamento das informações dos tributos, de modo que os gestores conseguem compreender as movimentações, as incorreções e os acertos. O planejamento favorece o desenvolvimento saudável do negócio e o aperfeiçoamento de diversas práticas.

Com a gestão estratégica de tributos, os líderes do negócio conseguem atuar de forma preventiva, as obrigações fiscais são cumpridas em dia e é praticamente impossível ocorrer falha no recolhimento. As transgressões normativas são reduzidas e as multas desaparecem, assim como há o aproveitamento dos incentivos fiscais.

3. Agilidade dos processos

As empresas que implementam a gestão estratégica de tributos ganham agilidade em seus processos, aumentam a competitividade no mercado e conseguem fazer novos investimentos. Os custos reduzidos liberam recursos que podem ser reinvestidos em outras áreas para sair na frente da concorrência e conquistar uma fatia mais expressiva do mercado.

4. Maximização dos resultados

A adoção das técnicas de gestão estratégica de tributos possibilita a maximização dos resultados e a obtenção de um orçamento eficaz. Essa metodologia envolve o planejamento com o uso de dados capturados em tempo real e de análises precisas realizadas com o auxílio das tecnologias. Ela utiliza elementos para fazer previsões seguras sobre o futuro da empresa.

A gestão tributária estratégica aproxima o orçamento anual da realidade da empresa e do mercado. Além disso, impede a realização de investimentos que não terão futuro nem trarão retorno para o negócio. A prática muda a maneira de realização das operações e gera economia para o empreendedor que conduz as atividades.

O planejamento estratégico dos tributos facilita os recolhimentos indispensáveis, elimina aqueles que não são necessários e diminui os valores pagos ao órgão fiscalizador. Ele traz uma série de vantagens, como a possibilidade de substituir os produtos ou serviços ofertados ao público que deixaram de ser vantajosos para o empreendimento por outros mais eficientes.

5. Análises precisas

Implementar as técnicas da gestão estratégica tributária permite a escolha do regime tributário mais adequado para a sua empresa. Elas geram relatórios e análises precisas para que o gestor saiba quando pode optar por outra modalidade que não seja obrigatória, porém mais benéfica aos interesses do negócio. O regime tributário permanecerá vigente o ano inteiro.

Desse modo, se você optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, esse regime selecionado no início do período vai reger o seu ano fiscal. O planejamento tributário estratégico realiza projeções acertadas e prevê as situações para escolher o regime mais benéfico para os negócios. Esse instrumento é o mais indicado para definir os próximos passos da empresa.

6. Melhora no processo de tomada de decisões

Como você pode ver, a gestão estratégica de tributos é crucial para elaborar um calendário tributário de acordo com as necessidades do empreendimento e melhorar o processo de tomada de decisões. A empresa de consultoria contábil faz o planejamento e ajuda o empreendedor a instituir as datas para o recolhimento das taxas e o pagamento dos impostos.

O objetivo dos consultores é manter um saldo positivo dos lucros do empreendimento e gerar um fluxo de caixa regular. Eles farão análises de cenários, simulações sobre possíveis situações futuras e apontarão os pontos fortes e fracos do negócio. Por outro lado, anteciparão as tendências e ajudarão o empresário a se preparar para atingir o sucesso.

Já conferiu os 6 maiores benefícios da gestão estratégica de tributos? Saiba que uma ajuda profissional pode otimizar os resultados desse tipo de gestão. A TBS Consultoria presta excelentes serviços na área tributária, contabilidade, fiscal, previdenciária e trabalhista. Ela faz auditoria independente e outsourcing fiscal-contábil para agregar valor aos negócios dos parceiros.

Deseja obter mais informações sobre gestão estratégica de tributos? Então fale com um dos nossos consultores e tire as suas dúvidas!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!