fbpx

Revisão de procedimentos tributários: saiba como a TBS Consultoria pode ajudar a sua empresa!

Por |

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Revisão de procedimentos tributários

 

No Brasil, ser proprietário de uma empresa não é tarefa das mais fáceis. Isso porque depende de um sistema burocrático e uma legislação complexa, que frequentemente é alterada. Essas mudanças, muitas vezes, preveem benefícios e incentivos fiscais, mas podem também trazer certas mudanças que, quando não cumpridas corretamente, podem gerar multas e elevar a tributação.

Visando diminuir a carga tributária e não correr risco com o fisco e com outras questões legais, as organizações encontraram uma solução: a revisão de procedimento tributário. Este, deve ser feito periodicamente, objetivando aprimorar diferentes atividades fiscais em uma empresa.

Se você ficou interessado e deseja buscar essa solução para sua empresa, acompanhe o texto a seguir e saiba como a revisão de procedimentos tributários é realizada pela TBS Consultoria e os benefícios em que ela pode resultar. Confira!

Quais são os objetivos da revisão tributária?

A revisão tributária consiste em uma reavaliação das questões legais e fiscais. É uma ferramenta utilizada para propiciar maior segurança nas operações empresariais, assegurando que a organização esteja cumprindo com todas as suas obrigações e agindo conforme a legislação, sem receio de ser multada ou sofrer com uma carga tributária maior que a necessária.

O procedimento também é muito utilizado nos momentos em que a empresa está passando por mudanças, buscando crescer e evoluir no mercado. Pois uma das suas finalidades é procurar por inconsistências na apuração de seus impostos.

É possível reduzir a tributação que a empresa sofre apenas traçando caminhos mais adequados para suas operações financeiras, fazendo tudo em conformidade com a Lei. A regra é: analisar e planejar para otimizar e consequentemente diminuir os custos.

É nesse cenário que a revisão de procedimentos tributários tornou-se ferramenta essencial e periódica dentro das organizações que conhecem esse procedimento e sabem das suas vantagens.

A TBS Consultoria, empenhando-se em atender aos anseios do mercado, presta um suporte amplo, que vai além das questões tributárias, pois, além de tratar de questões fiscais, também cumpre com procedimentos que abarcam temas trabalhistas, previdenciários e contábeis.

Como a TBS Consultoria realiza a revisão do procedimento tributário?

Com os anos de experiência da TBS Consultoria proporcionando um suporte empresarial, ela acredita que todas as empresas, com o apoio certo, podem potencializar seus processos e equipe. As etapas são: analisar, diagnosticar e propor todas as possibilidades de caminhos.

Falando especificamente sobre a revisão de procedimento tributário, ela é muito mais abrangente do que talvez possa parecer, pois abrange questões de índole contábil e questões tributárias, as quais englobam impostos diretos, indiretos e questões relacionadas à previdência social.

A revisão desses procedimentos trata-se de uma verificação da regularidade da metodologia que vem sendo empregada pela empresa no que toca à parte tributária e contábil, analisando adequações à norma e obediência a regulamentações específicas. Faremos uma minuciosa analise, por exemplo, se a compra de matéria prima está em acordo com a lei vigente.

Na consultoria todos os procedimentos são revisados. No final de cada mês, por exemplo, é realizada a apuração do ICMS. Nossa empresa observará aspectos importantes a esse tributo, como:

  • considerações da empresa sobre o fechamento;
  • como se deu a apuração;
  • se a apuração levou em conta as exigências legais;
  • se as informações passadas ao Fisco foram feitas de forma correta;
  • se há transparências na informação prestada etc.

Dessa maneira, a empresa contratante otimiza os seus procedimentos tributários de um modo prático e muito eficiente. Ela se assegura de realizar suas obrigações totalmente adequadas à legalidade e pode conhecer meios de diminuir gastos com tributação e, consequentemente, potencializar seus lucros.

Como esse procedimento traz benefícios à empresa?

Entendidos os objetivos da revisão tributária e como a TBS Consultoria realiza esse procedimento, vejamos as vantagens que passam a ser observadas pelos gestores e empresários, sobretudo em relação a aspectos financeiros nas empresas.

Faz correção de erros e identificação de oportunidades

Como mencionamos, os procedimentos em matéria tributária podem ser bastante complexos e dificultosos. Muitas vezes a legislação correlata ao tema é bastante diversificada, o que dificulta ainda mais a vida dos gestores nesse ponto.

Com o auxílio de uma consultoria especializada, no entanto, o empresário está seguro de contar com uma análise profissional e de pessoas experientes. Eles serão capazes de adequar o modo como os procedimentos vêm sendo executados à legalidade e ajustar qualquer equívoco.

Isso evita sanções e outros problemas com o fisco. Além disso, podem ser identificadas oportunidades de redução da carga tributária e potencialização de lucros empresariais.

Melhora os processos de gestão

O processo de gestão tributária em uma organização envolve diversas estratégias e técnicas que devem estar alinhadas. Nesse aspecto, a aplicação de uma revisão tributária por uma empresa especializada otimiza os processos de gerenciamento e ainda causa redução dos gastos relacionados aos tributos.

Identifica novos créditos

Outro importante benefício da revisão de procedimento tributário na instituição é muito atrativo aos gestores e a todos os integrantes da equipe empresarial. Trata-se da identificação de novos créditos tributários. Esse é um resultado bastante atrativo, que é obtido após a reanálise tributária.

Um estudo detalhado pela consultoria contratada realiza um mapeamento de todo o negócio, correlacionando os pontos encontrados à legislação vigente. Assim, é possível descobrir a existência de possíveis novos créditos tributários e algum outro incentivo ou benefício fiscal que, até então, era desconhecido.

Portanto, percebemos que a consultoria em sede de procedimento tributário é essencial para uma saúde financeira e regularidade fiscal de qualquer instituição. Contar com uma empresa comprometida com seus clientes e com experiência no mercado para auxiliar nessa tarefa é vital para o êxito.

A TBS Consultoria apresenta-se como uma opção de destaque nesse segmento, com profissionais experientes e altamente compromissados com os resultados da sua empresa. Certamente, seu investimento será recompensado com a tranquilidade de seguir os ditames da lei, otimizando os processos e gerando potencialização nos ganhos.

Se você gostou deste post e ficou interessado em contar com uma consultoria tributária para prestar auxílio à sua empresa na revisão dos procedimentos tributários, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar você e a sua instituição nessa tarefa!

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_sidebar admin_label=”Barra Lateral” orientation=”left” area=”sidebar1″ background_layout=”light” remove_border=”off”] [/et_pb_sidebar][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.