o que é sped fiscal

Entenda o que é o sped fiscal e como enviá-lo!

Por |

Se você está cuidando da parte de escrituração da sua empresa, já deve ter se perguntado o que é Sped Fiscal. Se ainda não chegou nessa pergunta, avisamos que é muito importante entender como ele funciona. Definido oficialmente no Decreto 6.022/2007, o Sped é mais um dos processos obrigatórios que uma empresa precisa realizar para estar de acordo com o sistema tributário do nosso país.

Quer saber do que ele realmente se trata? Neste texto, vamos apresentar as principais informações. Continue!

O que é Sped Fiscal?

Basicamente, o Sped Fiscal é uma espécie de escrituração digital da Receita Federal. A sigla significa Sistema Público de Escrituração Digital e também pode ser chamado de EFD. Nele, os contribuintes são obrigados a enviar informações sobre os principais impostos, como ICMS e IPI, além de informar outros dados de interesse do Fisco.

Para que ele serve?

A criação do Sped tem como objetivo tornar mais rápido e ágil os processos de envio das informações fiscais do contribuinte. Para se ter uma ideia, é possível que a empresa colete dados do seu EPR e os utilize no sistema.

Ele conta com três partes:

  • SPED Contábil (Contábil Digital);
  • SPED Financeiro (Fiscal Digital);
  • SPED Fiscal (Documentos fiscais eletrônicos).

Quais são os principais passos para enviá-lo?

Alguns detalhes sobre o envio do Sped: é o contribuinte que deve gerar o arquivo, baixar o programa e mandá-lo para a Receita. No manual Sped Fiscal da Receita, estão as principais informações sobre esse processo. Porém, para que você economize tempo, vamos mostrar os principais passos para o envio.

Como gerar o arquivo

Primeiramente, é preciso que a empresa pegue as informações do seu sistema de gestão e as armazene em um arquivo de texto, geralmente é utilizado o TXT. O programa disponibilizado pela Receita Federal se chama PVA (Programa Validador e Assinador) e é nele em que o documento de texto deverá ser importado.

Powered by Rock Convert

Importando o documento

Ao baixar o PVA e abri-lo, vá até a opção “escrituração fiscal” e gere uma nova. Procure pela função importar no submenu. Selecione o arquivo em que estão as informações das escriturações. O PVA também disponibiliza criar um arquivo do zero e colocar os dados manualmente. Essa não é a melhor alternativa já que demanda bastante tempo.

Visualizando os dados e completando informações

Ao importar o documento, você conseguirá visualizar as informações sobre sua empresa. É possível, inclusive, completar dados caso algo esteja errado. Além disso, o programa permite fazer relatórios, pesquisar os registros e até excluir as escriturações.

Assinando e enviando para a Receita Federal

Depois de verificar as informações e validá-las, é hora de assinar e enviar. Lembrando que assinatura, nesse caso, é digital. Feita por meio de um certificado (e-CNPJ), que pode ser ou A1, ou A3. Ele precisa ser gerado por uma autoridade certificadora que tenha a credencial do ICP-Brasil. Na hora de confirmar a assinatura, o programa pedirá o documento. Com isso resolvido, é só enviar o documento para a Receita.

Quais são os erros comuns do Sped Fiscal?

Bem, apesar de ser um processo de fácil execução, o usuário pode cometer alguns erros que dificultam o seu envio. Alguns deles são: falta de informação nos campos obrigatórios, apuração de PIS/Cofins desajustada, código do banco central não informado, código do NCM incompatível, valor da alíquota inexistente, entre outros erros.

Por isso, mesmo sabendo o que é Sped Fiscal, ainda há uma série de detalhes fundamentais sobre esse documento. Sendo assim, é muito importante procurar uma empresa especializada que poderá ajudar você a não só capturar os dados de maneira eficiente, como também, a registrar e enviar as informações corretas.

Gostou do nosso texto? Quer continuar aprendendo? Então, veja agora o nosso outro post sobre obrigações acessórias!

Outros artigos que entendemos que você vai gostar:

Dúvidas, fale com nossos consultores clicando aqui ou no ícone do WhatsApp do lado inferior direito do site.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert
Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by