O que saber sobre o processo da SIA e de Due Diligence?

Por |

Você sabe o que é o processo da SIA e de Due Diligence? Ambos os conceitos são fundamentais para o mundo das finanças, pois ajudam os gestores a aproveitarem melhor os recursos financeiros disponíveis e também tomar decisões eficazes. Com isso, podemos dizer que a aplicação de ambos os processos ajudam as organizações a alcançarem melhores resultados e se destacarem no mercado.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos detalhadamente como funciona o processo da SIA e de Due Diligence. Destacaremos sobre o que faz parte do workflow da SIA e destacaremos sobre as questões que devem ser consideradas para escolher o serviço ideal. Acompanhe a seguir.

O que é o Due Diligence?

Trata-se de um termo originário da língua inglesa e traduzindo para o nosso idioma, significa Diligência prévia ou devida. Esse conceito faz referência ao procedimento de análise de uma oportunidade de negócio que o investidor deve verificar para ter um melhor conhecimento sobre a empresa.

Essa prática é bastante abrangente, pois abarca a análise de aspectos trabalhistas, financeiros, contábeis e tributários das organizações. O Due Diligence é fundamental nos processos de fusão ou aquisição de outro negócio, pois ajuda os investidores a terem uma visão precisa da empresa.

O que é a SIA?

A Solução Integrada para Aquisições (SIA) é uma metodologia de gestão desenvolvida pela TBS Consultoria com o objetivo de otimizar as análises e também ajudar na evolução de diferentes etapas dos processos de fusão e aquisição de empresas. Por meio da adoção desse modelo, torna-se possível levantar dados e utilizá-los para tomar decisões eficientes.

O que faz parte do workflow da SIA?

O workflow da SIA é o mais completo do mercado e ajuda os gestores a terem segurança durante todo o processo. Vale ressaltar que fazem parte do workflow as seguintes etapas:

  • verificação da oportunidade de novos investimentos;
  • avaliação da empresa;
  • estruturação do projeto;
  • aprovação do investimento;
  • aquisição do negócio;
  • transição e geração de resultado.

Quais as questões que devem ser consideradas antes de escolher o serviço ideal?

A execução e a implementação das práticas de Due Diligence não são tarefas fáceis. Isso porque, para executar as atividades com eficiência é necessário contar com profissionais experientes e capacitados para fazer o levantamento e a análise das informações.

Além disso, a empresa deve contar com colaboradores com habilidades multidisciplinares. Desse modo, é fundamental ter na equipe profissionais especialistas na área contábil, tributária, jurídica e controladoria, e eles devem ter uma boa comunicação para garantir mais eficiência no processo.

A solução SIA desenvolvida pela TBS Consultoria ajuda exatamente nisso, pois ela assegura exatamente nessa questão. Isso ocorre porque a metodologia facilita a integração entre diferentes equipes e possibilita que o investidor tenha uma visão global de todo o processo.

Diante desse cenário, podemos dizer que é fundamental a contratação de uma empresa especializada, pois elas têm os profissionais e ferramentas especializadas para a realização do processo de Due Diligence.

Como é possível perceber, a compreensão do processo da SIA e de Due Diligence é fundamental para o crescimento dos negócios. Isso porque o entendimento de ambos os conceitos vai ajudar os gestores a tomarem decisões eficazes e seguras. Desse modo, procuramos apresentar os conceitos para poder ajudar no crescimento da sua empresa.

Quer saber mais sobre como funciona o processo da SIA e de Due Diligence? Conheça agora mesmo a solução integrada para aquisições da TBS e veja como podemos ajudar no crescimento do seu negócio. Não perca essa grande oportunidade!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!