Importância da Contabilidade

Qual a Importância da Contabilidade na Tomada de Decisão? Entenda Aqui

Por |

Não é de hoje que os gestores têm percebido a importância da contabilidade na tomada de decisão. Essa ciência tem por principal objetivo controlar o patrimônio, reunindo informações internas e externas para nortear e assegurar a eficiência das escolhas.

Não é de hoje que os gestores têm percebido a importância da contabilidade na tomada de decisão. Essa ciência tem por principal objetivo controlar o patrimônio, reunindo informações internas e externas para nortear e assegurar a eficiência das escolhas.

Por ter acesso a uma gama de dados, os profissionais contábeis auxiliam na coleta, mensuração e demonstração das informações para os diversos níveis hierárquicos. Por meio de suas vertentes, a contabilidade fornece números fidedignos para as diversas áreas de uma empresa.

Neste post, falaremos sobre como é exercida a contabilidade na tomada de decisão. Leia atentamente e confira!

Como ocorre a captação de dados da contabilidade na tomada de decisão?

As empresas são consideradas um grande sistema formado por seus subsistemas, ou seja, departamentos. Quando analisamos dessa forma, concluímos que a contabilidade é o fim do funil, pois ela capta todos os dados gerados pelos diferentes setores e só a partir disso, transforma esses dados em informações.

Tudo que é produzido individualmente em cada departamento é utilizado e analisado de forma específica. A contabilidade de custos, por exemplo, é determinante para a formação do preço de venda.

Logo, quando o setor de produção realiza suas atividades, é a contabilidade que calculará todos os custos e despesas envolvidos nesse processo, escriturando todas as notas fiscais de compra, além de realizar todos os cálculos referentes ao custo de mão de obra. Após isso, ele transforma essas informações em demonstrativos que serão estudados pelos gestores.

Powered by Rock Convert

Como a tomada de decisão é impactada pela contabilidade?

Como mencionado anteriormente, a contabilidade tem como principal objetivo controlar o patrimônio. No dia a dia dos empreendimentos, todos os processos desenvolvidos dentro das empresas resultam de alguma forma na modificação do patrimônio.

Contudo, para que esses resultados sejam positivos e aumentem o valor do foco principal, é importante direcionar as decisões para obter uma maior lucratividade e rentabilidade, dessa forma, garantido a saúde financeira das empresas.

A partir do momento que a contabilidade mensura todos os números, ela apresenta aos gestores as informações, mas de uma forma que eles possam projetar e estudar cenários futuros.

Por meio de indicadores financeiros e contábeis, ela apresenta a real situação da empresa. Possibilitando um fácil entendimento ao grupo decisório, em vez de apresentar apenas os demonstrativos obrigatórios por lei, como o balanço patrimonial e demais demonstrações.

Ela apresenta relatórios direcionados para suprir as necessidades específicas de cada departamento. Como podemos perceber, a contabilidade deixou de ser apenas societária, trabalhando com fatos que ocorreram no passado, assim como todas as outras atividades, o setor contábil precisa estar alinhado com as novas tendências.

Dessa maneira, ela se tornou o braço direito dos empresários, trabalhando com os fatos históricos para projetar números futuros.

Averiguar todos os aspectos necessários para alcançar o sucesso não é uma tarefa fácil para as empresas, devido ao grande número de responsabilidades que cabem aos gestores, poder contar com o suporte de uma empresa especialista em todos os ramos contábeis é estar um passo à frente dos concorrentes, garantindo decisões eficazes para os negócios.

Agora que você sabe a importância da contabilidade na tomada de decisão, entre em contato conosco. Somos uma equipe experiente e preparada para tornar sua empresa um destaque no seu ramo!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by