Auxílio Doença

Segurança do Trabalho e suas Implicações

Por |

Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), devem ser observadas inúmeras obrigações que independem do número de funcionários, ou seja, obrigatórias para todas as empresas em relação a segurança do trabalho.

O objetivo principal dessas obrigações é a prevenção e minimização dos riscos de acometimento de doenças e acidentes que possam ser derivadas da atividade laboral executada pelos trabalhadores.

Tais obrigações podem variar de acordo com a atividade e o risco de cada empresa. Destacamos algumas obrigações que são exigidas universalmente no âmbito empresarial:

  • Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) – Norma Regulamentadora 04 do MTE.

As empresas com mais de 50 funcionários devem manter, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

O dimensionamento do SESMT vincula-se ao risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes nos Quadros I e II, anexos à NR 04.

O valor da Multa pelo não cumprimento da NR 04 em sua totalidade, para uma empresa que contenha de 51 a 100 funcionários, pode ultrapassar 80 mil reais.

  • Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – Norma Regulamentadora 05 do MTE.

O objetivo dessa Comissão é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Se a empresa possui número inferior a 20 funcionários, deve designar um responsável pelo cumprimento dos objetivos da NR 05.

Para uma empresa que contenha número de funcionários de 11 até 25 funcionários, pelo descumprimento total da NR 05, o valor da multa ultrapassa 147 mil reais.

  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – Norma Regulamentadora 06 do MTE.

 São de responsabilidade do empregador o fornecimento, treinamento e a fiscalização quanto ao uso correto dos EPIs. A comprovação de entrega e substituição desses é de grande valia em casos de fiscalizações do MTE e até mesmo em possíveis ações trabalhistas.

Powered by Rock Convert

Em virtude do descumprimento total de tal NR, o auto de infração poderá ultrapassar 78 mil reais, quando o número de funcionários estiver entre 11 e 25 funcionários.

  • Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) – Norma Regulamentadora 07 do MTE;

Esse programa estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, seu objetivo é a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores.

Em resumo estabelece de acordo com cada atividade a periodicidade em que devem ser efetuados os ASOs, determina também, caso exista a necessidade, os exames médicos complementares a serem realizados.

Os valores pelo descumprimento integral dessa NR podem ultrapassar os 130 mil reais, para uma empresa que contenha de 11 a 25 funcionários.

  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) – Norma Regulamentadora 07 do MTE;

 

Previsto pela NR 07, deve ser realizado sempre na Admissão, Periodicamente, conforme determinação do PCMSO de cada empresa, nos casos de Retorno ao Trabalho devido a afastamentos por doença ou acidentes do trabalho e licenças maternidade, e antes da Demissão.

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) – Norma Regulamentadora 09 do MTE.

 

Tal programa estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PPRA, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.  Seu objetivo é a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Com relação à multa, se a empresa possuir de 11 a 25 funcionários, pode-se chegar a 145 mil reais, quando do descumprimento integral da NR.

Com o descumprimento de tais obrigações e, em caso de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, multas e autos de infração poderão ser lavrados, gerando com isso passivos trabalhistas, conforme destacado nos tópicos anteriormente citados, resultando em impactos negativos à “saúde” financeira da empresa. Importante lembrar também que toda empresa deve conter em seus arquivos o denominado Livro de Inspeção do Trabalho (pode ser adquirido em papelaria).

Ressaltamos que a observação, controle, bem como o cumprimento de tais obrigações é de inteira responsabilidade das próprias empresas, e não dos escritórios de contabilidade, quando esses serviços são terceirizados. A terceirização nesses casos deve ser específica para a Segurança e Medicina do Trabalho, pois existem atribuições, conforme exigências legais, que apenas profissionais registrados e certificados em seus respectivos Conselhos (Engenheiros, Médicos, Enfermeiros e Técnicos em Segurança do Trabalho) podem/têm perícia e conhecimento para executá-las.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Powered by Rock Convert

Participe da discussão

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar
  6. Avatar

14 comentários

  1. Hi there! I know this is kinda off topic however I’d figured
    I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog article
    or vice-versa? My site goes over a lot of the same subjects as yours and I think
    we could greatly benefit from each other.
    If you happen to be interested feel free to shoot me an email.
    I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!

  2. Appreciating the persistence you put into your website and detailed information you provide.

    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed material.
    Wonderful read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS
    feeds to my Google account.

  3. I was very pleased to discover this great site. I want to to thank you for ones time for this fantastic read!!

    I definitely liked every bit of it and i also
    have you book-marked to look at new stuff in your site.

  4. Howdy I am so thrilled I found your blog page, I
    really found you by accident, while I was looking on Google for something else, Anyways I am here now and would just like to say kudos for a incredible post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t
    have time to go through it all at the minute but I have bookmarked it
    and also included your RSS feeds, so when I have time I will be
    back to read a great deal more, Please do keep up the superb jo.

  5. Thanks on your marvelous posting! I truly enjoyed reading
    it, you could be a great author. I will remember to bookmark
    your blog and will eventually come back sometime soon.
    I want to encourage you to definitely continue your great work,
    have a nice holiday weekend!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Fale com o Consultor!
Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores.
Powered by