Receita Federal anuncia plataforma que padroniza Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Por |

A Receita Federal anunciou o lançamento da Plataforma de Administração Tributária Digital, que visa uma padronização nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e). O lançamento ocorreu durante a assinatura de um convênio com o Distrito Federal (DF) e os municípios brasileiros, no último dia 30 de junho.

A padronização das NFS-e impacta diretamente no trabalho dos profissionais da contabilidade, sendo uma solicitação antiga da categoria e, segundo a Receita Federal, a nova plataforma vai atender a todos os municípios.

Os representantes explicaram as dificuldades que a classe enfrentava em relação às notas e Angela Dantas, conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), comentou sobre a mudança:  

A captura das informações das notas fiscais é feita de forma eletrônica. A Nota Fiscal Eletrônica modelo 55 foi a grande mudança tecnológica não só no ambiente de negócios, mas em especial nos escritórios de contabilidade porque hoje importamos as informações. Nós temos um ambiente único e padronizado. O que acontece com as notas de serviço? As notas de serviço, cada município tem o seu modelo próprio. Os sistemas dos softwares contábeis não têm como capturar bases das mais diversas formas e modelos que existem no mercado de notas fiscais de serviços”.

O Projeto foi coordenado pela RFB, em parceria com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Sebrae e o Serpro.

A informação foi recebida com grande entusiasmo, já que vem para contribuir e trazer uma padronização para as notas fiscais eletrônicas, porém, o sistema ainda está em fase de desenvolvimento pela Receita Federal.

Em caso de dúvidas e esclarecimentos, o time de especialistas da TBS está à disposição.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!