Conheça quais ferramentas serão aplicadas nos projetos do TBS Lab

Por |

Apesar de boa parte das empresas entenderem o quanto é preciso investir na melhoria de sua gestão, incluindo o controle, quando se trata do dia a dia, essa meta está longe de ser cumprida.  

Segundo o InfoMoney, apenas 10% das empresas têm uma estratégia bem definida sobre os seus próximos passos. 47,6% dos gestores entrevistados não têm nenhum planejamento estratégico, mas sabem de suas necessidades.

Como uma empresa que fornece consultoria e outros serviços de suporte contábil, nós, da TBS, acompanhamos isso de perto e compreendemos quais são as dores desses empresários. Nesse processo, descobrimos que podemos melhorar ainda mais a maneira como a gestão funciona, principalmente, a comunicação entre as partes envolvidas, por isso, desenvolvemos o TBS Lab.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre como essa nossa nova iniciativa funciona e como as suas ferramentas ajudam os nossos clientes. Confira!

O que é TBS Lab?

O TBS Lab é um local desenvolvido para ser um ambiente de debate de ideias. Mais do que isso, um espaço para que as empresas identifiquem soluções para os seus processos e alcancem seus objetivos de maneira eficaz e segura.

A ideia é que nossos clientes possam pesquisar e desenvolver projetos, utilizando as ferramentas necessárias para encontrar respostas e também para fazer perguntas, de forma a priorizar o pensamento estratégico, a inovação e a tecnologia.

Como ele surgiu?

Podemos dizer que o TBS Lab surgiu de uma necessidade de atender nossos clientes para além do que se conhece de consultoria e contabilidade. Sabemos que esses processos costumam ser um pouco rígidos, até pela própria burocracia envolvida. Porém, queríamos um local focado mais nas pessoas e na comunicação.

Basicamente, uma oportunidade para discutir as possibilidades — afinal, se há um problema, seja na gestão de um projeto, seja no controle de alguma ação, muitas vezes, é mais eficaz olhar para a companhia como ela é, com todas as suas características.

Isso porque encontrar uma resposta padrão não é o suficiente, é preciso buscar a solução que melhor se adéque ao que a companhia tem de único. Ter a comunicação, ou seja, o debate como ponto de partida, é uma das melhores estratégias para atingir esse objetivo.

Como funciona o TBS Lab?

O foco do TBS LAB é que ele seja um espaço para que tanto os colaboradores quanto os desenvolvedores possam compartilhar suas experiências, ouvir e dar sugestões para a melhoria de processos e ferramentas. Dessa forma, acreditamos que seja possível não só trazer soluções para os problemas complexos, mas também inovação para o cotidiano.

Para isso, escolhemos pensar de uma maneira inspirada pelo Design Mindset. Focando nos valores humanos, principalmente, em desenvolver produtos e serviços que estejam de acordo com as limitações do indivíduo. Queremos mais do que trazer resultados, nos comprometemos a entregar valor e impactar a sociedade de forma positiva.

Além disso, procuramos ser indispensáveis para as decisões dos nossos clientes. Portanto, os nossos principais objetivos são:

●      oferecer um espaço (fisico ou virtual) para o debate de ideias e para a criação;

●      conseguir identificar soluções adequadas para os nossos clientes;

●      identificar soluções com nossos parceiro;

●       fornecer suporte e ferramentas para os seus projetos.

Quais são as principais ferramentas aplicadas nos projetos TBS Lab?

Como conseguir proporcionar um espaço para a exposição de ideias e, ao mesmo tempo, fornecer soluções inovadoras? Claro que a experiência dos consultores pode auxiliar muito, entretanto, é necessário ter ferramentas. É preciso que existam mecanismos que facilitem a jornada do cliente. Nesse ponto, investimos em algumas das principais para esse processo. Acompanhe.

Matriz CSD

CSD significa Certezas, Suposições e Dúvidas. O seu foco é ser um suporte para o início dos projetos, reunindo todas as questões, respostas e suposições que os colaboradores e gestores tenham. É uma maneira de tornar as informações mais organizadas e, principalmente, entender o que a empresa já sabe sobre o que pretende fazer. É uma ótima forma de evitar atrasos e erros iniciais.

Brainstorming

Esse é um método bastante utilizado em áreas focadas na criação. A ideia é que os colaboradores tenham a liberdade de expor as suas ideias para a solução de um problema e, ao mesmo tempo, possam debatê-las.

Mapa de empatia

A empatia é descrita como a capacidade de compreender o estado do outro, de se pôr no seu lugar. Um dos grandes focos do TBS Lab é a inovação, mas não apenas centralizada em tecnologia, como também direcionada a oferecer outras maneiras de agir, e a empatia tem tudo a ver com isso.

O mapa de empatia trata-se de detalhar os comportamentos e os padrões do cliente, de forma que possamos entender o que ele quer e como podemos ajudá-lo, seja no fornecimento de produtos, serviços ou no atendimento.

Mapa da jornada do usuário

Esse é um conceito muito utilizado no design thinking. Assim como no mapa de empatia, o objetivo é detalhar os comportamentos dos clientes, porém, o foco aqui é na relação entre nós e nossos consumidores. 

Como podemos mantê-los engajados? Como conseguir que eles tenham um relacionamento duradouro conosco? Com o mapa da jornada, não só disponibilizamos um serviço mais específico, mas melhoramos a experiência do usuário e trazemos as soluções necessárias para o que ele busca.

Consultorias com agilidade e inovação

Por fim, nossas escolhas, em termos de ferramentas, são com o objetivo de acompanhar todos os processos de nossos clientes em tempo real, seja no planejamento ou na execução.

“O TBS LAB representa um novo passo para nós, mas também indica uma forma de enxergar o dia a dia de nossos clientes, de entender que muitos processos empresariais não precisam ser engessados ou burocráticos ao ponto de não disponibilizar inovação e eficácia.

É possível, sim, oferecer melhores maneiras de encontrar respostas focando nos processos humanos, no debate de ideias, sem deixar de lado a competência e o respeito aos prazos. Nós acreditamos que todos os negócios podem se aperfeiçoar e que isso só é possível quando há abertura para o novo, e é isso que pretendemos com o TBS LAB. Comenta Marcus Santanna, Gerente de Estratégias da TBS.

E aí? Ficou interessado em conhecer mais sobre o nosso novo espaço? Acesse o site do TBS LAB ou falar com nossos consultores.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: 0 / 5. Avaliações: 0

Nenhuma avaliação, seja o primeiro!