Mergers and Acquisitions: veja as principais etapas desse processo!

Por |

A maioria dos empresários tem o desejo de expandir os seus negócios, aumentar a lucratividade e o alcance da sua marca. Para que isso aconteça, podem ser realizados dois tipos de transações que são denominados fusão e aquisição, em inglês Mergers & Acquisitions (M&A), e servem para pequenas, médias e grandes empresas que visam ao crescimento de suas atividades e expansão dos negócios.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é o processo de Mergers & Acquisitions e ressaltar as suas principais fases. Por outro lado, apresentaremos as principais etapas desse processo e falaremos sobre como são feitas as Fusões e Aquisições. Além disso, vamos fornecer detalhes sobre diagnóstico, valuation, documentação e mostrar como uma empresa especializada pode ajudar a sua empresa.

Precisa saber mais sobre as principais etapas de Mergers & Acquisitions? Siga em frente!

Saiba o que é o processo de Mergers & Acquisitions

Mergers & Acquisitions (M&A) são termos da língua inglesa cuja tradução significa Fusões e Aquisições, os quais estão relacionados à consolidação de entidades empresariais. Essas transações fazem parte da gestão estratégica dos negócios e permitem que eles cresçam ou se desenvolvam de forma saudável, modifiquem sua natureza e melhorem a posição no mercado.

M&A acontecem porque as empresas têm necessidade de obter sinergia, buscam oportunidades para comprar outros negócios por valor atrativo ou pretendem ganhar eficiência obtendo recursos. Porém, antes de iniciar o processo é feito um planejamento, com definição de metas, métricas, objetivos e estratégias para que as unidades envolvidas realizem ajustes.

Confira as principais etapas do processo de Mergers & Acquisitions

Existem várias etapas a serem realizadas nesse processo de Fusões e Aquisições que envolvem empresas de todos os portes. As informações fornecidas durante as etapas podem ser confirmadas por meio de auditorias que fundamentam a negociação. Além disso, existem seguros que são importantes para prevenir a organização contra imprevistos. Veja a seguir as fases do processo de Mergers & Acquisitions!

Diagnóstico

Inicialmente, várias informações são coletadas, todas referentes às empresas que entrarão no processo de aquisição ou farão parte da fusão. Profissionais especializados fazem o levantamento dos pontos fracos e fortes, avaliam as perspectivas de crescimento e outros fatores relevantes para as negociações. Depois disso, fica mais fácil definir estratégias, alinhar as expectativas dos sócios e embasar decisões.

Valuation

A etapa valuation tem a finalidade de fazer uma estimativa do valor real das empresas interessadas. Os profissionais aplicam metodologias de acordo com as normas vigentes e que são reconhecidas no mercado. Entretanto, a definição dos valores depende de aspectos subjetivos, razão pela qual pode variar conforme a visão de quem fez a análise.

Documentação

O processo de Mergers & Acquisitions deve ter todos os seus aspectos registrados para que os envolvidos tenham segurança nas negociações. Os dados estratégicos são apontados em um relatório conhecido como memorando de informações. Esse documento é anexado ao acordo de confidencialidade que é chamado também de non-disclosure agreement (NDA).

Por fim, se o negócio for fechado, é elaborado o memorandum of understanding (MOU) ou memorando de entendimento. Saiba que uma empresa especializada pode ajudar você a fazer esse processo de forma segura. A TBS Consultoria é especialista em Mergers & Acquisitions e oferece aos seus clientes os melhores serviços do mercado.

Quer tirar dúvidas relacionadas ao tema? Entre em contato com os nossos atendentes e solicite mais informações!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!