Levantamento de créditos tributários: entenda como é realizado!

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As empresas situadas no território brasileiro têm o direito de recuperar crédito tributário de acordo com as previsões legais. Sendo assim, os gestores precisam estar atentos a essas possibilidades, pois elas permitem receber de volta as quantias pagas acima do que era devido ou pagas indevidamente. Para saber se você tem esse direito ou não, poderá fazer um levantamento fiscal.

Neste post, vamos explicar como você pode realizar um levantamento de créditos tributários e como é possível recuperar benefícios fiscais. Além disso, falaremos sobre o que é feito esse processo, quais passos precisam ser dados e o que poderá ser observado. Aqui, você vai descobrir ainda como funciona o procedimento efetuado pela TBS Consultoria.

Gostaria de saber um pouco mais sobre o levantamento de créditos tributários? Acompanhe a leitura deste artigo!

Saiba o que é o processo de levantamento de créditos tributários

O levantamento fiscal e tributário é um procedimento realizado por profissionais especializados para averiguar se é possível que uma empresa recupere benefícios fiscais. Essa apuração analisa o passado empresarial para encontrar falhas nos processos, tributos que foram pagos e não deveriam ter sido e aqueles que deixaram de ser recolhidos.

A execução desse levantamento revela oportunidades vantajosas para os empresários, recursos que ainda podem ser utilizados e outros benefícios relevantes. A apuração traz retorno financeiro mediante o pedido de créditos que estão disponíveis aos empreendedores, de modo que causa impacto positivo em suas finanças e reduz os custos tributários.

Por outro lado, o levantamento expõe os erros de gestão tributária que prejudicam o crescimento do empreendimento e elimina as chances de recebimento de multas e outras penalidades. Ele evidencia práticas inadequadas de recolhimento que podem ser interpretadas como fraudes. Portanto, o procedimento aperfeiçoa os processos fiscais e o controle sobre tributos que podem ser recuperados.

Compreenda como o levantamento de créditos tributários pode ajudar

Como você pode ver, o levantamento dos créditos tributários ajuda a recuperar benefícios fiscais. Os profissionais especializados analisam de forma minuciosa a origem das receitas, verificam se as alíquotas foram aplicadas corretamente e se os cálculos estão corretos de acordo com as normas vigentes.

Todos os detalhes são avaliados para que a tributação seja realizada de modo assertivo. Os tributos são recalculados durante o levantamento considerando-se os meses passados para ver se existem erros. Se algo incorreto for localizado, é preciso recalcular tudo o que foi pago para o Fisco para pedir restituição ou compensação.

Veja como fazer um levantamento fiscal e tributário na sua empresa

Inicialmente, faça uma análise detalhada dos tributos que são passíveis de recuperação. Levante os dados e verifique se os valores do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) conferem com os montantes declarados na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Se identificar recolhimento incorreto, terá que retificar os dados para liminar as divergências.

Confira como funciona o levantamento de créditos realizado pela TBS Consultoria

A TBS Consultoria é uma empresa de outsourcing contábil e fiscal que atende pequenas, médias e grandes empresas e dá suporte integral aos seus clientes. Ela faz o levantamento de créditos tributários que podem ser requisitados junto ao Fisco, auxilia em questões estratégicas que propiciam o crescimento dos empreendimentos.

Enfim, agora você já entende como o planejamento e levantamento de créditos tributários é realizado! A TBS Consultoria presta excelentes serviços para empreendedores de todos os segmentos, faz auditorias independentes e ajuda com questões previdenciárias, trabalhistas, contábeis, fiscais e tributárias. Ela agrega valor aos negócios dos seus parceiros.

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