Fusões e Aquisições

Afinal, quais as principais diferenças entre fusões e aquisições?

Por |

Estamos observando um novo cenário econômico no país, com um mercado mais aberto e descentralizado. Por essa razão, é comum ler notícias sobre fusões e aquisições sendo firmadas entre empresas locais ou estrangeiras.

Essa prática se torna mais comum em cenários de crise, uma vez que as sociedades saem em busca de otimizar as finanças, além de se afastar de processos e problemas judiciais. Ou seja, procuram a maneira mais efetiva de serem produtivas.

Todavia, as companhias que vão embarcar nesse caminho tendem a ignorar a importância de diferenciar esses termos, suas finalidades e a complicação que isso gera em todos os departamentos do negócio.

Portanto, neste artigo, vamos abordar as diferenças entre processos de fusões e aquisições, mostrar dicas para realizá-los da melhor forma e ainda explicar a importância de contar com uma consultoria assistencial nesse momento. Aproveite a leitura!

Como diferenciar processos de fusões e aquisições?

Apesar de os termos aquisição e fusão serem utilizados de maneira semelhante por terem sentido aproximado, eles são diferentes — gerando resultados totalmente distintos, dependendo dos propósitos. A seguir, entenda as propostas.

Fusão

Para que um processo seja classificado como uma fusão, duas ou mais empresas diferentes precisam executar uma troca de ações que vão dar início a um outro negócio. Consequentemente, a união dessas instituições obriga que elas deixem de existir juridicamente, de forma individual.

Normalmente, essa união acontece porque as envolvidas compartilham o campo de atuação, os valores e a cultura. Diante disso, cria-se um grupo de maior porte, mais sólido e polido para oferecer produtos e serviços no mercado.

A ocorrência mais atual de uma possível fusão é a do Deutsche Bank e Commerzbank. A divulgação formal das negociações aumentou a probabilidade de que essa fusão possa ocorrer dentro de algum tempo.

Aquisição

Na aquisição, diferentemente da fusão, uma determinada empresa compra as ações, partes ou até mesmo setores de outro negócio. Realizado todo o processo de negociação, ocorre uma integração da adquirida às operações da idealizadora.

A instituição que foi aderida pode coexistir com a empresa que a comprou ou ser extinta e englobada às atividades. A aquisição sempre tem alguma finalidade estratégica, seja por afinidade com os serviços da outra companhia ou para se adentrar em um novo segmento e aumentar a participação no setor.

Um exemplo de aquisição a ser comentado é a negociação de compra da Beats By Dr. Dre pela Apple Inc. — no caso, a empresa resolveu manter a outra fornecedora de produtos e, assim, entrar no market share (quota de mercado) de áudio.

Fusões e Aquisições: como efetuar esses processos?

Realize um procedimento de due diligence

O processo de due diligence, conhecido também como auditoria legal, é definido pela averiguação de documentos e diferentes informações da companhia. O objetivo dessa verificação é determinar os riscos de realizar procedimentos referentes a fusões e aquisições, reorganização estrutural e jurídica.

A due diligence vai reunir todos os informes possíveis para eliminar qualquer eventual problema relacionado à transação do negócio. A auditoria, normalmente, verifica os eixos dentro de uma sociedade, como planejamento empresarial e tributário, judicialização de demandas, e obrigações trabalhistas, sociais e ambientais.

Powered by Rock Convert

Essa reunião de pontos fortes costuma facilitar a efetivação dos processos citados. Assim, o encarregado vai ter uma análise crível do ponto de vista legal, conhecendo todos os envolvidos e a organização.

Faça um estudo de viabilidade jurídica

Fazer um estudo de viabilidade jurídica é um ponto necessário para processos de fusão ou aquisição, e costuma ser o diferencial entre empresas que tiveram sucesso e as que falharam nessa empreitada.

A viabilidade jurídica realiza um exame meticuloso de acordo com a legislação vigente de cada país. Com isso, são explanados inúmeros tópicos para que a instituição possa lidar com os trâmites e estar em conformidade com as leis estabelecidas.

