O que é compliance previdenciário? Entenda seus benefícios

Por |

Todo mundo sabe que as leis previdenciárias no Brasil estão em constante mudança. Além disso, confundem muitos gestores devido a sua complexidade e acabam fazendo com que as empresas tenham que pagar altos valores, muitas vezes bem mais elevados do que deveriam.

Por essa razão, o compliance previdenciário foi criado. Ele é uma metodologia utilizada para controlar e otimizar a gestão empresarial, atendendo as necessidades das empresas que mudam diariamente e tendo como objetivo ajudar as organizações a cumprirem todas as normas que estão vigentes na legislação previdenciária. Mas não é só!

Preparamos este conteúdo com alguns dos principais benefícios de implementar o compliance previdenciário na sua empresa. Confira!

Estar em dia com as contribuições previdenciárias

Devido ao fato de o compliance previdenciário ser a união de regras criadas com o intuito de fazer com que a empresa cumpra a legislação previdenciária, além das diretrizes e políticas instituídas pela organização, ele ajuda a mesma a cumprir as normas que controlam o negócio.

Dessa forma, reduz ou até exclui as sanções oriundas de atos ilegais ou má gestão trabalhista, como:

  • ser proibido de contratar funcionários;
  • pagar multas administrativas;
  • ser proibido de fazer empréstimos, obter subsídios e incentivos fiscais;
  • além de ter a sua organização interditada parcialmente.

Evitar maiores problemas

Em razão das análises detalhadas de algumas questões específicas, há a possibilidade de analisar se todas as regras estão sendo cumpridas e se existem pontos em que é possível reduzir os custos e recuperar montantes que foram pagos de forma indevida, que nessa situação retroage aos cinco últimos anos.

O fato é que problemas são consequências de não estar em conformidade com a legislação previdenciária. Sendo assim, se você implementa o compliance previdenciário em sua empresa, automaticamente estará atendendo a todas as normas e leis, e evitará grandes problemas e prejuízo. Além disso, favorece a organização nas seguintes situações:

  • evita prejuízos financeiros, rescisões indevidas e multas;
  • impede desvios fraudulentos de colaboradores;
  • protege a saúde financeira da empresa, utilizando os recursos de forma racional;
  • ajuda a empresa na recuperação do montante utilizado para pagar a mais certos tributos;
  • ajuda a diminuir demissões e gastos com contratação de novos profissionais.

Melhora o ambiente organizacional

Obviamente, é muito benéfico para qualquer organização motivar colaboradores a se engajarem nos valores éticos e objetivos empresariais. Todavia, é imprescindível frisar que o compliance previdenciário tem, além das outras vantagens, o diferencial de viabilizar uma maior valorização dos funcionários e também fazer com que o trabalho organizacional seja mais agradável e motivacional.

Isso se deve ao fato de que com a implementação da estratégia de compliance, é possível evitar alguns problemas, como preconceito, assédio moral e sexual, relacionamento entre colaboradores, problemas com sindicatos das classes envolvidas.

Você estará respeitando todos os direitos previdenciários deles e estará em conformidade com a lei, logo, isso os motivará e proporcionará um ambiente mais agradável e produtivo. Além disso, evitar gargalos entre gestores e os sócios e também o rompimento da sociedade ou falência da empresa.

Esses são alguns benefícios do compliance previdenciário para sua empresa. Uma metodologia de gestão que pode evitar muitas sanções, reduz a fiscalização e atrai parceiros para o negócio. Para implementá-lo de forma eficiente, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada em consultoria previdenciária, como a TBS. Ela conta com uma equipe de consultores capacitados para sua empresa alcançar os objetivos..

Agora que você os benefícios do compliance previdenciário na gestão das finanças da sua empresa, entre em contato com a TBS.!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!