malha fina em empresas

Malha fina em empresas: entenda o que fazer para não cair nela!

Por |

Todo começo de ano, os brasileiros se preparam para a entrega da Declaração do Imposto de Renda. Apesar de ser uma atividade bastante comum, ainda gera algumas confusões. No caso dos empreendimentos, em que é preciso lidar com uma série de informações vinculadas ao faturamento e tributos, o cuidado deve ser dobrado.

A malha fina em empresas é mais frequente do que se imagina e pode levar o empresário a ter sérios problemas com o Fisco. Para ajudar a acertar quando o assunto é declaração do IR, neste texto, vamos apresentar alguns dos principais prazos. Entenda!

O que é a malha fina?

É chamado de malha fina todos os processos de verificação de erros na declaração de imposto de renda. Nessa avaliação, são cruzados os dados das operações financeiras do contribuinte com as informações dos estabelecimentos e instituições em que ele teve contato. Caso tenha algum tipo de incongruência, a declaração é retida.

Por isso, é fundamental que as pequenas, médias e grandes empresas fiquem atentas aos seus processos contábeis. Um empreendimento pode cair na malha por diferentes motivos, desde por ter errado no preenchimento dos dados, até por omissão ou aquilo que foi apresentado estar diferente do que está nas instituições.

Quais os principais prazos anuais que a contabilidade da empresa deve estar atento?

A vida contábil de uma empresa não está só atrelada a cuidar dos dados financeiros e tributários, é preciso também estar atento aos prazos de entrega dessas informações à Receita. Nesse quesito, conhecê-los é a melhor forma para não entrar em prejuízo. Vamos conhecer alguns, a seguir.

  • DIRF: a Declaração de Imposto Retido na Fonte é a junção das informações financeiras sobre os pagamentos da empresa aos seus funcionários. É um relatório importante para evitar que ocorra a sonegação de imposto. Sua entrega é obrigatória até dia 28 de fevereiro de todo ano;
  • DEFIS: a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais não é uma obrigatoriedade de todas as empresas. Ela é específica para as que estão no Simples Nacional, exceto MEIs. Nele devem estar as informações sobre o ganho de capital, número de empregados, lucros, rendimento dos sócios entre outros dados. Seu prazo de entrega é 31 março;
  • ECF: conhecido também como a Escrituração Contábil Fiscal, ele é uma substituição do DIPJ (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica). Esse relatório traz os dados sobre os cálculos dos tributos IRPJ e CSLL e ajuda a Receita Federal a fazer o cruzamento das informações tributárias. O prazo para sua entrega é o último dia de julho.
Powered by Rock Convert

Como o trabalho profissional pode ajudar a evitar cair na malha fina?

Utilizar a contabilidade profissional é uma das melhores maneiras de estar seguro perante os seus processos tributários e financeiros. Esse serviço garantirá a elaboração de relatórios, registro de dados e também a reavaliação do status contábil da sua empresa, garantindo que a gestão esteja consciente dos prazos de entrega e evitando que ocorra atrasos. 

Acompanhamos as principais informações sobre a malha fina em empresas e como é importante estar atento aos dados contábeis de seu empreendimento para não cair nela. Além disso, você pode conhecer alguns dos principais documentos anuais que devem ser entregues para estar em conforme com as exigências da Receita Federal.

Não se esqueça que a melhor forma para se prevenir de ter problemas com o Fisco, é contratando profissionais contábeis qualificados. Eles são os únicos que poderão ajudar a sua empresa a estar sempre segura.

Gostou do nosso conteúdo? Quer continuar acompanhando mais? Então, nos siga Facebook e LinkedIn!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by