Entenda como a consultoria permanente pode revolucionar o seu negócio

Por |

A consultoria permanente é um serviço de alto impacto no planejamento, gestão e desenvolvimento da empresa. Entretanto, mesmo com toda a sua relevância, ainda é comum encontrarmos gestores e empresários que desconhecem o papel e os benefícios de investir nesse tipo de solução.

Desenvolvemos este artigo com o propósito de trazer ao leitor informações importantes sobre o tema, partindo de aspectos conceituais até dicas práticas. Ao final da leitura, você entenderá como uma consultoria permanente pode impactar positivamente o seu negócio. Acompanhe!

Entenda o que é a consultoria permanente

A consultoria permanente consiste em um serviço especializado no qual uma empresa de prestação de serviços técnicos auxilia seu contratante nos processos de gestão e decisões.

A atividade de consultoria é chamada de permanente pois o consultor se envolve desde o planejamento até o acompanhamento de todos os processos, oferecendo todo o suporte para que a empresa contratante tenha segurança e eficiência em suas operações.

Nesse sentido, a ideia desse tipo de atividade é contribuir tanto no planejamento quanto na execução, auxiliando em eventuais ajustes e mudanças que possam ocorrer ao longo do caminho.

Na prática, trata-se de um suporte especializado em determinada área técnica que oferece para o tomador de decisão uma fonte de informações confiável, que atenda tempestivamente às necessidades do momento.

O serviço é oferecido por pessoas e empresas com conhecimento aprofundado sobre o mercado, legislação e a área técnica que é foco da consultoria, como, por exemplo, setor contábil, fiscal, financeiro e de gestão.

Conheça 4 benefícios da consultoria permanente para o seu negócio

As consultorias permanentes agregam muitos benefícios para as empresas, confira a seguir as principais vantagens na contratação desse serviço e entenda por que é interessante para a sua organização empresária investir em consultorias técnicas especializadas.

1. Ajuda na implementação de melhorias na gestão

O suporte técnico de profissionais especializados em áreas específicas da sua empresa é uma oportunidade para a implementação de melhorias em diferentes setores do negócio. Mesmo os campos que não apresentam problemas podem utilizar o conhecimento dos consultores em favor do seu desenvolvimento.

2. Ajuda a superar problemas específicos

Se a sua empresa está passando por algum problema específico, a consultoria permanente poderá auxiliar no processo de diagnóstico, planejamento, acompanhamento e resolução do problema, oferecendo o suporte, inclusive, para sanar dúvidas e questões que possam surgir ao longo do processo.

3. Excelente custo-benefício

A contratação de uma consultoria elimina a necessidade de ter um profissional especializado contratado com carteira assinada. Isso reduz drasticamente os custos para a empresa, além de representar um ótimo custo-benefício para o caixa do seu negócio.

4. Traz ganhos permanentes para a empresa

O apoio técnico de profissionais especializados, tanto no processo de diagnóstico de problemas quanto na análise de situações e antecipação de riscos oferece ao negócio a oportunidade de ter ganhos permanentes.

As orientações e todo suporte oferecido pela consultoria especializada contribuem para o desenvolvimento de ações que trazem ganhos permanentes para a empresa.

5 dicas essenciais para escolher uma consultoria permanente

Se você quer contratar uma consultoria permanente para a sua empresa, é importante ficar atento as cinco dicas essenciais que devem ser consideradas antes da contratação.

  1. Entenda quais são as necessidades da sua empresa, fazendo um mapeamento completo dos setores, deficiências e dificuldades enfrentados por eles;
  2. Ao buscar uma consultoria junto ao mercado, tenha em mãos essas informações coletadas dentro da sua empresa. Elas ajudarão a encontrar uma consultoria que esteja alinhada com o seu propósito;
  3. Entre em contato com empresas de consultoria reconhecidas no mercado e que contem com uma equipe de profissionais tecnicamente capacitados e com experiência;
  4. Antes de contratar uma consultoria, converse com outras empresas já atendidas por ela e solicite um feedback sobre o atendimento e os resultados;
  5. Lembre-se de que o custo da consultoria é sempre compatível com os ganhos que ela pode oferecer para a sua empresa. Dessa forma, avalie o valor considerando as condições de mercado e as oportunidades de crescimento que a sua marca pode obter por meio dos serviços oferecidos por ela.

Entenda como a TBS atua em consultorias permanentes

A nossa consultoria permanente é voltada para procedimentos de revisão do trabalho desenvolvido por um equipe que atua internamente nas empresas. Isso é feito, por exemplo, por meio da análise das obrigações contábeis mensais, com o Fisco, com a matriz ou, até mesmo, com alguma fiscalização que esteja em andamento.

Nesse sentido, acompanhamos todos os processos de cumprimento desSas obrigações dentro das equipes dos setores envolvidos, fazemos questionamentos, levantamos pontos importantes e trazemos sugestões de melhoria. A apresentação pontos que podem ser melhorados em todo o processo, é uma das principais vantagens da consultoria permanente.

Assim, a consultoria da TBS realiza todo o acompanhamento dos processos, garantindo que sejam executadas apenas boas práticas dentro da empresa.

É importante destacar que isso é feito com base em um planejamento a longo prazo. Por isso, nos projetos de consultoria permanente da TBS normalmente é feita uma pesquisa aprofundada com o entendimento sobre as operações atuais da empresa, somada à análise e percepção das suas expectativas.

Aqui, se avalia quais são as preocupações da administração e do tomador de decisão, e como a consultoria pode se encaixar nessa necessidade para suprir as dificuldades dentro da empresa.

Após o mapeamento, o papel da consultoria é oferecer soluções soluções para cada um desses pontos analisados. A resposta pode envolver terceiros, como, por exemplo, se uma das falhas envolve uma parametrização do sistema.

Qual é a solução? Verificar a revisão de parâmetro do sistema que deve ser acompanhado pela equipe interna. Ao final do processo, a consultoria faz uma nova análise para validação das mudanças.

Cronograma de trabalho da consultoria permanente da TBS

O cronograma de trabalho de consultoria da TBS está baseado em três fases principais. A primeira é de mapeamento, momento no qual se identificam os riscos do negócio.

Identificados os riscos, a próxima fase é a instrução, momento no qual os consultores indicam como corrigir o problema, implementando as mudanças necessárias e definindo um cronograma para correção.

A terceira fase inclui o acompanhamento do cronograma de correção, das correções propriamente ditas e, em seguida, a avaliação das mudanças implementadas.

Consultoria em áreas específicas

Uma dúvida muito comum das empresas que buscam a TBS é se oferecemos o serviço de consultoria permanente em apenas uma área, como a trabalhista.

Esse atendimento é possível. Afinal, hoje, a empresa dispõe de vários clientes em comum da consultoria, mas também atendemos outros que são exclusivos da consultoria previdenciária, que faz esse mesmo tipo de trabalho, mas com foco em impostos e nas obrigações previdenciárias.

Há também os clientes que são exclusivos da consultoria fiscal. Nesses casos, é possível fazer um trabalho permanente e direcionado a um setor específico da empresa. Mesmo sendo um escopo mais limitado, o conceito é o mesmo: mapeamento, definição do problema e implementação de cronograma e acompanhamento.

A consultoria permanente é um serviço que oferece inúmeros benefícios para a sua empresa, inclusive segurança fiscal e jurídica. Por isso, se você é empresário e busca proteção nas suas operações, um consultor pode ajudar a implementar as mudanças necessárias no seu negócio.

Quer conhecer a consultoria permanente da TBS? Entre em contato e solicite informações.

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Outsorcing ContábilPowered by Rock Convert

Últimos conteúdos.