Saúde e Segurança do Trabalho

O eSocial vai desnudar a Saúde e Segurança do Trabalho

Por |

Uma novidade que irá impactar toda área de Saúde e Segurança do Trabalho é a implementação, a partir deste ano, do eSocial. Turbulências políticas à parte, o que vem por aí na chamada escrituração eletrônica poderá provocar repercussões muito importantes para o papel dos profissionais que atuam nas empresas em prol da qualidade de vida dos trabalhadores. Acontece que o eSocial irá desnudar muito do trabalho desenvolvido nas empresas ou não desenvolvido, revelando o que foi feito e, principalmente, o que não foi feito.

O tempo do PPRA de gaveta pode estar com os dias contados, pois este importante programa servirá como base de muitas informações a serem retratadas no eSocial. Empresas que produziam o PPRA apenas para fazer de conta poderão vivenciar problemas muito sérios, pois estarão preenchendo as informações baseadas na realidade retratada pelo PPRA. Se o PPRA é ruim, as informações serão ruins ou falsas.

Eu costumo comparar o eSocial a uma declaração de Imposto de Renda. Não é à toa que a Receita está envolvida dos pés à cabeça na estruturação deste novo sistema. Assim como a malha fina pega distorções ou declarações fora do padrão no IR, o sistema do eSocial poderá apontar contradições muito grandes dos dados divulgados. Apenas como exemplo: Um PPRA “de gaveta” não fala que a empresa tem qualquer risco elétrico. Como será que o eSocial vai interpretar esta informação caso um trabalhador receba um choque durante uma manutenção e venha a ter sérias consequências, gerando benefício previdenciário? Se o trabalhador falecer eu não tenho dúvida de que uma ação regressiva estará a caminho.

Powered by Rock Convert

A notícia boa é que ainda dá tempo para rever as coisas erradas. A SST entra pra valer no eSocial em 2017, mas a má notícia é que tem tanto trabalho pela frente para a maioria das empresas que é preciso correr para não ser atropelado pelo furacão chamado eSocial. Para os bons profissionais o eSocial será uma ótima oportunidade de trabalho, pois mais e mais empresas precisarão fazer uma lição de casa que não andam fazendo.

Fonte: Jornal Securito

Quer entender melhor sobre essas questões da Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial, entre em contato com a equipe TBS saiba mais detalhes.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar

9 comentários

  1. Hey I know this is off topic but I was wondering
    if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.

    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time
    and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading
    your blog and I look forward to your new updates.

  2. Fantastic site you have here but I was wanting to know if you knew of any user discussion forums that cover the same topics
    discussed here? I’d really love to be a part of online community where I can get feed-back from other knowledgeable individuals
    that share the same interest. If you have any recommendations,
    please let me know. Thanks a lot!

  3. hello there and thank you for your info – I’ve certainly picked up something
    new from right here. I did however expertise some technical points using this website,
    as I experienced to reload the site many times previous to I could get
    it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your high quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and could look out
    for much more of your respective interesting content.
    Make sure you update this again soon.

  4. Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger, and I was
    wanting to know your situation; many of us have developed some nice practices and we are looking to swap solutions with others, why not shoot me an email if interested.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by