Defina as responsabilidades

Geralmente, lidar com mudanças é algo penoso se não é feito da maneira correta e efetiva. Ainda mais quando se trata de uma empresa realizando essa remodelação, pois envolve funcionários e culturas diferentes.

Sendo assim, para se estabelecer uma transição tranquila, com gerenciamento produtivo e administrando melhor o tempo, é fundamental ter um líder. No momento em que todos tiverem ciência da mudança, o gestor pode delegar as responsabilidades concretas para cada pessoa específica.

Isso pode ser preparado de muitas formas diferentes, de modo a abranger vários modelos. Por exemplo, ao invés de manter grupos grandes e complexos, pode-se quebrar a organização da empresa em pequenas equipes, com diálogos mais diretos alinhados à recente cultura.

Mantenha uma comunicação clara

Os processos de fusões e aquisições costumam trazer instabilidade e insegurança dentro do ambiente de trabalho, principalmente para a base da hierarquia estabelecida. Isso é algo muito estressante, que reflete em toda a produtividade dos setores e prejudica o procedimento que está sendo exercido.

Evitar o receio sobre o futuro da organização é algo extremamente simples e fundamenta-se em manter uma comunicação clara e aberta. Por isso, todos os envolvidos devem ter acesso aos passos a serem tomados, incluindo administradores, investidores, colaboradores e fornecedores.

Dessa forma, o impacto das mudanças que entrarão em vigor na empresa será dissolvido ao mínimo, permitindo que a produtividade seja mantida de maneira semelhante ao que era antes e evitando gargalos decorrentes desse tipo de processo.

Fusões e Aquisições: qual a importância de uma consultoria nesse momento?

Ter um espaço em harmonia para colocar em prática esses processos é fundamental para a sua solidificação e sucesso. Apesar de demandarem uma atenção detalhada, já que é preciso estabelecer valores de compra ou divisão de percentuais, eles moldam o mercado para deixá-lo mais dinâmico.

Contudo, por envolver participações em ativos, responsabilidades, soluções jurídicas previstas e adesão de novos contratos, contar com uma consultoria é uma ótima solução. Dessa forma, evita-se impasses no desenvolvimento do procedimento e no futuro almejado.

A consultoria especializada oferece apoio em diversas etapas no processo de fusões e aquisições, realizando planejamentos estratégicos, análises das variáveis de mercado e melhor legislação empresarial. O know-how desse importante processo, portanto, traz uma gestão efetiva, visando sempre manter a continuidade do negócio.

Agora que você sabe quais são as principais diferenças entre fusões e aquisições, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções em consultoria!

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar

98 comentários

  1. Wow that was odd. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit
    my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyway, just wanted to say fantastic blog!

  2. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you make this website yourself or
    did you hire someone to do it for you? Plz reply as I’m looking to create my own blog
    and would like to know where u got this from. many thanks

  3. Great goods from you, man. I have be aware your stuff prior to and you’re just
    too magnificent. I really like what you have received here, certainly like what you are stating and the best way during which you are saying it.
    You make it entertaining and you continue to care for to stay it sensible.
    I cant wait to read much more from you. This is actually a great site.

  4. My developer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses. But
    he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety of websites for about a year and am concerned about switching to another platform.
    I have heard good things about blogengine.net. Is there a
    way I can import all my wordpress posts into it?

    Any help would be greatly appreciated! cheap flights 32hvAj4

  5. It’s a shame you don’t have a donate button!
    I’d without a doubt donate to this outstanding blog!
    I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS
    feed to my Google account. I look forward to brand new updates
    and will talk about this site with my Facebook group. Talk soon!

  6. I was curious if you ever thought of changing the layout of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a
    little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

  7. I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an nervousness
    over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  8. Thanks for your personal marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you could be a
    great author.I will make sure to bookmark your blog and
    will often come back down the road. I want to encourage you
    to continue your great work, have a nice weekend!

