planejamento estratégico anual

Planejamento estratégico anual: entenda o que é e qual a importância!

Por |

Entre um dos processos mais importantes para gerir uma empresa, o planejamento estratégico anual é uma das atividades voltadas à orientação. É o primeiro passo para compreender como será o ano do negócio, por isso, não pode ser feito de qualquer maneira.

É preciso entender os seus princípios e compreender como é possível fazê-lo eficientemente. Para que no final do ano, a companhia consiga obter mais resultados, mesmo que não seja executado 100% o que foi planejando.

Sabendo da importância dessa ferramenta para a gestão, hoje, vamos apresentar o que você precisa saber para fazer o seu. Entenda!

O que é o planejamento estratégico anual?

Podemos definir esse tipo de planejamento como uma espécie de guia. Uma ferramenta que auxilia a empresa a entender o que ela precisa fazer para chegar a um determinado resultado. Além de definir quais são as atitudes necessárias, ele também ajuda a gestão a enxergar em que momento o negócio está.

Como é possível fazer um planejamento estratégico anual?

Há diversas maneiras de se fazer um planejamento estratégico anual, neste tópico, separamos os passos básicos para começar. Continue!

Defina os seus objetivos

Antes de mais nada, o planejamento anual é um guia, mas ele terá pouco resultado efetivo se a empresa não tiver noção de onde quer chegar. A verdade é que ele detalha como, porém, não qual é o propósito. Portanto, para ter sucesso, é importante que os objetivos estejam definidos.

Sendo assim, não importa qual ele seja: expandir a logística, ter mais vendas, fortalecer a marca. Independente do objetivo, ele deve já estar definido antes de começar a fazer o planejamento.

Estipule indicadores

Outro passo importante na implementação do planejamento estratégico, é utilizar indicadores para ajudar a acompanhar se as suas ações estão ou não obtendo resultado. Nesse caso, os KPIs ou métricas chaves são índices que ajudam a medir o desempenho de qualquer estratégia.

Você quer aumentar o lucro da empresa? Pode monitorar a lucratividade, a margem líquida e a rentabilidade, por exemplo. Quer saber se está sendo mais produtivo? Pode usar um KPI de tempo X tarefa etc.

Tenha um plano orçamentário

Após definir os objetivos e quais indicadores serão utilizados para monitorar a efetivação dos seus propósitos, agora é hora de determinar o orçamento. É importante que se tenha um limite de quanto se deve gastar para pôr em prática o que se definiu no planejamento. 

Afinal, o objetivo é melhorar a empresa, não terminar o ano com prejuízos, principalmente, financeiros. Além disso, esse tipo de planejamento pode ser muito útil para os aspectos contábeis e fiscais do negócio. 

Por que é importante?

O planejamento estratégico anual é uma ferramenta fundamental para que a companhia não se perca na hora de realizar as suas ações. Ela ajuda a gestão a ter mais foco tanto na tomada de decisão quanto na hora de cumprir com suas metas. Além disso, pode fornecer um melhor controle dos aspectos fiscais e contábeis, já que antecipa e define boa parte das ações voltadas a esses setores.

Por isso, é interessante que a empresa tenha profissionais especializados para ajudar nesse processo. Contadores são muito úteis para, com a gestão, desenvolver um plano anual eficiente e de acordo com a legislação.

Esperamos que este texto sobre planejamento estratégico anual tenha respondido às suas principais dúvidas sobre essa ferramenta. Um meio muito importante para qualquer companhia atingir o sucesso.

Gostou do nosso texto? Quer continuar nos acompanhando? Então, curta a nossa página no Facebook!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by