Informe de rendimentos do IR deve ser entregue até o dia 26

Informe de rendimentos do IR deve ser entregue até o dia 26

Por |

Empresas, instituições bancárias e corretoras devem se atentar, pois o prazo para enviar aos funcionários e clientes o informe de rendimentos referente a 2020 termina no dia 26 de fevereiro (sexta-feira), lembrando que são documentos essenciais e que auxiliam no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021.

A Receita Federal utiliza o informe de rendimentos com o objetivo de verificar os dados e ter consciência do real valor destinado ao pagamento de impostos ao longo do ano anterior, além de confirmar que não houve sonegação. 

É importante mencionar que o envio dos documentos pelos Correios não é obrigatório para as empresas e instituições financeiras.

Isso porque, o envio também pode ser feito por e-mail, além de poder ser disponibilizado para consulta online em site ou aplicativo específicos. 

Se o empresário tiver uma conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, ele deve adquirir os informes de todas as instituições com as quais possui vínculos. 

Informe de rendimentos

O informe de rendimentos é um dos documentos mais utilizados pelos contribuintes ao fazerem a declaração do Imposto de Renda (IR). 

Normalmente isso ocorre porque ele é o responsável por demonstrar os valores recebidos ao longo do ano, a quantia paga de imposto retido na fonte, além de quanto foi a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por outro lado, no que se refere ao informe de rendimentos fornecido pelos bancos, existem dados correspondentes a conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer outro modelo de investimento feito pelo contribuinte. 

Ressaltando que a apresentação anual dos rendimentos para a Receita Federal é fundamental. 

Aquisição do documento por segurados do INSS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem retirar os informes de rendimentos de 2020 diretamente no portal da autarquia. 

Para isso, basta acessar o portal “Meu INSS” e fazer o login para acessar o sistema, lembrando que a consulta também pode ser feita pelo aplicativo “Meu INSS”, disponível para os sistemas Android e iOS. 

Como proceder se o informe não for entregue?

Se o informe de rendimentos não for entregue por nenhum dos meios indicados até o fim deste mês, o contribuinte deve entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa para a qual exerce ou exerceu atividade profissional, ou procurar o gerente do banco que deixou de emitir o documento. 

Se mesmo assim o problema não for resolvido, é preciso comunicar a situação à Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Data: 17.02.2021
Acesso: 19.02.2021

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!