IRPF 2021: Receita Federal lança assistente virtual para auxiliar na declaração

IRPF 2021: Receita Federal lança assistente virtual para auxiliar na declaração

Por |

Com o prazo para entrega da declaração chegando ao final, a RFB disponibiliza mais um canal para orientação e esclarecimentos de dúvidas sobre o IRPF ao contribuinte.

A Receita Federal lançou nesta quinta-feira (20) uma atualização do aplicativo Meu Imposto de Renda que permite tirar dúvidas sobre o preenchimento do IRPF 2021 por meio de um assistente virtual.

De acordo com a Receita, o assistente virtual está preparado para responder às dúvidas dos contribuintes relativas ao preenchimento e entrega da declaração, incluindo as diferenças e novidades do IRPF 2021 em relação ao programa do ano passado. 

“Se você tem alguma dúvida sobre o preenchimento de sua declaração, a dica é buscar sempre a resposta no assistente virtual antes de acessar qualquer outro canal de atendimento. Ele pode orientá-lo de forma rápida e imediata”, aconselha em nota.

Assistente virtual IRPF

O aplicativo Meu Imposto de Renda está disponível para celulares e tablets. Para acessá-lo, será necessário obter uma nova versão do APP nas lojas virtuais Google Play e ou Apple Store. 

A partir daí, o contribuinte precisa clicar no ícone Assistente Virtual e digitar a pergunta desejada.

Através de técnicas de inteligência artificial, o assistente virtual buscará responder diretamente a pergunta ou, se não for possível, irá direcioná-la para um menu de assuntos relacionados ao seu questionamento. 

A Receita ressalta que pode acontecer de uma ou outra questão formulada ao assistente ficar sem uma resposta exata.

“Como toda ferramenta de inteligência artificial é necessário um tempo de aprendizagem, que acontecerá diariamente”, adianta.

Fonte: Portal Contábeis
Data: 21.05.2021
Acesso: 28.05.2021

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!