Governo anuncia redução de 25% da alíquota do IPI

Governo anuncia redução de 25% da alíquota do IPI

Por |

Decreto publicado pelo Governo Federal confirma a redução de 25% da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A redução valerá a partir do dia 1º de maio, mas não será para todos os produtos, como é o caso do cigarro, que não teve nenhuma diminuição.

O cálculo do IPI é feito com base na alíquota descrita na TIPI (Tabela de incidência do imposto sobre produtos industrializados), já no caso das indústrias, o imposto é calculado com base no valor da nota fiscal da mercadoria despachada.

Com a redução do imposto, é esperada uma queda de aproximadamente R$20 bilhões de reais na arrecadação, segundo estimativa do governo, porém, parte dessa despesa deverá ser paga pelos governos locais, já que a receita do IPI é compartilhada com estados e municípios.

Segundo especialistas da TBS, essa medida aumentará o poder de compra do consumidor, trazendo um volume maior de vendas e um considerável crescimento na receita do setor público e privado. A redução na carga tributária é essencial no movimento crescente da economia, tornando o mercado mais aquecido e promovendo novas oportunidades.

Leia também:
Governo Federal reduz alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!