Outsourcing contábil: descubra 6 vantagens para o seu negócio

Por |

A contabilidade é uma área extremamente técnica, portanto exige a atuação de profissionais com expertise e formação na área. Além disso, é necessário conhecer as rotinas e estar a par das frequentes alterações realizadas na legislação aplicável às obrigações fiscais, tributárias e contábeis de uma empresa. Você deve estar se perguntando: mas o que o outsourcing contábil tem a ver com isso, afinal?

Por ser uma área que exige conhecimento especializado, normalmente as empresas optam pela contratação de escritórios de contabilidade terceirizados que respondam por seus setores contábeis. A prática de contratar companhias para atuar em uma área específica do negócio é o conceito central do outsourcing.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as vantagens do outsourcing contábil, que já vem se tornando uma tendência em companhias de médio e grande porte, além de como aplicá-lo no seu negócio. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

1. Redução de custos

O primeiro benefício que o outsourcing contábil oferece para o empresário é a redução de custos. Ao contar com empresas especializadas em uma área como a contabilidade, você está eliminando os custos elevados de uma eventual contratação direta. Imagine quanto custaria ter um contador com carteira assinada para estar à disposição do seu negócio todos os dias da semana, em regime de exclusividade?

A contratação via outsourcing contábil permite à empresa economizar com recrutamento, seleção, equipamentos necessários, encargos trabalhistas e outras exigências de Recursos Humanos. Com o outsourcing, tais custos passam a ser do escritório contratado, que vai diluí-los em sua estrutura (considerando toda a sua carteira de clientes).

2. Foco no negócio

A partir do momento em que opta pelo direcionamento de todas as obrigações contábeis a uma companhia especializada, o gestor passa a ter mais liberdade e tempo disponível para planejar as atividades próprias da sua empresa.

Ou seja: sobra mais tempo para pensar no negócio propriamente dito e em ações voltadas ao seu crescimento. Podemos citar como exemplo a disponibilidade para o desenvolvimento de novos produtos, a captação de novos clientes etc.

Isso gera um impacto muito grande principalmente em empresas de menor porte, já que elas têm uma estrutura de colaboradores mais enxuta. Assim, concentrar as energias dos funcionários em atividades estratégicas, eliminando as tarefas burocráticas, traz inúmeros benefícios para o negócio — inclusive no que diz respeito às oportunidades de crescimento.

3. Atuação com maior know-how

Outro benefício do outsourcing é o fato de concentrar profissionais experientes, com conhecimento e plena capacitação para o exercício de todas as atividades atreladas à rotina contábil. Assim, a possibilidade de ocorrer algum erro é muito baixa, o que reduz o risco de a empresa sofrer com penalizações ou multas capazes de prejudicar suas finanças.

A diferença entre a mera terceirização e o outsourcing é o fato de que, neste último, há uma atuação com expertise e conhecimentos técnicos mais avançados a respeito de determinada área do mercado. Ao contratar uma empresa de outsourcing contábil, o contratante está transferindo todas as atividades e demandas para profissionais experientes.

Quando a contabilidade é realizada internamente e a empresa não tem profissionais com tanta experiência, os erros acontecem com certa frequência. Isso influencia fortemente nos resultados do negócio.

A contabilidade é uma área que não admite falhas ou mesmo pequenos deslizes. Como o setor cuida de questões financeiras, contábeis e legais, qualquer mínimo equívoco pode equivaler a punições pecuniárias que tornem o negócio insustentável. Não é raro encontrarmos empresas que encerraram suas atividades devido a esse tipo de problema.

Powered by Rock Convert

Com o outsourcing contábil, há o suporte de uma mão de obra altamente especializada, algo muito valioso e difícil de encontrar nessa área. São raros os profissionais de alta capacitação que estão dispostos a trabalhar em regime de contratação direta na contabilidade de uma empresa.

Em geral, eles comandam ou atuam em companhias que oferecem o serviço de outsourcing, contando com larga experiência no setor contábil e empresarial, além de ostentarem seu renome no mercado. Mais do que a contratação de um serviço, a empresa tem à disposição uma assessoria que se tornará sua parceira.

4. Qualificação da tomada de decisão

A contabilidade não é apenas um setor técnico e burocrático. Essa é uma ideia ultrapassada, que precisa ser superada pelos empresários: hoje, a área assumiu um papel estratégico dentro das organizações.

Nesse contexto, o outsourcing contábil  apresenta relatórios e dados que são fontes de informações relevantes para o processo de tomada de decisão. Ao se basear nos números confiáveis gerados pela empresa, as chances de que as escolhas sejam mais alinhadas com as perspectivas e os planos da organização crescem.

Assim, a visão analítica dos profissionais de outsourcing certamente trarão benefícios relevantes para a gestão empresarial como um todo. Além disso, é importante destacar que será possível contar com a expertise e o conhecimento de mercado da própria empresa que realiza o outsourcing, que contribuirá para melhorar o posicionamento da sua companhia.

5. Informações contábeis mais qualificadas

Como mencionamos, a legislação e as regras contábeis ou tributárias se modificam com certa frequência. As empresas que são as únicas responsáveis pelo setor precisam estar atentas a tais obrigações, prezando pelo cumprimento dos prazos e garantindo o correto recolhimento de impostos. Se não houver esse cuidado, corre-se o risco de sofrer prejuízos em razão da aplicação de multas.

Ao terceirizar a contabilidade, o gestor e o empresário têm uma garantia extra de maior qualidade nas informações geradas. As empresas de outsourcing contam com profissionais especialistas na área e um know-how específico para se adequarem a todos os processos, o que leva à entrega de dados contábeis qualificados para o negócio.

6. Segurança para a empresa

A última vantagem que destacamos é a questão da segurança. Em razão das inúmeras transformações na lei e das obrigações das empresas, o outsourcing contábil é uma excelente maneira de manter as informações seguras.

Portanto, a empresa que investe em outsourcing terá sempre à disposição uma equipe de profissionais atualizados, capaz de entregar um trabalho que trará mais segurança ao negócio.

Como você pode ver, a experiência de profissionais externos e qualificados pode ajudar as empresas a se tornarem mais maduras e a melhorarem seus processos internos. Uma contabilidade qualificada é sinônimo de segurança, crescimento e reconhecimento no mercado.

Gostou deste artigo sobre outsourcing contábil? Então, aproveite para assinar nossa newsletter! Assim, você vai receber em seu e-mail artigos exclusivos para uma gestão mais eficiente e profissional do seu negócio.

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_sidebar admin_label=”Barra Lateral” orientation=”left” area=”sidebar1″ background_layout=”light” remove_border=”off” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Qual sua nota sobre esse conteúdo?

Clique e avalie

Nota: / 5. Avaliações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos conteúdos.