Auditoria SPED: entenda como funciona e qual a sua real importância

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A realidade das auditorias fiscais e contábeis é uma leva de informações e uma demanda de tempo enorme para processá-las. Para as empresas, isso pode parecer um pesadelo, mas é uma tarefa necessária. Nesse processo de cuidar de suas questões fiscais e tributárias, nós nos deparamos com a auditoria SPED.

Essa é uma obrigação do setor contábil que, para algumas companhias, principalmente as de pequeno e médio porte, é uma tarefa complexa — pouca informação de como funciona, ou mesmo nenhum suporte para a sua execução.

Pensando nisso, neste texto, resolvemos explicar o que é e como funciona esse tipo de auditoria. Confira!

O que é a auditoria SPED?

É analisar os documentos fiscais do negócio para verificar se eles estão de acordo antes da elaboração e transmissão da EFD (Escrituração Fiscal Digital). A auditoria funciona como uma espécie de avaliação para notar se não há erros, falta de informações ou inconsistências nos documentos, impedindo que a empresa tenha problemas na hora da entrega do EFD.

Como ela funciona?

As informações verificadas na auditoria SPED são:

  • impostos (IPI e ICMS) apurados, incluindo a pagar e tributos de créditos fiscais;
  • notas fiscais relacionadas ao IPI e ICMS;
  • cadastros de produtos, consumidores e fornecedores;
  • processos produtivos e particularidades como fichas técnicas, quantidades de insumos e subprodutos;
  • controle de crédito de ICMS CIAP (Controle de Crédito de ICMS);
  • estoques.

Qual é a importância?

Pela quantidade de informação verificada, a auditoria SPED se torna uma importante tarefa para o setor de contabilidade, ainda mais por auxiliar a empresa na fiscalização de seus documentos e arquivos digitais. Também evita erros e fraudes, além de melhorar as atividades e os processos do negócio, aumentando a transparência e a segurança fiscal da empresa.

Por que é essencial apostar em sua automação?

Uma empresa tem uma série de atividades durante o seu dia a dia. Ela precisa checar os seus produtos e serviços e cuidar do atendimento e das finanças, além de estar atenta ao marketing. Junte a isso o cuidado com os seus processos contábeis, ou seja, são muitas responsabilidades que, em muitos casos, não são feitas da maneira como poderiam.

Nesse contexto, se encontram os processos de auditoria. Aqui, se feitos de forma manual, as chances de erros e outros problemas são muito grandes. A automatização é uma forma de garantir agilidade e eficiência, além de assegurar veracidade no processo.

Como uma empresa especializada, como a TBS, pode ajudar?

Devemos reafirmar que a melhor maneira de auditar o SPED é por meio da automatização. No nosso caso, o que oferecemos aos nossos clientes é todo o aparato digital com uma solução desenvolvida para essa situação.

A nossa ferramenta é capaz de auxiliar a empresa a analisar as regras de preenchimento da EFD e a legislação de IPI e ICMS, assim como cruzar informações de escrituração fiscal, contábil digital (ECD), EFD do PIS e Cofins, entre outras.

Até aqui, falamos sobre a auditoria SPED e a sua importância para manter a empresa conforme as suas obrigações fiscais. Se o seu negócio precisa automatizar a auditoria, conheça mais sobre o nosso serviço agora!

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