leasing operacional

Leasing Operacional: esclareça as suas dúvidas

Por |

O princípio do leasing é o interessado em utilizar algum bem entrar em contato com uma instituição que compra o item e o disponibiliza para o aluguel por um determinado tempo. No fim do período, ele pode adquirir o bem.

Nesse sentido, existem dois tipos de leasing: o financeiro e o operacional. No primeiro, o valor pago durante o aluguel é considerado como uma espécie de parcela que é abatida no preço final.

Já no leasing operacional, o processo de aluguel continua o mesmo, porém, muitas vezes, o arrendatário (a pessoa que aluga) não tem a intenção de comprar quando o contrato acabar. Se ele tiver interesse em adquirir o bem, terá que pagar o preço total de mercado.

Quais são as características dessa operação?

Nessa operação, além de funcionar como um aluguel, o valor das parcelas vira uma espécie de garantia para a instituição. Além disso, no caso de um leasing de equipamentos, por exemplo, a manutenção fica a cargo do arrendatário.

Como funciona?

A intermediação desse tipo de operação, geralmente, é feita por instituições financeiras. Elas têm mais facilidade em entrar em contato com o fabricante de equipamentos e costumam fazer a negociação entre o cliente e a produtora. Como o arrendatário só utiliza o bem por um período (o contrato mínimo de utilização é de 3 meses), a instituição vende de volta para o fabricante.

Quem pode fazer?

De maneira geral, até mesmo uma pessoa física pode fazer o leasing. Porém, geralmente, ele pode ser muito útil para empresas que estão procurando formas de aumentar a sua produção ou melhorar o seu maquinário, mas ainda não têm o suficiente para adquirir novos equipamentos ou tem um plano de expansão com prazo. O leasing operacional é uma forma de adquirir os equipamentos por um tempo sem gastar altas quantias.

Powered by Rock Convert

Como é deduzido o imposto de renda da empresa?

O leasing operacional é visto pela Lei 12.973 como um contrato de aluguel. Dessa forma, na hora de deduzir o imposto de renda, PIS e Confins, ele é administrado nas operações fiscais com essas características.

Quais são os benefícios do leasing?

O leasing conta com alguns benefícios se for comparado a outras modalidades, como empréstimo ou financiamento. Entre as vantagens, podemos destacar:

  • rapidez na contratação;
  • é possível negociar a aquisição do bem com descontos, se for o leasing financeiro;
  • o operacional possibilita que o interessado compre ou renegocie o aluguel por mais um período;
  • juros menores que outras modalidades;
  • para empresas, há benefícios fiscais.

Até aqui, explicamos como o leasing operacional funciona e qual é a sua diferença em relação ao financeiro. Destacamos que essa modalidade pode ser muito interessante para empresas que buscam adquirir equipamentos por um determinado período e não têm o suficiente para investir

Gostou do post? Quer continuar recebendo conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by