  9. Thank you for every other informative site. Where else may just I get that type of information written in such a perfect manner?
    I’ve a undertaking that I am just now working on, and I have
    been at the look out for such info.

  10. Thank you for any other informative website. The place else could I am getting that kind
    of information written in such a perfect means? I’ve
    a venture that I’m simply now operating on, and I’ve been at the glance out for such info.

  11. Yesterday, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to see if it can survive a
    forty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83 views.
    I know this is totally off topic but I had to share it with someone!

  12. Excellent way of telling, and pleasant piece of writing to
    obtain facts about my presentation subject matter, which i am going to present in institution of higher education.

  13. I was recommended this blog by my cousin. I
    am not sure whether this post is written by him as nobody else
    know such detailed about my problem. You’re wonderful! Thanks!

  14. Fantastic blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers?

    I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
    Would you advise starting with a free platform like
    Wordpress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely overwhelmed ..
    Any tips? Appreciate it!

    My blog – http://topburnketo.org/

  15. Unquestionably imagine that which you said.
    Your favourite reason seemed to be on the internet the simplest thing to take into account of.
    I say to you, I certainly get irked even as folks consider worries that they plainly don’t know about.
    You controlled to hit the nail upon the highest as smartly as outlined out the entire thing without having side-effects , people can take a signal.
    Will probably be again to get more. Thank you

    Feel free to visit my web blog; Green Health CBD

  16. I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored material stylish.
    nonetheless, you command get got an shakiness over that you wish be delivering the
    following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly a lot often inside
    case you shield this hike.

  17. Just want to say your article is as astounding.
    The clarity in your post is just cool and
    i could assume you’re an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab
    your RSS feed to keep updated with forthcoming post.
    Thanks a million and please keep up the gratifying work.

    Feel free to visit my web site … Green Health CBD Oil

  18. I know this if off topic but I’m looking into
    starting my own blog and was curious what all is needed to
    get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a
    pretty penny? I’m not very web savvy so I’m not 100% positive.

    Any suggestions or advice would be greatly appreciated.
    Cheers

  19. Pretty element of content. I simply stumbled upon your blog
    and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.
    Any way I will be subscribing on your augment and even I success you get admission to consistently rapidly.

  20. Hello there! I know this is kinda off topic but I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a blog article or vice-versa?
    My blog covers a lot of the same subjects as yours and I think we could
    greatly benefit from each other. If you might be interested feel free to shoot me an e-mail.

    I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!

  21. First of all I want to say great blog! I had a quick question which I’d like
    to ask if you don’t mind. I was curious to find out how you center yourself and clear your thoughts before writing.

    I’ve had a difficult time clearing my mind in getting my ideas out there.
    I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes
    are generally lost simply just trying to figure out how to begin.
    Any suggestions or tips? Cheers!

  22. I just like the valuable information you supply on your articles.
    I will bookmark your weblog and take a look at once more right here frequently.
    I’m somewhat certain I will be told a lot of new stuff right
    right here! Good luck for the following!

  23. Please let me know if you’re looking for a article author for your
    blog. You have some really great posts and I believe I
    would be a good asset. If you ever want to take some of the
    load off, I’d love to write some content for your blog in exchange for a link back to mine.

    Please send me an email if interested. Many thanks!

    Take a look at my blog – Formula Swiss CBD Review

  24. I am glad for writing to let you be aware of what a extraordinary discovery
    my cousin’s daughter developed visiting yuor web blog.
    She learned too many things, including how it is like to
    possess an incredible coaching nature to have
    other people without problems master selected very confusing subject areas.
    You really surpassed our own expectations. Many thanks for showing these precious, safe, informative and easy tips about the topic to Kate.

    my blog http://getfreeads.freeglobalclassifiedads.com/user/profile/22187

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Fale com o Consultor!
Dúvidas sobre Fusões e Aquisições? Fale com nossos consultores.
Powered by